sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ficar ansioso indica falta de fé?

O Conceito da Bíblia
Ficar ansioso indica falta de fé?
“PROIBIDA A ANSIEDADE”. Sob esse tema, um pastor no início do século 20 escreveu que a ansiedade por coisas materiais não só é errada, mas também é “um pecado muito grave”. Mais recentemente, certo observador, escrevendo sobre como superar a preocupação e a ansiedade, declarou: “A preocupação é um atestado da falta de confiança em Deus.”
Em ambos os casos, os autores tiraram suas conclusões com base no Sermão do Monte, em que Jesus disse: “Parai de estar ansiosos.” (Mateus 6:25) Visto que a ansiedade atinge tantas pessoas hoje, talvez nos perguntemos: um cristão deveria se sentir culpado por ficar ansioso? Sentir-se ansioso indica falta de fé?
Deus compreende nossas imperfeições
A Bíblia não ensina que a falta de fé é a causa de todas as ansiedades. Visto que vivemos em “tempos críticos, difíceis de manejar”, é praticamente impossível não ficar ansioso até certo ponto. (2 Timóteo 3:1) Os cristãos fiéis lidam com ansiedades diárias decorrentes de saúde fraca, idade avançada, pressões econômicas, brigas na família, crimes e outros problemas. Mesmo nos tempos antigos, os servos de Deus tiveram de lidar com temores e preocupações.
Analise o relato bíblico de Ló. Deus o instruiu a fugir para as montanhas para não ser morto na destruição de Sodoma e Gomorra. Ló, no entanto, ficou ansioso. Ele disse: “Não isso, por favor, Jeová!” Hesitante, ele continuou: “Mas eu — eu não posso escapar para a região montanhosa, para que não se apegue a mim a calamidade e eu certamente morra.” Por que Ló temia fugir para as montanhas? A Bíblia não diz. Qualquer que tenha sido o motivo, Ló ficou bem assustado. Como é que Deus reagiu? Será que recriminou Ló por talvez não ter tido fé ou confiança Nele? Não. Ao contrário, Jeová mostrou consideração, permitindo que Ló fugisse para uma cidade vizinha. — Gênesis 19:18-22.
Há outros exemplos bíblicos de adoradores fiéis que às vezes ficavam muito ansiosos. O profeta Elias teve medo e fugiu depois duma ameaça de morte. (1 Reis 19:1-4) Moisés, Ana, Davi, Habacuque, Paulo e outros homens e mulheres de sólida fé também externaram suas ansiedades. (Êxodo 4:10; 1 Samuel 1:6; Salmo 55:5; Habacuque 1:2, 3; 2 Coríntios 11:28) Mesmo assim, Deus demonstrou compaixão e continuou a usá-los em seu serviço, demonstrando que entendia muito bem os humanos imperfeitos.
“O pecado que facilmente nos enlaça”
Ansiedades contínuas, no entanto, podem enfraquecer a fé e nos levar a perder a confiança em Deus. O apóstolo Paulo referiu-se à falta de fé como “o pecado que facilmente nos enlaça”. (Hebreus 12:1) Ao incluir a si mesmo, Paulo estava provavelmente admitindo que ele próprio poderia ser ‘facilmente enlaçado’ por causa de fraquezas momentâneas da fé.
Talvez isso tenha acontecido com Zacarias, quando não acreditou no anjo que disse que sua esposa ia engravidar. Certa ocasião, os apóstolos de Jesus não conseguiram realizar uma cura por causa de sua “pouca fé”, mas eles continuaram a ter o favor de Deus. — Mateus 17:18-20; Lucas 1:18, 20, 67; João 17:26.
Por outro lado, a Bíblia também inclui exemplos de pessoas que perderam a confiança em Deus, com sérias conseqüências. Por exemplo, muitos israelitas que deixaram o Egito foram impedidos de entrar na Terra Prometida devido à falta de fé. Em certa ocasião, eles falaram diretamente contra Deus: “Por que nos fizeste subir do Egito para morrermos no ermo? Pois não há pão nem água.” Revelando que não tinha gostado dessa atitude, Deus enviou serpentes venenosas para puni-los. — Números 21:5, 6.
Os habitantes de Nazaré, cidade onde Jesus viveu boa parte de sua vida, perderam o privilégio de ver mais milagres realizados em seu território porque lhes faltava fé. Além disso, Jesus fez graves acusações contra a geração perversa daqueles dias por causa da falta de fé. (Mateus 13:58; 17:17; Hebreus 3:19) O apóstolo Paulo exortou apropriadamente: “Acautelai-vos, irmãos, para que nunca se desenvolva em nenhum de vós um coração iníquo, falto de fé, por se separar do Deus vivente.” — Hebreus 3:12.
Sim, em casos extremos, a falta de fé pode ser o resultado de um coração perverso, mas esse não foi o caso de Zacarias e dos apóstolos de Jesus nos exemplos mencionados anteriormente. Sua falta de fé foi devido à fraqueza momentânea. Seu estilo de vida no geral mostrava que eles eram “puros de coração”. — Mateus 5:8.
Deus conhece nossas necessidades
As Escrituras nos ajudam a distinguir entre as ansiedades comuns e o pecado da falta de fé. As ansiedades diárias ou mesmo uma falta momentânea de fé por causa da imperfeição humana não devem ser confundidas com a total falta de confiança em Deus, que emana dum coração perverso e insensível. Portanto, os cristãos não precisam carregar o fardo da culpa só porque ficam ansiosos de vez em quando.
Mesmo assim, é necessário cautela para que a ansiedade não fuja do controle e comece a dominar nossas vidas. Sábias, portanto, são as palavras de Jesus quando ele disse: “Nunca estejais ansiosos, dizendo: ‘Que havemos de comer?’ ou: ‘Que havemos de beber?’ ou: ‘Que havemos de vestir?’” A isso, ele acrescentou as palavras consoladoras: “Pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. Persisti, pois, em buscar primeiro o reino e a Sua justiça, e todas estas outras coisas vos serão acrescentadas.” — Mateus 6:25-33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário