sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Jeová foi deus tribal dos judeus?

O Conceito da Bíblia
Jeová foi deus tribal dos judeus?
EM MUITOS países o nome Jeová é sempre associado com a atual organização das Testemunhas de Jeová. O interessante é que esse nome não aparece apenas em traduções da Bíblia usadas pelas Testemunhas de Jeová, mas também em algumas traduções usadas por outras religiões. A realidade é que o nome Jeová, representado pelo Tetragrama, vem sendo usado por milhares de anos.
Jeová é às vezes chamado de “o Deus de Israel”. (1 Crônicas 17:24) Baseando-se nessas palavras, alguns acham que Jeová era apenas um deus tribal, local, que os hebreus tomaram de outro povo ou simplesmente inventaram e adotaram como deus. Karen Armstrong, escreve no livro A History of God (História de Deus): “[Jeová], deidade tribal dos israelitas, desde o início se apresentou como deus muito agressivo. . . . Mais tarde, os profetas de Israel . . . , por volta do sexto e do sétimo séculos a.C., fizeram desse Deus tribal um símbolo da realidade que foge de toda e qualquer descrição.”
Muitos historiadores religiosos tentam buscar a origem do nome Jeová em fontes cananéias ou egípcias. Outros insistem que “é um antigo nome tribal” e que não se refere ao Deus retratado no “Novo Testamento”. Existe alguma verdade nisso? O que aprendemos ao fazer uma leitura meticulosa da Bíblia?
Jeová — o Deus de todos os povos
A Bíblia reconhece o relacionamento íntimo de Jeová com a nação de Israel. Mas isso de forma alguma o torna um simples deus tribal. O apóstolo cristão Paulo perguntou: “É ele somente o Deus dos judeus? Não o é também de pessoas das nações?” E qual foi a resposta mais do que clara de Paulo? “Sim, também de pessoas das nações.” (Romanos 3:29) A que Deus Paulo se referia? Bem, na mesma carta aos romanos, o nome Jeová aparece 19 vezes. O apóstolo, ao citar as palavras do antigo profeta hebreu Joel, salientou que não apenas os judeus mas “todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo”. — Romanos 10:13; Joel 2:32.
Na realidade, não foram os israelitas que escolheram a Jeová como Deus; foi Jeová que os escolheu como seu povo para cumprirem o seu propósito — preparar o caminho para o Messias. Além do mais, o destino de um deus tribal está interligado com o do seu povo. Uma tribo derrotada significa um deus derrotado. Mas isso não aconteceu com Jeová.
O pacto de Jeová com Abraão entrou em vigor séculos antes da Era Cristã. Prometia bênçãos para os povos de todas as nações, mostrando o interesse de Jeová por toda a humanidade. (Gênesis 12:1-3; Atos 10:34, 35; 11:18) O Rei Davi, de Israel, mostrou que Jeová não era dono só da terra de Israel: “A Jeová pertence a terra e o que a enche, o solo produtivo e os que moram nele.” — Salmo 24:1.
Mais tarde quando Salomão, filho do Rei Davi, dedicou um templo de adoração a Jeová, ele mostrou que havia um meio pelo qual pessoas de coração humilde de todas as nações poderiam se aproximar de Jeová. Na oração de dedicação, Salomão disse: “Também ao estrangeiro que não faz parte do teu povo Israel e que realmente vem duma terra distante . . . e ora em direção a esta casa, que tu mesmo ouças desde os céus, teu lugar estabelecido de morada, e terás de fazer segundo tudo aquilo pelo qual o estrangeiro te invocar; para que todos os povos da terra conheçam o teu nome para te temer assim como teu povo Israel faz.” — 1 Reis 8:41-43.
A nação de Israel é rejeitada
O professor C. J. Labuschagne escreveu o seguinte sobre o relacionamento de Israel com Jeová: “Desde o início da sua história, Israel aprendeu pela experiência como o Deus ‘nacional’ sabia agir de um modo bem não-nacional e até mesmo antinacional.” Prova disso foi o que se deu no primeiro século. A nação de Israel rejeitou o Messias, e Jeová rejeitou a nação de Israel.
Mas nem por isso o nome de Jeová deixou de ser usado. Os cristãos usavam o nome de Jeová. E com o tempo a congregação cristã foi crescendo, composta de pessoas de todas as nações. O discípulo judeu Tiago ao presidir uma assembléia cristã em Jerusalém disse que Deus “voltou a sua atenção para as nações [não-judaicas], a fim de tirar delas um povo para o seu nome”.Depois Tiago, para provar que isso havia sido predito, citou uma profecia do livro de Amós na qual aparece o nome Jeová. — Atos 15:2, 12-18; Amós 9:11, 12.
Ama a todos, abençoa a todos
Outra prova de que Jeová é um Deus universal são as palavras de Paulo: “Não há distinção entre judeu e grego, porque há o mesmo Senhor sobre todos, que é rico para com todos os que o invocam.” (Romanos 10:12) Está mais do que claro: toda a humanidade obediente pode receber as bênçãos de Jeová.
Jeová promete um futuro maravilhoso para todos os seus filhos humanos fiéis e obedientes, independentemente de nacionalidade ou raça. A Palavra de Deus descreve essas pessoas como “as coisas desejáveis de todas as nações”. (Ageu 2:7) São pessoas que chegam a conhecer e a amar a Jeová. O último livro da Bíblia diz a respeito delas: “Virão todas as nações e adorarão perante ti [Jeová], porque os teus justos decretos foram manifestos.” — Revelação (Apocalipse) 15:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário