terça-feira, 29 de outubro de 2013

Namorar com o objetivo de casar

O Conceito da Bíblia
Namorar com o objetivo de casar
Durante o namoro, Julie e Lee estavam decididos a permanecer moralmente limpos.* Mas, certa noite, quando ficaram sozinhos, seus desejos sexuais começaram a ficar mais fortes. Felizmente, eles perceberam o perigo antes de irem longe demais e de cometerem um pecado grave.
A ADORAÇÃO verdadeira envolve mais do que apenas ir toda semana à igreja. É um modo de vida que influencia a conduta e os padrões morais de uma pessoa. Jesus Cristo disse que somente aqueles que ‘fizessem a vontade’ de Deus mereceriam Seu favor. (Mateus 7:21) Para agradar a Deus, o nosso relacionamento com o sexo oposto precisa ser casto, e o namoro deve ter como objetivo o casamento.
O que você pode fazer para que seu namoro seja puro aos olhos de Deus, principalmente diante da enorme pressão para cometer imoralidade? Primeiro, reconheça que os padrões de Deus foram estabelecidos visando nossos melhores interesses. Segundo, aceite a verdade sobre a natureza humana. Terceiro, estabeleça limites claros de comportamento no namoro. E, quarto, inclua Deus em seu relacionamento. Analise cada um dos pontos a seguir.
Padrões sob medida para nosso proveito
Em Isaías 48:17, 18, lemos: “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar. Oh! se tão somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.”
Os mandamentos e princípios contidos na Palavra inspirada de Deus, a Bíblia Sagrada, são para nosso proveito. (2 Timóteo 3:16, 17) São uma evidência de que o Criador realmente se importa conosco e quer que sejamos felizes e bem-sucedidos em todos os aspectos da vida. (Salmo 19:7-10) Acredita nisso de coração? Se acredita, você está mostrando que tem a verdadeira sabedoria.
Aceite a verdade sobre sua natureza
Como um grande amigo, Jeová é franco conosco; ele conta a verdade sobre nossa natureza. Por exemplo, sua Palavra nos alerta que “o coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Quem o pode conhecer?”. (Jeremias 17:9) A Bíblia também declara: “Quem confia no seu próprio coração é estúpido, mas aquele que anda em sabedoria é o que escapará.” — Provérbios 28:26.
Como um casal de namorados pode mostrar que não confia no próprio coração? Um modo é não se colocarem numa situação em que se sintam tentados a ficar íntimos demais, como aconteceu com o casal mencionado no início do artigo. Outro modo é acatar os conselhos sábios de pais tementes a Deus. Eles sabem que desejos sexuais, em especial durante a juventude, são como um motor potente que precisa ser bem controlado.
Assim, jovens que ‘andam em sabedoria divina’ levam a sério as orientações dos pais e as aceitam de bom grado. Sabem que eles os amam muito e que por isso às vezes dizem coisas que os filhos não querem ouvir. É claro que a pessoa que mais ama você é seu Pai celestial, Jeová Deus, que o aconselha a ‘remover do coração o vexame e afastar da carne a calamidade’. (Eclesiastes 11:9, 10) Como você pode fazer isso? Por não ceder a desejos impróprios.
Estabeleça limites claros de comportamento
“Há sabedoria com os que se consultam mutuamente.” (Provérbios 13:10) Casais ajuizados aplicam essas palavras por decidirem que tipo de expressões de afeto biblicamente aceitáveis permitirão em seu namoro e por estarem determinados a não ultrapassar esses limites. Tomar liberdades indevidas ou achar que é forte o bastante para resistir à tentação pode ser comparado a dirigir com imprudência. Depois que você sofreu um acidente e está sendo retirado das ferragens do carro, é tarde demais para decidir que medidas de segurança no trânsito deveria ter tomado.
A Bíblia diz: “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.” (Provérbios 22:3Nova Versão Internacional) Os namorados podem evitar muitos problemas se saírem acompanhados de uma ou mais pessoas de boa moral. As consequências de um namoro imprudente podem incluir consciência pesada, falta de respeito por si próprio e pela outra pessoa, além de vergonha para todos os envolvidos, incluindo os membros da família. Portanto, seja prudente; decida aplicar os padrões bíblicos e apegue-se a eles!
Faça de Jeová o ‘terceiro fio’
O casamento é como um cordão de três fios, sendo Deus o principal. “Um cordão tríplice não pode ser prontamente rompido em dois”, diz Eclesiastes 4:12. O mesmo princípio pode ser aplicado a casais de namorados. Os que querem que seu namoro seja abençoado por Deus mantêm, de modo individual, um relacionamento achegado com Ele. O Salmo 1:1-3 diz: “Feliz é o homem [ou a mulher] que não tem andado no conselho dos iníquos . . . Mas, seu agrado é na lei de Jeová, e na sua lei ele lê dia e noite em voz baixa . . . , e tudo o que ele fizer será bem-sucedido.”
Assim, se você fizer as coisas do modo de Jeová, terá uma vida bem-sucedida, incluindo o namoro e o casamento. Afinal, ele é o nosso Criador, e a atração romântica e o casamento são presentes dele. Por isso, merecem todo o nosso respeito. — Tiago 1:17.
[Nota(s) de rodapé]
Alguns nomes foram mudados.
JÁ SE PERGUNTOU?
● Como sabemos que Deus quer o melhor para nós? — Isaías 48:17, 18.
● Que verdade sobre nossa natureza devemos aceitar? — Jeremias 17:9.
● Qual é o segredo para ser bem-sucedido no namoro e depois no casamento? — Salmo 1:1-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário