sexta-feira, 25 de outubro de 2013

É errado sentir pesar?

O Conceito da Bíblia
É errado sentir pesar?
“ALÉM DISSO, IRMÃOS, NÃO QUEREMOS QUE SEJAIS IGNORANTES NO QUE SE REFERE AOS QUE ESTÃO DORMINDO NA MORTE, PARA QUE NÃO ESTEJAIS PESAROSOS COMO OS DEMAIS QUE NÃO TÊM ESPERANÇA.” — 1 TESSALONICENSES 4:13.
A BÍBLIA apresenta uma esperança para os que morreram. As ressurreições realizadas por Jesus, bem como os seus ensinos, indicam que haverá um tempo em que os mortos serão trazidos de volta à vida. (Mateus 22:23-33; Marcos 5:35, 36, 41, 42; Lucas 7:12-16) Que efeito essa esperança deve ter sobre nós? As palavras do apóstolo Paulo acima citadas mostram que essa esperança pode nos consolar quando perdemos alguém que amamos.
Se você já passou por essa experiência, sem dúvida sentiu a dor que acompanha tal tragédia. Theresa estava casada havia 42 anos quando perdeu o marido logo depois que ele fez uma cirurgia cardíaca. Ela diz: “Foi um tremendo choque. No início fiquei apavorada. Depois veio uma dor muito grande que se intensificou com o tempo. Eu chorei muito.” Será que essas reações indicam falta de fé na promessa de Jeová de ressuscitar os mortos? Devemos entender pelas palavras de Paulo que é errado sentir pesar?
Exemplos bíblicos de pessoas que sentiram pesar
Podemos encontrar a resposta a essas perguntas examinando exemplos bíblicos de pessoas que sentiram pesar. Há muitos relatos que mostram que a morte de alguém achegado da família era acompanhada por um período de luto. (Gênesis 27:41; 50:7-10; Salmo 35:14) A dor causada por essas perdas com freqüência era muito intensa.
Veja como alguns homens de fé do passado lamentaram a morte de uma pessoa querida. Abraão, por exemplo, tinha forte fé que Deus podia ressuscitar os mortos. (Hebreus 11:19) Mesmo assim, quando a sua esposa morreu, ele “entrou para lamentar Sara e para chorar por ela”. (Gênesis 23:1, 2) Quando os filhos de Jacó mentiram e lhe disseram que seu querido filho havia morrido, Jacó “rasgou as suas capas e . . . continuava a chorar por ele”. (Gênesis 37:34, 35) E mesmo após muitos anos ele ainda lamentava a perda do filho a quem tanto amava. (Gênesis 42:36-38) O Rei Davi também não escondeu a intensa dor que sentiu pela morte de seus dois filhos, Amnom e Absalão. Embora ambos tivessem causado aflição a Davi e sua família, ainda eram seus filhos, e ele lamentou muito a morte deles. — 2 Samuel 13:28-39; 18:33.
Às vezes, a inteira nação de Israel lamentava, como aconteceu por ocasião da morte de Moisés. Deuteronômio 34:8 diz que os israelitas choraram por ele durante 30 dias.
E por fim há o exemplo de Jesus Cristo. Seu querido amigo Lázaro havia morrido. Quando Jesus viu Marta e Maria, irmãs de Lázaro, e os amigos deles chorando, ele “gemeu no espírito e ficou aflito”. Embora ele soubesse que logo traria seu amigo de volta à vida, mesmo assim ‘entregou-se ao choro’. Jesus queria muito bem a Marta e a Maria, por isso ficou muito comovido ao ver a aflição delas com a perda do irmão. — João 11:33-36.
Abraão, Jacó, Davi e Jesus tinham grande fé em Jeová e nas suas promessas, mas nem por isso deixaram de sentir pesar. Será que isso indicava fraqueza espiritual? Revelava falta de fé na ressurreição? De forma alguma! O pesar é uma reação normal diante da morte de alguém que amamos.
Por que sentimos pesar
Nunca foi do propósito de Deus que os seres humanos morressem. O propósito original de Deus, conforme expresso a Adão e Eva, foi que a Terra fosse transformada num belo paraíso habitado por uma família humana feliz e amorosa. A morte só ocorreria se aquele primeiro casal desobedecesse a Jeová. (Gênesis 1:28; 2:17) Infelizmente, Adão e Eva desobedeceram, e o resultado foi que “a morte se espalhou a todos os homens”. (Romanos 5:12; 6:23) Assim, a morte é uma inimiga cruel que nunca deveria ter existido. — 1 Coríntios 15:26.
É por isso que a morte de alguém achegado causa muita dor, deixando um imenso vazio na vida dos que ficam. Theresa, a viúva já mencionada, disse a respeito do marido: “Tenho certeza de que vou revê-lo na ressurreição, mas sinto muita falta dele. Isso é o que mais dói.” A morte do pai ou da mãe talvez nos lembre de que nós mesmos um dia vamos morrer. A morte de uma pessoa jovem é especialmente dolorosa porque uma vida é interrompida de forma trágica quando a pessoa ainda tinha tanto para viver. — Isaías 38:10.
A morte é mesmo algo desnatural. A dor que ela causa é inevitável, e Jeová não encara o pesar como falta de fé na ressurreição. Como vimos pelo exemplo de Abraão, Jacó, Davi, a nação de Israel e Jesus, dar vazão ao sofrimento não é indício de fraqueza espiritual.*
No entanto, embora nós, como cristãos, lamentemos a morte de alguém que amamos, não ficamos pesarosos “como os demais que não têm esperança”. (1 Tessalonicenses 4:13) Não nos entregamos ao desespero porque sabemos qual é a condição dos mortos. Estamos cientes de que eles não estão sofrendo, mas se acham numa condição comparável a um sono profundo e tranqüilo. (Eclesiastes 9:5; Marcos 5:39; João 11:11-14) Temos também plena confiança de que Jesus, que é “a ressurreição e a vida”, cumprirá sua promessa de trazer de volta “todos os que estão nos túmulos memoriais”. — João 5:28, 29; 11:24, 25.
Assim sendo, se no momento você sente pesar, console-se em saber que Jeová compreende sua dor. Que esse conhecimento e a esperança da ressurreição amenizem o pesar e o ajudem a lidar com a sua perda!
[Nota(s) de rodapé]
Para ajudar a lidar com o pesar, veja as páginas 14-19 da brochuraQuando Morre Alguém Que Amamos, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

Nenhum comentário:

Postar um comentário