terça-feira, 29 de outubro de 2013

É errado mudar de religião?

O Conceito da Bíblia
É errado mudar de religião?
Quando Avtar começou a estudar a Bíblia, sua família, que é da religião sique, ficou preocupada. “No meu país”, conta ela, “quem muda de religião é excluído da comunidade. Até nossos nomes têm significado religioso. É como se você rejeitasse sua identidade e desrespeitasse sua família”.
AVTAR por fim se tornou Testemunha de Jeová. Foi errado ela mudar de religião? Talvez você pense como a família dela. É possível que ache que a religião é parte integrante da história e cultura de sua família, e não deve ser mudada.
Honrar a família é importante. A Bíblia diz: “Escuta teu pai que causou o teu nascimento.” (Provérbios 23:22) No entanto, é mais importante buscar a verdade a respeito do nosso Criador e dos seus propósitos. (Isaías 55:6) Será que essa busca é possível? E se for, que valor você dá a ela?
Em busca da verdade religiosa
As religiões do mundo ensinam idéias conflitantes. É óbvio que nem todas podem ser verdadeiras. Por esse motivo, deve haver pessoas que, como diz a Bíblia, “têm zelo de Deus, mas não segundo o conhecimento exato”. (Romanos 10:2) Contudo, conforme registrado em 1 Timóteo 2:4, o apóstolo Paulo diz que é da vontade de Deus que “toda sorte de homens . . . venham a ter um conhecimento exato da verdade”. Como podemos encontrar esse conhecimento exato?
Veja por que devemos examinar a Bíblia. Sob inspiração divina, Paulo também diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar.” (2 Timóteo 3:16) Como parte de sua busca pela verdade, examine as evidências de que essa afirmação da Bíblia é verdadeira. Faça uma pesquisa sobre a incomparável sabedoria encontrada nela, sua exatidão histórica e profecias que se cumpriram.
A Bíblia não diz que todas as religiões levam a Deus. Ela nos instrui a não acreditar em tudo que ouvimos, mas a ‘provar as expressões inspiradas para ver se elas se originam de Deus’. (1 João 4:1) Por exemplo, qualquer ensinamento que realmente se origina de Deus deve estar em harmonia com a personalidade dele, que inclui sua qualidade dominante: o amor. — 1 João 4:8.
A Bíblia nos garante que a vontade de Deus é que ‘realmente o achemos’. (Atos 17:26, 27) Visto que nosso Criador deseja que busquemos a verdade, não é errado agirmos de acordo com as evidências que encontramos — mesmo que isso signifique mudar de religião. Mas o que dizer dos problemas que essa mudança pode ocasionar?
Conceito equilibrado sobre lealdade
Quando alguém muda de religião, talvez decida não participar mais em certos rituais ou feriados. É compreensível que isso resulte num ambiente tenso na família. Jesus reconheceu esse fato. Ele disse a seus discípulos: “Vim causar divisão; o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a jovem esposa contra sua sogra.” (Mateus 10:35) Será que Jesus quis dizer que os ensinamentos bíblicos causariam conflitos inevitáveis? Não. Ele apenas previu o que poderia acontecer quando parentes se opusessem a alguém que aceita e defende crenças diferentes das deles.
Devem-se evitar conflitos na família a qualquer custo? A Bíblia ensina que os filhos devem ser obedientes aos pais e que as esposas devem se sujeitar aos maridos. (Efésios 5:22; 6:1) Mas ela instrui os que amam a Deus a ‘obedecê-lo como governante antes que aos homens’. (Atos 5:29) Assim, a lealdade a Deus pode fazer com que você tome uma decisão que não agrada alguns membros da família.
Embora a Bíblia faça uma clara distinção entre ensinamentos verdadeiros e falsos, Deus permite que cada pessoa escolha livremente quais deles seguir. (Deuteronômio 30:19, 20) Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família. Será que o estudo da Bíblia causa ruptura na família? Não. Na realidade, quando o marido e a mulher não são da mesma religião, a Bíblia os incentiva a permanecer juntos como família. — 1 Coríntios 7:12, 13.
Como superar medos
Você talvez tenha medo da reação que a comunidade terá ao saber do seu estudo da Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Mariamma diz: “Minha família ficou preocupada, pois achou que seria mais difícil eu encontrar um marido se mudasse de religião. Então, eles se opuseram ao meu estudo.” Mariamma confiou em Jeová Deus e continuou estudando. (Salmo 37:3, 4) Você pode fazer o mesmo. Em vez de temer as conseqüências, pense nos benefícios. A mensagem da Bíblia muda a vida e a personalidade das pessoas para melhor. Elas aprendem a mostrar amor altruísta pela família. Maus hábitos como violência física e verbal, abuso de álcool e uso de drogas podem ser superados. (2 Coríntios 7:1) A Bíblia nos incentiva a desenvolver qualidades benéficas como lealdade, honestidade e diligência. (Provérbios 31:10-31; Efésios 4:24, 28) Que tal estudar a Bíblia e ver os benefícios de colocar em prática os ensinamentos dela?
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Por que você deve examinar suas crenças religiosas? — Provérbios 23:23; 1 Timóteo 2:3, 4.
▪ Como você pode saber se um ensinamento é verdadeiro? — 2 Timóteo 3:16; 1 João 4:1.
▪ Você deve parar de estudar a Bíblia porque sua família é contra? — Atos 5:29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário