sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como vencer desejos errados?

O Conceito da Bíblia
Como vencer desejos errados?
“Quando quero fazer o que é direito, está presente em mim aquilo que é mau.” — ROMANOS 7:21.
TALVEZ mais do que qualquer outro apóstolo, Paulo trabalhou muito para promover os elevados princípios do cristianismo. (1 Coríntios 15:9, 10) Ainda assim, foi franco ao reconhecer o acima. Ele vivia em conflito. Havia uma luta constante entre a mente e os desejos errados. Já se sentiu assim como o apóstolo Paulo? Na realidade, quem de nós, criaturas imperfeitas, nunca viveu um conflito interior?
Para muitos, a luta para vencer desejos errados é mais intensa. Em alguns, o desejo de obter satisfação sexual é muito forte, chegando a ser um tormento. Outros são escravos dos vícios da jogatina, do tabaco, das drogas ou da bebida. Quando confrontados com desejos nocivos e impuros, o que devemos fazer para vencê-los? De que ajudas dispomos? Será que sempre teremos de lutar contra os desejos errados?
Amor  o segredo para vencer desejos errados
Jesus destacou os dois mandamentos mais importantes da Lei mosaica. O primeiro é: “Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.” (Mateus 22:37) Se amarmos a Deus, assim como Jesus disse que devíamos fazer, nosso maior desejo não deveria ser agradá-Lo? Sendo assim, esse desejo correto pode nos ajudar na guerra contra os piores desejos. Isso não é apenas uma teoria. Milhões de cristãos conseguem vencer diariamente desejos errados. Como você pode desenvolver esse forte apego a Deus? Por meditar com apreço na Sua bondade conforme observada na criação, na Bíblia e em Seus tratos conosco, como indivíduos. — Salmo 116:12, 14; 119:7, 9; Romanos 1:20.
O segundo mandamento mais importante citado por Jesus é: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39) O apóstolo Paulo disse que o amor “não se comporta indecentemente” e “não procura os seus próprios interesses”. Portanto, esse amor altruísta nos ajuda a evitar qualquer conduta que poderia magoar outros. (1 Coríntios 13:4-8) Como se cultiva esse amor? Colocando-nos no lugar da outra pessoa e nos preocupando sinceramente com seus sentimentos e bem-estar duradouro. — Filipenses 2:4.
De que ajudas dispomos?
Visto que Deus compreende que é difícil fazermos o que é certo, ele forneceu ajuda de diversas maneiras. Por meio de sua Palavra escrita, a Bíblia, ele nos ensina a odiar o que é mau e a desenvolver um respeito salutar por ele. (Salmo 86:11; 97:10) A Bíblia apresenta histórias da vida real que mostram o desfecho trágico de se sucumbir aos desejos errados. Além disso, Jesus disse que, se o solicitarmos, Deus nos dará Seu espírito santo, a maior força do Universo. (Lucas 11:13) Esta força pode aumentar nossa determinação de fazer o que é certo. Outra ajuda é o apoio mútuo e o incentivo que recebemos de outros cristãos que também travam uma luta contra os desejos errados. (Hebreus 10:24, 25) À medida que influências positivas vão tomando o lugar das negativas, somos ajudados na luta para fazer o que é correto. (Filipenses 4:8) Será que essa tática funciona mesmo?
Veja o caso de Fidel. Em seu bairro, todos sabiam que ele era alcoólatra. Ele fumava, se envolvia em jogatina e brigava com os outros quando estava sob a influência do álcool. O estudo da Bíblia e o contato direto com as Testemunhas de Jeová o ajudaram a superar esses maus hábitos. E a vida dele com a esposa e os dois filhos melhorou muito.
Talvez alguém se pergunte: “E se eu tiver uma recaída?” O apóstolo João fala sobre essa possibilidade: “Filhinhos meus, escrevo-vos estas coisas para que não cometais um pecado. Contudo, se alguém cometer um pecado, temos um ajudador junto ao Pai, Jesus Cristo, um justo. E ele é um sacrifício propiciatório pelos nossos pecados, contudo, não apenas pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.” (1 João 2:1, 2) É verdade, o sacrifício de Jesus cobre os erros dos que se arrependem e fazem um esforço sincero para mudar a fim de agradar a Deus. Visto que temos essas ajudas, existe alguma razão válida para alguém desistir de fazer o que é correto?
Desejos errados serão vencidos
Se cultivarmos amor a Deus e ao próximo e tirarmos proveito da ajuda que Ele fornece, conseguiremos vencer desejos errados mesmo agora. Além do mais, a Palavra de Deus nos assegura de que a luta não vai durar para sempre. No futuro próximo, os que tiram proveito das ajudas espirituais que Deus coloca à disposição serão curados por completo, tanto física como espiritualmente. (Revelação [Apocalipse] 21:3-5; 22:1, 2) Serão libertos do peso do pecado e de sua conseqüência: a morte. (Romanos 6:23) Por outro lado, os que estão determinados a continuar a executar desejos impuros e nocivos não receberão essas bênçãos. — Revelação 22:15.
Como é consolador saber que não teremos de lutar indefinidamente contra desejos errados. Eles serão eliminados por completo e para sempre. Que alívio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário