terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que nos torna bons ou maus?

O Conceito da Bíblia
O que nos torna bons ou maus?
AS PÁGINAS da História estão repletas de relatos de ódio e de derramamento de sangue. Mas não é raro surgir da tragédia extraordinários atos de bondade e abnegação. Por que uma pessoa se torna um assassino frio e outra um humanitarista bondoso? Por que às vezes tendências animalescas afloram no comportamento humano?
Imperfeição e consciência
A Bíblia diz claramente: “A tendência do coração humano é má desde a infância.” (Gênesis 8:21Bíblia Vozes) É por isso que as crianças têm a tendência de fazer coisas erradas. (Provérbios 22:15) Desde o nascimento, todos nós estamos propensos a fazer o que é errado. (Salmo 51:5) Fazer o bem é como remar contra a corrente — exige esforço.
Mas nós também fomos dotados de uma consciência. Esse senso inato do que é certo e do que é errado influencia a maioria de nós a agir dentro dos limites da decência humana. Por esse motivo, até aqueles sem nenhum treinamento moral podem ser conhecidos por sua bondade. (Romanos 2:14, 15) Mas, como dito antes, nossa inclinação para o mal pode causar um conflito dentro de nós. O que mais pode nos influenciar nessa luta entre o bem e o mal?
Ambiente contaminado
O camaleão muda de cor para se ajustar ao ambiente. De modo similar, pessoas que andam com criminosos têm maior probabilidade de adquirir características criminosas. A Bíblia alerta: “Não deves acompanhar a multidão para maus objetivos.” (Êxodo 23:2) Por outro lado, andar com pessoas honestas, justas e decentes nos influencia para o bem. — Provérbios 13:20.
Mas não podemos achar que estamos protegidos da influência do mal só por não nos associar com pessoas que fazem coisas erradas. Por causa da imperfeição, o mal talvez fique alojado em nossa mente, esperando uma oportunidade para entrar em ação. (Gênesis 4:7) Além disso, o mal pode entrar na nossa casa por meio da mídia. Video games, programas de televisão e filmes costumam exaltar a violência e atos de vingança. Mesmo doses regulares de notícias locais ou internacionais podem nos insensibilizar diante da angústia e do sofrimento humano.
Qual é a origem desse ambiente contaminado? A Bíblia responde: “O mundo inteiro está sob o poder do Maligno.” (1 João 5:19,Pastoral) Esse “Maligno” é Satanás, o Diabo, descrito nas Escrituras como mentiroso e homicida. (João 8:44) Ele usa seu mundo para propagar o mal.
Com todos esses fatores moldando as atitudes e as ações das pessoas, algumas talvez achem que não devem ser responsabilizadas por suas más ações. Mas será que isso está certo? Assim como o volante controla a direção de um carro e o leme controla a direção de um navio, a mente controla o corpo.
Ser bom ou mau — a escolha é sua
Toda ação deliberada, boa ou má, é precedida de um pensamento. Cultivar pensamentos positivos e virtuosos produz bons frutos. Mas, se permitir que sementes do egoísmo cresçam na mente, o resultado será uma grande safra de maldade. (Lucas 6:43-45; Tiago 1:14, 15) Assim, pode-se dizer que o homem é bom ou mau por escolha própria.
Felizmente, a Bíblia diz que a bondade pode ser aprendida. (Isaías 1:16, 17) O amor é a força que nos motiva a fazer o bem, visto que “quem ama os outros não faz mal a eles”. (Romanos 13:10Nova Tradução na Linguagem de Hoje) Quando cultivamos amor pelas pessoas, é inconcebível fazer-lhes mal.
Foi isso que Ray, de Pensilvânia, EUA, aprendeu. Acostumado a brigar desde criança, ele até recebeu um apelido por causa de seu comportamento violento. Também tinha um temperamento explosivo. Mas começou a fazer mudanças ao aprender os princípios bíblicos. Isso nem sempre era fácil. Às vezes, ele se sentia como o escritor bíblico Paulo: “Quando quero fazer o que é direito, está presente em mim aquilo que é mau.” (Romanos 7:21) Hoje, após anos de esforços intensos, Ray consegue “vencer o mal com o bem”. — Romanos 12:21.
Por que vale a pena ‘andar no caminho de gente boa’? (Provérbios 2:20-22) Porque, no fim das contas, o bem triunfará sobre o mal. A Bíblia declara: “Pois quem faz o mal será exterminado . . . Daqui a pouco não existirá o ímpio . . . Mas os humildes herdarão a terra, vão se alegrar com uma paz imensa.” (Salmo 37:9-11Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Deus eliminará todos os vestígios do mal. Com certeza, um futuro maravilhoso aguarda aqueles que se esforçam para fazer o bem.
JÁ SE PERGUNTOU?
● Quem é responsável por nossas ações? — Tiago 1:14.
● É possível mudar nosso modo de agir? — Isaías 1:16, 17.
● O mal vai acabar algum dia? — Salmo 37:9, 10; Provérbios 2:20-22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário