terça-feira, 29 de outubro de 2013

As mulheres podem ser ministras?

O Conceito da Bíblia
As mulheres podem ser ministras?
“ESTOU surpresa e irritada com a ideia de que nada mudou em relação a ordenação de mulheres”, escreveu uma católica para o jornal USA Today. Muitas pessoas também se sentem assim. Afinal de contas, em outras religiões, as mulheres servem como ministras, sacerdotisas, bispas e rabinas.
As religiões dos dois lados da controvérsia — as que proíbem as mulheres de ser ministras e as que permitem que elas preguem do púlpito — afirmam seguir as Escrituras. No entanto, a Bíblia não apoia nenhum dos dois conceitos. Como assim? Para responder precisamos primeiro ver como a Bíblia usa a palavra “ministro”.
Ministros no primeiro século
O que a palavra “ministro” significa para você? Muitos pensariam imediatamente num líder religioso — homem ou mulher — que preside uma congregação. Mas a Bíblia usa essa palavra de um modo mais abrangente. Veja o caso de uma mulher cristã chamada Febe, a quem o apóstolo Paulo se referiu como “nossa irmã, que é ministra da congregação que está em Cencreia”. — Romanos 16:1.
Consegue imaginar Febe conduzindo um ofício religioso diante da congregação de Cencreia? Na verdade, o que estava envolvido em Febe ministrar? Na sua carta aos filipenses, Paulo escreveu sobre algumas mulheres: “Elas têm se esforçado comigo na proclamação das Boas Novas.” — O grifo é nosso; Filipenses 4:2, 3Bíblia Fácil de Ler.
Os cristãos no primeiro século proclamavam as boas novas “publicamente e de casa em casa”. (Atos 20:20) Esse era o principal método usado. Os que participavam nessa obra eram ministros. Isso incluía mulheres, como Priscila. Ela e seu marido ‘expuseram mais corretamente o caminho de Deus’ a um homem devoto que ainda não havia sido batizado como cristão. (Atos 18:25, 26) Igual a Febe, tudo indica que Priscila era uma boa ministra — assim como muitas outras mulheres.
Um papel honroso
Será que ministrar publicamente era uma função banal, uma tarefa secundária dada às mulheres enquanto os homens faziam o trabalho importante de presidir a congregação? De forma alguma, e por dois motivos. Primeiro, a Bíblia deixa claro que todos os cristãos — incluindo homens com pesadas responsabilidades na congregação — deviam ministrar publicamente. (Lucas 9:1, 2) Segundo, o ministério público foi e ainda é o meio principal de mulheres e homens cristãos cumprirem o mandamento de Jesus de ‘fazer discípulos de pessoas de todas as nações e ensiná-las’. — Mateus 28:19, 20.
Ainda existe outro papel vital que algumas mulheres desempenham na congregação. Paulo escreveu: “As mulheres idosas sejam . . . instrutoras do que é bom, a fim de fazerem as mulheres jovens recobrar o bom senso para amarem seus maridos, para amarem seus filhos.” (Tito 2:3, 4) Assim, mulheres maduras com experiência na vida cristã têm o privilégio de ajudar as mais jovens e menos experientes a amadurecer. Isso também é um papel honroso, de muita importância.
Ensinar na congregação
No entanto, a Bíblia em nenhum lugar fala que as mulheres devem ensinar a congregação. Na verdade, o apóstolo Paulo disse que elas deviam ‘ficar caladas’ nas reuniões. Por quê? Segundo ele, um dos motivos era para que as coisas fossem feitas “de modo conveniente e com ordem”. (1 Coríntios 14:34, 40Pastoral) Para que o andamento da congregação seja suave, Deus designou o papel de ensino a um grupo. Observe, porém, que o privilégio de supervisão na congregação não é concedido a alguém só por ser homem, mas por estar realmente qualificado.* — 1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9.
Será que o papel que as mulheres receberam de Deus as rebaixa? Não. Lembre-se de que Jeová Deus deu a elas uma comissão importante: dar testemunho público sobre ele. (Salmo 68:11) Entre as Testemunhas de Jeová hoje, homens e mulheres que são ministros têm ajudado milhões de pessoas a se arrepender e ganhar a salvação. (Atos 2:21; 2 Pedro 3:9) Isso com certeza não é algo de pouca importância!
O papel do homem e da mulher na congregação promove a paz e dignifica a ambos. Para ilustrar: os olhos e os ouvidos de um pedestre trabalham juntos para ajudá-lo a atravessar uma rua movimentada. De modo similar, quando homens e mulheres fazem a vontade de Deus de acordo com as funções que lhes foram designadas, Ele abençoa a congregação com paz. — 1 Coríntios 14:33; Filipenses 4:9.*
[Nota(s) de rodapé]
Note, também, que a autoridade de um homem na congregação é limitada. Ele está sujeito a Cristo e precisa agir de acordo com os princípios bíblicos. (1 Coríntios 11:3) Os que têm responsabilidades na congregação também precisam ‘estar sujeitos uns aos outros’, demonstrando um espírito de humildade e cooperação. — Efésios 5:21.
Por honrarem o papel que Deus deu aos homens na congregação, as mulheres cristãs servem de exemplo para os anjos no céu. — 1 Coríntios 11:10.
JÁ SE PERGUNTOU?
● De que maneira as mulheres cristãs no primeiro século ensinavam? — Atos 18:26.
● Quem é designado para supervisionar a congregação? — 1 Timóteo 3:1, 2.
● Como Deus vê o ministério das mulheres cristãs hoje? — Salmo 68:11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário