terça-feira, 29 de outubro de 2013

É certo cobrar por serviços religiosos?

O Conceito da Bíblia
É certo cobrar por serviços religiosos?
EM MUITOS países, líderes de religiões que se dizem cristãs e de outras não cristãs cobram por serviços religiosos. Esses serviços podem incluir batismos, casamentos e funerais. Os custos chegam a centenas ou milhares de dólares.
Alguns clérigos estão na folha de pagamento do governo para oficiar cerimônias, abrir diariamente as sessões legislativas com uma oração e realizar outros deveres pastorais. Essas funções costumam ser apreciadas, e as igrejas precisam cobrir suas despesas operacionais. Será que a Bíblia aprova cobrar por serviços religiosos ou fazer as pessoas se sentirem obrigadas a pagar?
“Uma casa de comércio”?
Quando Jesus Cristo esteve na Terra, autoridades religiosas judaicas e outras pessoas aproveitavam ocasiões religiosas para lucrar, especialmente durante a Páscoa. Será que Jesus via isso com bons olhos? Não! A Bíblia até mesmo conta que ele “derramou as moedas dos cambistas e derrubou as suas mesas”. Ele disse: “Parai de fazer da casa de meu Pai uma casa de comércio!” — João 2:14-16.
Uma situação similar ocorreu nos dias do profeta Miqueias, que viveu no oitavo século AEC. A Bíblia relata que os líderes religiosos de Israel ‘detestavam a justiça’ e os sacerdotes ‘instruíam somente por um preço’. Ao mesmo tempo, porém, alegavam ter o apoio divino, dizendo: “Não está Jeová no nosso meio?” (Miqueias 3:9, 11) Mas Jeová Deus não aprovava essa atitude. Na realidade, ele detestava a conduta deles e deixou isso bem claro por meio de seu profeta.
Hoje, muitos líderes religiosos usam as mesmas táticas gananciosas, transformando seus lugares de adoração em ‘casas de comércio’. De fato, as organizações religiosas como um todo praticam comércio, geralmente lucrando bastante com a venda de imagens e de muitos outros produtos.* — 1 João 5:21.
“De graça recebestes, de graça dai”
Quando comissionou seus apóstolos a pregar as boas novas, curar doentes e até mesmo ressuscitar mortos, Jesus disse: “De graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:7, 8) De fato, os seguidores de Jesus não deviam cobrar por seus serviços. Além disso, o próprio Jesus deu o exemplo por servir aos outros sem cobrar nada.
Seguindo o modelo deixado por Jesus, o apóstolo Paulo realizou o ministério dele “sem custo”. (1 Coríntios 9:18) Quando precisava de dinheiro, ele trabalhava fabricando tendas. (Atos 18:1-3) Assim, ele podia dizer a respeito de si mesmo e de seus colegas missionários: “Não somos vendedores ambulantes da palavra de Deus, assim como muitos homens são.” (2 Coríntios 2:17) Mas que dizer de levantar fundos para o uso da congregação, talvez para comprar ou alugar um local de adoração?
“Deus ama o dador animado”
As Testemunhas de Jeová conseguem os fundos necessários por meio de donativos voluntários. Elas aplicam o princípio: “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” (2 Coríntios 9:7) É por isso que as Testemunhas de Jeová não cobram por suas publicações nem para realizar serviços religiosos como batismos, casamentos e funerais. Também não cobram dízimo nem fazem coletas. Quando alguém quer contribuir para sua obra de pregação internacional, basta colocar donativos em caixas discretamente posicionadas em seus locais de adoração.
Em todo o mundo, as Testemunhas de Jeová financiam seus Salões do Reino, Salões de Assembleias, filiais, gráficas e programas de ajuda humanitária por meio de donativos voluntários. Algumas pessoas, como a viúva pobre elogiada por Jesus, podem dar apenas um pouco. (Lucas 21:2) Outras podem dar muito. Seja qual for o caso, os que seguem os princípios da Bíblia e contribuem segundo suas circunstâncias são abençoados por Deus e sentem profunda satisfação e verdadeira felicidade — Atos 20:35; 2 Coríntios 8:12.
[Nota(s) de rodapé]
Veja o artigo “O Conceito da Bíblia: É correto usar imagens para adorar a Deus?”, na Despertai! de agosto de 2008.
JÁ SE PERGUNTOU?
● O que Jesus disse às pessoas que estavam negociando no templo? — João 2:14-16.
● Será que o apóstolo Paulo aceitou dinheiro por serviços religiosos? — 2 Coríntios 2:17.
● Jeová se agrada de que tipo de donativos? — 2 Coríntios 9:7.
[Destaque na página 23]
“Parai de fazer da casa de meu Pai uma casa de comércio!” — João 2:14-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário