terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quem são os demônios?

O Conceito da Bíblia
Quem são os demônios?
FANTASMAS, duendes, gênios, demônios são alguns dos termos usados para entidades espirituais que pessoas de várias religiões consideram más, boas ou as duas coisas. Outras pessoas não acreditam nisso porque acham que se trata apenas de superstição ou fruto da imaginação. O que a Bíblia diz sobre esse assunto?
A Bíblia ensina que o Criador é um espírito e que suas primeiras criações também eram espíritos. (João 4:24; Hebreus 1:13, 14) Além disso, a Bíblia fala de espíritos maus, às vezes chamando-os de demônios. (1 Coríntios 10:20, 21; Tiago 2:19) Mas ela não ensina que Deus criou os demônios. Então, quem são eles e como vieram a existir?
“Anjos que pecaram”
Quando Deus criou os espíritos, ele lhes deu livre-arbítrio. Isso significa que poderiam escolher fazer o bem ou o mal. Infelizmente, depois da criação do homem, um número não revelado de anjos escolheu fazer o mal por se rebelar contra Deus.
O primeiro e mais infame desses espíritos rebeldes se tornou Satanás. Ele “não permaneceu firme na verdade”, disse Jesus Cristo. (João 8:44) O que levou Satanás a se voltar contra Deus? Ele começou a cobiçar a adoração que pertence exclusivamente ao Criador e passou a agir de acordo com esse desejo, tornando-se um deus rival. Assim, ele fez de si mesmo “Satanás”, que significa “opositor”. Séculos mais tarde, antes do Dilúvio nos dias de Noé, outros anjos se juntaram a Satanás, abandonando sua posição no céu para se materializarem como humanos e viverem na Terra. (Gênesis 6:1-4; Tiago 1:13-15) Quando veio o Dilúvio, esses “anjos que pecaram” pelo visto voltaram para o domínio espiritual. (2 Pedro 2:4; Gênesis 7:17-24) Com o tempo, eles foram chamados de demônios. — Deuteronômio 32:17; Marcos 1:34.
Esses anjos desobedientes estavam agora numa situação bem diferente da que tinham antes da rebelião. Judas 6 diz: “Os anjos que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta, [Deus] reservou com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia.” De fato, Deus não permitiu que os demônios continuassem com seus privilégios no céu, mas os confinou em simbólicas “covas de profunda escuridão”, separados de toda luz espiritual.
“Desencaminhando toda a terra habitada”
Tudo indica que os demônios não podem mais se materializar como humanos, mas eles ainda têm bastante poder e influência sobre a vida das pessoas. Satanás e seu exército de demônios estão “desencaminhando toda a terra habitada”. (Revelação [Apocalipse] 12:9; 16:14) Como? Em grande parte, por meio de “ensinos de demônios”. (1 Timóteo 4:1) Esses ensinos falsos, em geral de caráter religioso, têm impedido que milhões de pessoas enxerguem a verdade sobre Deus. (2 Coríntios 4:4) Veja alguns exemplos.
● O ensino de que os mortos continuam vivos. Por meio de aparições, vozes e outras táticas, os demônios enganam as pessoas, fazendo-as acreditar que os vivos podem se comunicar com os mortos. Além disso, essa fraude bem elaborada apoia a mentira de que uma alma sobrevive à morte do corpo. Mas a Bíblia diz claramente: “Os mortos não sabem coisa nenhuma.” (Eclesiastes 9:5, 6Almeida, revista e corrigida) Depois que “descem ao silêncio”, eles não conseguem nem mesmo louvar a Deus. — Salmo 115:17.*
● Falta de moral. “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo”, diz1 João 5:19. Satanás e seus demônios usam seu poder através da mídia e outros meios para divulgar o conceito perverso de que os humanos devem se entregar aos desejos carnais. (Efésios 2:1-3) É por isso que todo tipo de imoralidade, incluindo perversões sexuais, é muito comum hoje em dia. Esse tipo de comportamento é até considerado normal, ao passo que os padrões da Bíblia são muitas vezes encarados como antiquados e restritivos.
● Divulgação do espiritismo. O apóstolo Paulo encontrou uma jovem que tinha “um demônio de adivinhação” que lhe dava a capacidade de “fornecer muito ganho aos seus amos por praticar a arte do vaticínio [predizer o futuro]”. (Atos 16:16) Sabendo da fonte de suas habilidades sobrenaturais, Paulo negou-se a ouvi-la. Além disso, ele não queria ofender a Deus, que considera detestáveis todas as formas de espiritismo — incluindo a astrologia e a invocação de poderes místicos. — Deuteronômio 18:10-12.
Proteja-se!
Como você pode se proteger dos espíritos maus? A Bíblia responde: “Sujeitai-vos . . . a Deus; mas oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7) Obedecemos a esse mandamento por viver segundo os ensinos da Bíblia, o único livro sagrado que expõe completamente Satanás, os demônios e suas “artimanhas”. (Efésios 6:11, nota; 2 Coríntios 2:11) A Bíblia também diz que os espíritos maus e todos os que se opõem a Deus serão destruídos. (Romanos 16:20) Por outro lado, Provérbios 2:21 diz: “Os retos são os que residirão na terra e os inculpes são os que remanescerão nela.”
[Nota(s) de rodapé]
A respeito da real condição dos mortos e da esperança bíblica da ressurreição, veja os capítulos 6 e 7 do livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?.
JÁ SE PERGUNTOU?
● Foi Deus quem criou os demônios? — 2 Pedro 2:4.
● É possível conversar com os mortos? — Eclesiastes 9:5, 6.
● Como você pode se proteger dos demônios? — Tiago 4:7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário