terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que Deus espera de você?

O Conceito da Bíblia
O que Deus espera de você?
A CORRERIA do dia-a-dia exige muito de nós. Às vezes, pode ser uma luta cumprir com todas as nossas obrigações. Mesmo assim, precisamos nos lembrar de que a vida em si é um presente de Deus. (Salmo 36:9) Quanto do nosso tempo e da nossa energia Deus espera que dediquemos a ele? A resposta da Bíblia é razoável e animadora.
Jesus sabia melhor do que ninguém o que seu Pai espera dos humanos. (Mateus 11:27) Quando foi indagado sobre qual era o maior mandamento, Jesus disse: “Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua força.” (Marcos 12:30) Qual é o significado dessas palavras? Será que isso não é pedir demais?
O que significa amar a Deus de toda a alma
Nosso amor a Deus pode aumentar quando meditamos em sua bondade ilimitada para conosco. Se nosso amor for de toda a alma, seremos motivados a dar a Deus o nosso melhor em todos os aspectos. Nós nos sentiremos como o escritor bíblico, que perguntou: “Que pagarei de volta a Jeová por todos os benefícios que me fez?” (Salmo 116:12) Como esse tipo de amor a Deus afeta nossa maneira de usar o tempo?
A Bíblia não determina quantas horas por semana devemos reservar para a adoração. No entanto, ela identifica as atividades que devem ter prioridade em nossa vida e explica o motivo disso. Por exemplo, Jesus ensinou que obter o conhecimento de Deus é um passo essencial para conseguirmos a “vida eterna”. (João 17:3) Ele também disse que seus seguidores deveriam ajudar os que não conhecem a Deus a ganhar a vida eterna, por transmitir-lhes o conhecimento de Deus. (Mateus 28:19, 20) A Bíblia diz que devemos nos reunir com nossos irmãos na fé de modo regular, para recebermos força espiritual e nos encorajarmos mutuamente. (Hebreus 10:24, 25) Todas essas atividades exigem tempo.
Será que Deus espera que sejamos fanáticos, não fazendo nada na vida além de adorá-lo? De jeito nenhum! Assuntos do cotidiano também precisam de atenção. A Bíblia orienta os chefes de família para que cuidem das necessidades de suas famílias ao dizer: “Certamente, se alguém não fizer provisões para os seus próprios, e especialmente para os membros de sua família, . . . [ele] é pior do que alguém sem fé.” — 1 Timóteo 5:8.
Deus criou o homem com a capacidade de sentir prazer na vida. Portanto, não há nada mais apropriado do que passar tempo com nossos familiares e amigos, desfrutando de boa comida e descontração sadia. O Rei Salomão escreveu: “Vim saber que não há nada melhor para eles do que alegrar-se e fazer o bem durante a sua vida; e também que todo homem coma e deveras beba, e veja o que é bom por todo o seu trabalho árduo. É a dádiva de Deus.” — Eclesiastes 3:12, 13.
Jeová Deus também entende as limitações humanas, pois “lembra-se de que somos pó”. (Salmo 103:14) A Bíblia reconhece que precisamos descansar o suficiente. Depois de um período de intensa atividade, Jesus convidou seus discípulos para ir com ele ‘a um lugar solitário e descansar um pouco’. — Marcos 6:31.
Portanto, o modo de vida que agrada a Deus é equilibrado e pode incluir atividades variadas. No entanto, todas elas — quer estejam relacionadas diretamente com a adoração quer não — devem refletir nosso amor a Deus de toda a alma. O conselho da Bíblia é: “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus.” — 1 Coríntios 10:31.
Como ser bem-sucedido em estabelecer prioridades
Será que dar prioridade à adoração de Deus parece inatingível ou além de nossa capacidade? É verdade que dar a Deus o que ele exige pode significar mudanças — até mesmo sacrifícios — no modo de usarmos o tempo. Mas com certeza nosso amoroso Criador não nos pede algo impossível. De fato, ele nos dá muita ajuda para fazer sua vontade. Podemos ser bem-sucedidos se confiarmos na “força que Deus fornece”. — 1 Pedro 4:11.
Pode ser um tanto estressante ter de fazer ajustes na sua programação para incluir atividades espirituais. Tire tempo para conversar freqüentemente com Jeová Deus, o “Ouvinte de oração”. (Salmo 65:2) Nas orações, você pode expressar quaisquer ansiedades que estiver sentindo, sabendo que ‘ele cuida de você’. (1 Pedro 5:7) O Rei Davi orou: “Ensina-me a fazer a tua vontade, porque tu és o meu Deus.” (Salmo 143:10) Do mesmo modo, você pode pedir ajuda a Deus para fazer os necessários ajustes na vida.
A Bíblia faz o caloroso convite: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” (Tiago 4:8) Você se achegará ainda mais a Deus à medida que participar em atividades que agradam a ele, como estudar a Bíblia e assistir às reuniões cristãs. Ele, por sua vez, lhe dará força para continuar progredindo.
Jelena, que estuda a Bíblia com as Testemunhas de Jeová, comentou o seguinte a respeito de seus esforços para ajustar suas prioridades: “Não tem sido nada fácil para mim.” Mas ela continua: “Assim que comecei a assistir às reuniões cristãs, me senti mais forte para aplicar o que a Bíblia diz. O apoio constante de outras pessoas também me ajudou.” Sentir os benefícios que resultam do serviço a Deus dá uma motivação a mais. (Efésios 6:10) Jelena menciona: “Melhorei meu relacionamento com meu marido e o modo de disciplinar meus filhos.”
O poderoso espírito santo de Jeová pode fortalecer você e motivá-lo a reavaliar as prioridades na vida e a ‘comprar tempo’ para servir a Deus, apesar das pressões da vida moderna. (Efésios 3:16; 5:15-17) Jesus disse: “As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus.” — Lucas 18:27.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Por que fazer a vontade de Deus deve estar em primeiro lugar na sua vida? — Salmo 116:12; Marcos 12:30.
▪ Em que atividades Deus espera que você participe? — Mateus 28:19, 20; João 17:3; Hebreus 10:24, 25.
▪ Como você pode ser bem-sucedido em ajustar suas prioridades para agradar a Deus? — Efésios 5:15-17; Tiago 4:8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário