terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como dar aos filhos a atenção que precisam

O Conceito da Bíblia
Como dar aos filhos a atenção que precisam
SERÁ que o Filho de Deus tinha tempo para passar com as crianças? Alguns de seus discípulos achavam que não. Certa ocasião, eles tentaram impedir os pequeninos de se aproximar de Jesus. Ele respondeu dizendo: “Deixai vir a mim as criancinhas; não tenteis impedi-las.” Então acolheu amorosamente um grupo de crianças e conversou com elas. (Marcos 10:13-16) Assim, Jesus mostrou que estava disposto a dar atenção às crianças. Como os pais hoje podem seguir seu exemplo? Por educar os filhos da maneira correta e por passar tempo com eles.
Naturalmente, pais responsáveis empenham-se ativamente pelo bem-estar dos filhos e evitam maltratá-los. Pode-se até mesmo dizer que é “natural” os pais mostrarem respeito e consideração pelos filhos. No entanto, a Bíblia adverte que muitos em nossos dias não mais teriam “afeição natural”. (2 Timóteo 3:1-3) Mas os que demonstram interesse amoroso nos filhos sempre têm algo a aprender para ser pais mais responsáveis. Portanto, os princípios bíblicos a seguir são lembretes muito bem-vindos por pais que querem o melhor para seus filhos.
Educar sem irritar
O Dr. Robert Coles, renomado professor e psiquiatra pesquisador, disse certa vez: “Dentro da criança existe um senso moral em desenvolvimento. Penso que isso vem de Deus, que existe um anelo por normas de moral.” Quem deve satisfazer essa sede de orientação moral?
Em Efésios 6:4 as Escrituras exortam: “Vós, pais, não estejais irritando os vossos filhos, mas prossegui em criá-los na disciplina e na regulação mental de Jeová.” O texto diz que especialmente o pai tem a responsabilidade de ajudar os filhos a desenvolver amor a Deus e profundo apreço pelas normas divinas. No capítulo 6 de Efésios, versículo 1, o apóstolo Paulo referiu-se tanto ao pai como à mãe quando disse aos filhos que deviam ser ‘obedientes aos pais’.*
Naturalmente, na falta do pai, a mãe deve assumir essa responsabilidade. Muitas mães sem marido têm tido êxito em criar os filhos na disciplina e na regulação mental de Jeová Deus. No entanto, se a mãe se casar, o marido cristão deve tomar a dianteira. A mãe deve, de boa vontade, sujeitar-se a essa liderança ao educar e disciplinar os filhos.
Como disciplinar ou educar os filhos sem ‘irritá-los’? Não existe nenhuma fórmula especial, principalmente porque cada filho é diferente. Mas os pais devem refletir muito em sua maneira de disciplinar, sempre mostrando amor e respeito pelos filhos. É interessante que, em Colossenses 3:21, as Escrituras tocam outra vez no assunto de não irritar os filhos. Nesse texto o pai é novamente aconselhado: ‘Não exaspere seus filhos, para que não fiquem desanimados.’
Alguns pais deixam os filhos irritados por gritar com eles. Mas a Bíblia insta: “Sejam tirados dentre vós toda a amargura maldosa, e ira, e furor, e brado, e linguagem ultrajante.” (Efésios 4:31) A Bíblia também diz que “o escravo do Senhor não precisa lutar, porém, precisa ser meigo para com todos”. — 2 Timóteo 2:24.
Passe tempo com eles
Dar aos filhos a atenção que precisam também significa que você está disposto a sacrificar gostos e interesses pessoais pelo bem-estar deles. A Bíblia diz: “Estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração; e tens de inculcá-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te.” — Deuteronômio 6:6, 7.
Hoje em dia, por causa de pesadas obrigações financeiras, poucos pais conseguem passar o dia todo com os filhos. Ainda assim, Deuteronômio enfatiza que os pais ‘têm de’ arranjar tempo para estar com os filhos. Fazer isso exige boa organização e sacrifício. No entanto, os filhos precisam desse tipo de atenção.
Considere os resultados de um estudo realizado com mais de 12 mil adolescentes. Os pesquisadores chegaram à seguinte conclusão: “Um forte vínculo emocional com o pai ou com a mãe é a melhor garantia da saúde de um adolescente e a maior barreira contra comportamentos que podem comprometer seu bem-estar.” Sim, os filhos anseiam a atenção dos pais. Certa vez, uma mãe perguntou aos filhos: “Se pudessem ter qualquer coisa que quisessem, o que vocês mais gostariam de ter?” Os quatro responderam: “Mais tempo com mamãe e papai.”
Ser pai ou mãe responsável significa certificar-se de que as necessidades dos filhos sejam satisfeitas, incluindo as de ter uma educação espiritual e uma amizade íntima com os pais. Significa ajudá-los a se tornar adultos capazes, respeitosos e honestos, que tratam o próximo com bondade e glorificam o seu Criador. (1 Samuel 2:26) Sim, quando educam e disciplinam os filhos segundo os padrões de Deus, os pais são responsáveis.
[Nota(s) de rodapé]
Paulo usou neste versículo o termo grego gonéusin, uma forma do termo gonéus, que significa “pai ou mãe”, mas no versículo 4 ele usou o termo grego patéres, que significa “pais”, referindo-se somente ao pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário