terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que a chefia no casamento realmente significa?

O Conceito da Bíblia
O que a chefia no casamento realmente significa?
EM MUITOS países, as cerimônias tradicionais de casamento incluem a troca de votos, em que a noiva promete obedecer ao marido. Mesmo assim, muitas mulheres se irritam com a idéia de se sujeitar à chefia do marido. Considere o que a Bíblia ensina sobre esse assunto. Você descobrirá que o conceito dela é equilibrado e prático.
Como Deus define a chefia
A descrição básica da Bíblia a respeito da chefia está em Efésios 5:22-24: “As esposas estejam sujeitas aos seus maridos como ao Senhor, porque o marido é cabeça de sua esposa, assim como também o Cristo é cabeça da congregação . . . De fato, assim como a congregação está sujeita ao Cristo, também as esposas estejam sujeitas aos seus maridos, em tudo.” Sendo “cabeça de sua esposa”, o marido deve tomar a liderança na família, e a esposa deve seguir essa liderança e respeitar sua chefia. — Efésios 5:33.
A autoridade do marido está limitada pela própria submissão dele a Deus e a Cristo. Ele não tem o direito de exigir que a esposa desobedeça às leis de Deus ou faça concessões que violem sua consciência treinada pela Bíblia. No entanto, dentro desses limites, Deus o encarregou da responsabilidade de tomar decisões importantes pela família. — Romanos 7:2; 1 Coríntios 11:3.
A Bíblia ordena que o marido exerça a chefia de modo altruísta, colocando os interesses da esposa à frente dos dele. Efésios 5:25diz: “Maridos, continuai a amar as vossas esposas, assim como também o Cristo amou a congregação e se entregou por ela.” O marido que segue o excelente exemplo de amor demonstrado por Cristo se recusa a exercer a chefia de modo egocêntrico.
Além disso, a Bíblia diz que o marido deve morar com sua esposa “segundo o conhecimento”. (1 Pedro 3:7) Isso envolve mais do que apenas conhecer as diferenças físicas e emocionais entre homens e mulheres. Ele precisa compreender as necessidades da esposa.
‘Ela é sua parceira’
Será que para ser sujeita ao marido, a esposa não pode ter nenhuma iniciativa? Veja o caso de Sara, citada na Bíblia como exemplo de obediência a seu marido, Abraão. (1 Pedro 3:5, 6) Ela se sujeitava a ele, não só em assuntos mais simples, como preparar uma refeição de última hora, mas também nos de maior importância, como sair de sua casa confortável e viver como nômade em tendas. (Gênesis 12:5-9; 18:6) Mas em certa ocasião, quando surgiu um assunto sério, Sara persistiu em expressar um ponto de vista contrário ao de Abraão. Isso ocorreu quando ela quis que Agar, concubina de Abraão, e Ismael, filho primogênito dele, fossem mandados embora de casa. Em vez de reprovar Sara, Deus disse a Abraão que ‘escutasse a sua voz’. Enquanto isso, Sara continuou a estar sujeita a Abraão por esperar que ele agisse e não tentou ela mesma mandar Agar e Ismael embora. — Gênesis 21:8-14.
O exemplo de Sara mostra que a esposa não exerce um papel secundário. Ela deve ser “parceira” do marido, ocupando um lugar de honra. (Malaquias 2:14) Como parceira, ela contribui com idéias valiosas em decisões que afetam a família e tem certa medida de autoridade nela. Cuida de vários assuntos domésticos e até de algumas questões financeiras. Naturalmente, como chefe da família, o marido tem a responsabilidade de tomar a decisão final. — Provérbios 31:10-31; 1 Timóteo 5:14.
Respeito pelo Criador
Jeová Deus criou o homem e a mulher, e instituiu o casamento como união sagrada entre os dois. (Gênesis 2:18-24) Ele também especificou os papéis do marido e da esposa que, quando cumpridos, trazem grande alegria. — Deuteronômio 24:5; Provérbios 5:18.
Por ser o Originador do casamento, Jeová tem tanto o direito como a capacidade de estabelecer regras para a união marital. Os casados que cumprem seus papéis e seguem o princípio da chefia estabelecido por Deus, não só porque é prático, mas também porque respeitam a autoridade divina, recebem o favor e o apoio Dele.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Quem estabeleceu o exemplo perfeito de chefia? — Efésios 5:25.
▪ Deus impõe limites à autoridade do marido? — 1 Coríntios 11:3.
▪ Qual é o objetivo do casamento e do princípio da chefia? — Provérbios 5:18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário