terça-feira, 29 de outubro de 2013

A humildade é sinal de fraqueza ou de força?

O Conceito da Bíblia
A humildade é sinal de fraqueza ou de força?
O MUNDO muitas vezes retrata os orgulhosos e os arrogantes como pessoas dignas de serem imitadas. Os humildes e os mansos são em geral encarados como fracos, inseguros ou bajuladores. Mas será que a verdadeira humildade é realmente uma fraqueza? E o orgulho, é sinal de força? O que a Bíblia ensina sobre isso?
Em primeiro lugar, é bom deixar claro que a Bíblia aprova algumas formas de orgulho. Por exemplo, os cristãos devem se orgulhar de ter a Jeová como seu Deus e de ele os conhecer. (Salmo 47:4; Jeremias 9:24; 2 Tessalonicenses 1:3, 4) Os pais podem se orgulhar quando seus filhos são exemplares na conduta cristã e corajosamente tomam uma posição firme a favor da adoração verdadeira. (Provérbios 27:11) No entanto, o orgulho também tem um lado negativo.
Um exame cuidadoso do orgulho e da humildade
Uma das definições de orgulho é auto-estima excessiva. Esse tipo de orgulho gera sentimentos indevidos de presunção e superioridade, talvez por causa de beleza, raça, nível social, habilidades ou riqueza. (Tiago 4:13-16) A Bíblia fala de pessoas ‘enfunadas de orgulho’. (2 Timóteo 3:4) Em outras palavras, elas têm opiniões exageradas sobre si mesmas sem razão válida para isso.
Por outro lado, os humildes tentam encarar a si mesmos de modo honesto e objetivo, reconhecendo sua imperfeição e sua humilde posição perante Deus. (1 Pedro 5:6) Além disso, eles reconhecem o fato de que outros possuem qualidades superiores e até se alegram com isso. (Filipenses 2:3) Desse modo, as pessoas humildes não ficam amarguradas de inveja ou consumidas pelo ciúme. (Gálatas 5:26) Por essa razão, é lógico concluir que a verdadeira humildade promove bons relacionamentos e contribui para a segurança e estabilidade emocional.
Considere o exemplo de Jesus. No céu ele era uma criatura espiritual poderosa e na Terra, um homem perfeito e sem pecado. (João 17:5; 1 Pedro 2:21, 22) Tinha habilidades, inteligência e conhecimento incomparáveis. Mesmo assim, nunca se exibia; sempre era humilde. (Filipenses 2:6) Em certa ocasião, até mesmo lavou os pés de seus apóstolos. Também demonstrou genuíno interesse pelas criancinhas. (Lucas 18:15, 16; João 13:4, 5) De fato, com uma criança ao seu lado, Jesus disse: “Todo aquele que se humilhar, semelhante a esta criancinha, é o que é o maior no reino dos céus.” (Mateus 18:2-4) Realmente, aos olhos de Jesus e de seu Pai, a verdadeira grandeza é fruto da humildade, não do orgulho. — Tiago 4:10.
A humildade é sinal de força
Embora tenha sido um modelo de humildade, Jesus com certeza não era bajulador, fraco e inseguro. Ele falava a verdade de modo corajoso e não tinha absolutamente medo nenhum do homem. (Mateus 23:1-33; João 8:13, 44-47; 19:10, 11) Por isso, até mesmo conquistou o respeito de alguns opositores. (Marcos 12:13, 17; 15:5) No entanto, Jesus nunca foi autoritário, mas com humildade, bondade e amor atraía as pessoas, conquistando o coração delas de uma forma que os orgulhosos nunca conseguem. (Mateus 11:28-30; João 13:1; 2 Coríntios 5:14, 15) Mesmo hoje, milhões de pessoas se sujeitam lealmente a Cristo porque têm genuíno amor e profundo respeito por ele. — Revelação (Apocalipse) 7:9, 10.
A Palavra de Deus incentiva à humildade, pois os que têm essa qualidade aceitam conselhos prontamente e é um prazer ensinar a verdade a eles. (Lucas 10:21; Colossenses 3:10, 12) Como Apolo, um excelente instrutor cristão do passado, os humildes sentem prazer em ajustar seu ponto de vista quando recebem informações novas e exatas sobre um assunto. (Atos 18:24-26) Além disso, os humildes não têm medo de expor suas dúvidas ao passo que os orgulhosos, de maneira geral, não gostam de fazer perguntas, temendo que outros descubram sua ignorância.
Pense no exemplo de um eunuco etíope do primeiro século que estava com dificuldade em entender certo trecho das Escrituras. O discípulo cristão Felipe perguntou-lhe: “Sabes realmente o que estás lendo?” O etíope respondeu: “Realmente, como é que eu posso, a menos que alguém me guie?” Que humildade aquele eunuco demonstrou — em especial por ele provavelmente ser um homem de destaque em sua terra natal. Graças à sua humildade, ele obteve profundo conhecimento das Escrituras. — Atos 8:26-38.
Nota-se um nítido contraste entre esse etíope e os escribas e fariseus judeus que se consideravam a elite religiosa de seu tempo. (Mateus 23:5-7) Em vez de escutarem humildemente a Jesus e seus seguidores, esses líderes religiosos os ridicularizaram e tentaram encontrar falhas neles. Assim, essa atitude orgulhosa os manteve em escuridão espiritual. — João 7:32, 47-49; Atos 5:29-33.
Você é como barro maleável ou como barro duro?
A Bíblia compara Jeová a um oleiro e os humanos ao barro. (Isaías 64:8) A humildade ajuda a pessoa a ser como barro maleável nas mãos de Deus, alguém que ele pode transformar num vaso desejável. Os orgulhosos, por outro lado, são como barro duro e seco que serve apenas para ser quebrado. Um exemplo claro desse tipo de pessoa é o orgulhoso faraó do Egito antigo que perdeu a vida por desafiar a Jeová. (Êxodo 5:2; 9:17; Salmo 136:15) A morte de faraó lembra bem o seguinte provérbio: “O orgulho vem antes da derrocada e o espírito soberbo antes do tropeço.” — Provérbios 16:18.
O que foi considerado até aqui não significa que o povo de Deus nunca tenha de lutar contra o orgulho. Os apóstolos de Jesus, por exemplo, vez por outra discutiam sobre quem era o maior entre eles. (Lucas 22:24-27) Mesmo assim, não se deixaram levar pelo orgulho, mas escutaram Jesus e por fim mudaram de atitude.
“O resultado da humildade e do temor de Jeová é riquezas, e glória, e vida”, escreveu Salomão. (Provérbios 22:4) Sem dúvida, temos razões sólidas para cultivar a humildade. Além de ser um sinal de força e uma qualidade atraente, a humildade nos ajudará a obter o favor de Jeová e a recompensa da vida eterna. — 2 Samuel 22:28; Tiago 4:10.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Todas as formas de orgulho são erradas? — 2 Tessalonicenses 1:3, 4.
▪ Como a humildade nos ajuda a obter conhecimento? — Atos 8:26-38.
▪ Os servos de Deus precisam cultivar a humildade? — Lucas 22:24-27.
▪ Que esperança futura há para os humildes? — Provérbios 22:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário