terça-feira, 29 de outubro de 2013

É prático ser pacífico?

O Conceito da Bíblia
É prático ser pacífico?
NO SEU mais famoso sermão, Jesus Cristo disse: “Felizes os pacíficos.” Disse também: “Felizes os de temperamento brando, porque herdarão a terra.” (Mateus 5:5, 9) Ser pacífico envolve mais do que estar tranqüilo ou em paz. A pessoa pacífica toma a iniciativa de ser amigável e promove ativamente a paz.
Será que as palavras de Jesus citadas acima são práticas hoje em dia? Alguns acham que é preciso ser intimidador, agressivo e até violento para ter sucesso no mundo moderno. Será que é mais inteligente pagar na mesma moeda, agressão com agressão? Ou é prático ser pacífico? Vejamos três motivos para levar em conta as palavras de Jesus: “Felizes os pacíficos.”
▪ CORAÇÃO CALMO “O coração calmo é a vida do organismo carnal”, diz Provérbios 14:30. Muitas pesquisas indicam que a ira e a hostilidade podem estar na origem de derrames e ataques cardíacos. Recentemente, ao falar sobre pessoas cardíacas, uma revista médica comparou a ira explosiva a veneno. A revista também disse que “ficar muito bravo pode resultar em ficar muito doente”. Os que se empenham pela paz, por outro lado, conseguem desenvolver “um coração calmo” e ter muitos benefícios.
Jim é um exemplo disso. Ele tem 61 anos e agora é instrutor da Bíblia numa comunidade vietnamita. Ele explica: “Após seis anos no exército e três missões de combate no Vietnã, eu conhecia muito bem a violência, a ira e a frustração. Meu passado me afligia e não me deixava dormir direito. Estresse, problemas de estômago e distúrbios nervosos logo afetaram minha saúde.” O que foi de alívio para ele? “Estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová salvou a minha vida”, diz ele. “Saber o propósito de Deus de estabelecer um novo mundo pacífico e como posso ‘me revestir da nova personalidade’ me ajudou a ter um coração calmo. Assim, minha saúde melhorou muito.” (Efésios 4:22-24; Isaías 65:17; Miquéias 4:1-4) Muitos outros já perceberam por experiência própria que desenvolver um espírito pacífico pode melhorar a saúde emocional, física e espiritual. — Provérbios 15:13.
▪ RELACIONAMENTOS MAIS FELIZES Nossos relacionamentos com outros vão melhorar se mostrarmos um espírito pacífico. A Bíblia diz que “ira, e furor, e brado, e linguagem ultrajante” devem ‘ser tirados . . . junto com toda a maldade’. (Efésios 4:31) Pessoas agressivas geralmente afastam outros e acabam sozinhas, sem amigos em quem possam confiar. Provérbios 15:18 declara: “O homem enfurecido suscita contenda, mas aquele que é vagaroso em irar-se sossega a altercação.”
Andy, um ancião cristão de 42 anos que mora em Nova York, cresceu num ambiente violento. Ele conta: “Aos 8 anos fui posto num ringue para treinar boxe. Eu não encarava os adversários como pessoas. Eu pensava: ‘Bata ou apanhe’. Não demorou muito e passei a andar com uma gangue. Entrávamos em muitas brigas de rua. Fui ameaçado com facas e já me apontaram armas na cabeça. Muitas das minhas amizades eram problemáticas e baseadas no medo.”
O que fez com que Andy se empenhasse pela paz? Ele diz: “Certo dia, fui a uma reunião num Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. Percebi imediatamente o espírito de amor entre todos ali. Desde então, associar-me com essas pessoas que amam a paz me ajudou a desenvolver um coração calmo e, aos poucos, me livrei do meu anterior modo de pensar. Fiz muitas amizades duradouras.”
▪ ESPERANÇA PARA O FUTURO O motivo mais importante para sermos pacíficos é que isso honra o nosso Criador e mostra respeito pela Sua vontade. A Palavra de Deus, a Bíblia, nos exorta: “Procura a paz e empenha-te por ela.” (Salmo 34:14) Reconhecer a existência de Jeová Deus e depois aprender e obedecer seus ensinos que dão vida abrem a porta para termos uma amizade com ele. Com esse relacionamento forte, recebemos “a paz de Deus”. Trata-se de uma paz superior a tudo, independentemente dos desafios que possamos enfrentar na vida. — Filipenses 4:6, 7.
Além disso, sendo pacíficos, mostramos a Jeová que tipo de pessoas queremos ser. Podemos provar a Deus desde já que estaremos à altura de viver no seu prometido pacífico novo mundo. Quando Jeová destruir os iníquos e permitir, como Jesus disse, que os de temperamento brando ‘herdem a terra’, poderemos ver isso pessoalmente. Que bênção! — Salmo 37:10, 11; Provérbios 2:20-22.
É fácil ver o valor prático das palavras de Jesus “felizes os pacíficos”. Podemos ter um coração calmo, bons relacionamentos e uma esperança sólida para o futuro. Podemos ter essas bênçãos se fizermos nosso melhor em ser “pacíficos para com todos os homens”. — Romanos 12:18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário