terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como administrar bem o dinheiro?

O Conceito da Bíblia
Como administrar bem o dinheiro?
“Parece que meu salário diminui e minhas contas só aumentam. Não consigo dormir pensando em como vou sustentar minha família.” — James.
“Sinto-me num beco sem saída.” — Sheri.
EM ÉPOCAS de instabilidade econômica é comum ouvir comentários assim. Falando sobre a atual crise econômica, Juan Somavia, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, comentou: “Essa não é apenas uma crise americana, mas uma crise mundial.”
A repentina perda de emprego ou a falta de recursos para suprir as necessidades básicas da família pode levar alguém a ficar muito ansioso e até cair em desespero. Foi assim que o escritor bíblico Davi se sentiu em certa fase de sua vida. Ele orou: “Multiplicaram-se as aflições de meu coração; leva-me para fora dos apertos em que estou.” (Salmo 25:17) O que a Bíblia diz sobre os tempos em que vivemos? Será que sua sabedoria divinamente inspirada pode nos dar mais segurança e paz?
Sabedoria para tempos críticos
A Bíblia predisse que os “últimos dias” deste mundo seriam marcados por “dores de aflição” e “tempos críticos, difíceis de manejar”. (2 Timóteo 3:1; Mateus 24:8) É isso que realmente está acontecendo. Mas não estamos sem esperança, porque Deus, por meio da Bíblia Sagrada, colocou à nossa disposição a sabedoria de que precisamos para lidar com a instabilidade econômica de nossos tempos.
Por exemplo, a Bíblia nos ajuda a ter o conceito correto sobre o dinheiro. Eclesiastes 7:12 diz: “A sabedoria é para proteção, assim como o dinheiro é para proteção; mas a vantagem do conhecimento é que a própria sabedoria preserva vivos os que a possuem.” É verdade que o dinheiro pode oferecer certa medida de proteção, mas apenas a sabedoria divina encontrada na Bíblia pode dar verdadeira segurança em qualquer época. Veja alguns exemplos.
Como agir em épocas de dificuldade econômica
Seja trabalhador. “O preguiçoso muito quer e nada tem, mas o trabalhador satisfaz o apetite.” (Provérbios 13:4Pastoral) O que aprendemos disso? Crie a reputação de ser uma pessoa honesta e trabalhadora. Bons funcionários são muito valorizados pelos patrões, e é mais provável que sejam os primeiros a ser contratados e os últimos a ser demitidos. — Efésios 4:28.
Avalie o custo antes de comprar. Jesus disse: “Quem de vós, querendo construir uma torre, não se assenta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem bastante para completá-la?” (Lucas 14:28) Embora Jesus estivesse ilustrando a necessidade de avaliar o que estava envolvido em ser um seguidor dele, é claro que suas palavras também se aplicam literalmente. Então, faça um orçamento, alistando suas necessidades reais e os custos.
Não desperdice dinheiro em maus hábitos. Jogatina, abuso de álcool e o uso de cigarro e drogas são alguns dos hábitos que desagradam a Deus. — Provérbios 23:20, 21; Isaías 65:11; 2 Coríntios 7:1.
Evite o “amor ao dinheiro”. (Hebreus 13:5) Os que amam o dinheiro com certeza ficarão infelizes e decepcionados, como que ‘enchendo a sua vida de sofrimentos’. (1 Timóteo 6:9, 10Bíblia na Linguagem de Hoje) Além disso, eles se tornam escravos de um apetite insaciável, pois não importa quanto tenham, nunca é o bastante. — Eclesiastes 5:10.
Esteja satisfeito. ‘Nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que nos vestir, estejamos satisfeitos.’ (1 Timóteo 6:7, 8Nova Versão Internacional) As pessoas que estão satisfeitas com menos podem evitar a excessiva ansiedade quando ocorre um revés econômico. Assim, aprenda a estar satisfeito com o que tem. — Veja o quadroao lado.
Ninguém sabe o que o dia de amanhã trará. “O tempo e o imprevisto sobrevêm a todos”, diz Eclesiastes 9:11. Assim, quem é sábio ‘não baseia a sua esperança nas riquezas incertas, mas em Deus’, que prometeu aos que lhe são leais: “De modo algum te deixarei e de modo algum te abandonarei.” — 1 Timóteo 6:17; Hebreus 13:5.
JÁ SE PERGUNTOU?
● Como a Bíblia descreve os nossos tempos? — 2 Timóteo 3:1-5.
● Onde posso encontrar orientações confiáveis? — Salmo 19:7.
● Como posso proporcionar um futuro seguro para minha família? — Eclesiastes 7:12.

COMO ECONOMIZAR
  Compras: Faça uma lista. Evite comprar por impulso. Procure os melhores preços. Faça uso dos cupons e outras formas de desconto. Aproveite as liquidações e as vendas de fim de estação. Quando possível, compre por atacado.
  Finanças domésticas: Pague as contas no prazo para evitar multas ou juros. Prepare refeições e bebidas em casa, e seja moderado no consumo de alimentos e de bebidas alcoólicas. Apague as luzes e desligue aparelhos elétricos que não estão sendo usados. Se possível, use aparelhos de baixo consumo de energia. Caso more num lugar muito frio, coloque isolamento térmico na casa. Pense na possibilidade de morar numa casa menor.
  Transporte: Se você necessita mesmo de um veículo, compre um que seja econômico. Ele não precisa ser novo, mas deve estar em boas condições. Ao sair de carro, aproveite a mesma viagem para fazer várias coisas. Combine com outros para irem juntos no mesmo carro ao trabalho, à escola, etc. Se isso não for possível, use transporte público, ande a pé ou de bicicleta. Nas férias, não viaje para muito longe e prefira a baixa temporada.
  Telefone e diversão: Você precisa do telefone fixo e do celular? Se seus filhos têm telefone celular, será que eles poderiam usá-lo pouco ou até mesmo ficar sem? Se você possui TV por assinatura, poderia reduzir os custos por diminuir o número de canais? Em vez de comprar filmes e livros, poderia pegá-los emprestados, talvez numa biblioteca?*
[Nota(s) de rodapé]
Para mais sugestões, veja os artigos “Administre bem seu dinheiro”, na Despertai! de março de 2009, e “Os Jovens Perguntam . . . Como posso controlar meus gastos?”, na Despertai! de junho de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário