sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O que significa ser cabeça da família?

O Conceito da Bíblia
O que significa ser cabeça da família?
A BÍBLIA diz que o “cabeça da mulher é o homem”. (1 Coríntios 11:3; Efésios 5:23) Mas muitos que afirmam respeitar a Bíblia são da opinião que esse princípio da chefia, além de antiquado, apresenta riscos. “A doutrina de que as mulheres devem ‘se sujeitar de livre e espontânea vontade’ [ao marido], levada a extremos pode induzir à agressividade física e emocional”, comentou um casal. É lamentável dizer que muitos maridos abusam da chefia. “Bater na mulher é um costume aceito em muitos países — uma prerrogativa dos homens exaltada em canções, provérbios e cerimônias de casamento.”
Na opinião de alguns, o princípio bíblico da chefia é responsável por essas brutalidades. Mas será que o conceito bíblico de chefia rebaixa as mulheres e promove a violência doméstica? O que significa realmente ser cabeça da família?*
Chefia não significa tirania
A chefia bíblica é baseada no amor e não na tirania. O desrespeito pela autoridade divina levou muitos homens a dominarem mulheres com brutalidade. (Gênesis 3:16) Desde o jardim do Éden, homens vêm abusando de sua autoridade, explorando com crueldade outras pessoas — muitas vezes mulheres e crianças.
Essa nunca foi a intenção de Jeová Deus. Ele odeia os que abusam da autoridade. Condenou israelitas que ‘agiram traiçoeiramente’ para com suas esposas. (Malaquias 2:13-16) A Bíblia diz também que “Sua alma certamente odeia a quem ama a violência”. (Salmo 11:5) Está mais do que claro que surrar ou maltratar a esposa não tem respaldo bíblico.
Chefia correta
Deus considera a chefia fundamental para manter a ordem no Universo. Com exceção de Deus, todos têm de prestar contas a alguém. Os homens são sujeitos a Cristo, os filhos aos pais, e todos os cristãos aos governos. O próprio Jesus está sujeito a Deus. — Romanos 13:1; 1 Coríntios 11:3; 15:28; Efésios 6:1.
A ordem e a estabilidade de uma sociedade dependem de sua sujeição à liderança. A estabilidade, a felicidade e a paz na família dependem de sua sujeição ao cabeça da família, independentemente de haver um homem na família — marido ou pai. Na falta dele, a mãe assume a chefia. Na falta dos dois, o filho mais velho ou um parente assume a chefia. Em todos os casos, os membros da família só têm a ganhar quando mostram o devido respeito a quem de direito se tornou cabeça da família.
Em vez de rejeitar o princípio da chefia, a chave é aprender a exercê-la de forma correta e a ter o conceito certo sobre ela. O apóstolo Paulo aconselha os maridos cristãos a ser cabeça da família “assim como também o Cristo é cabeça da congregação”. (Efésios 5:21-23) Assim, Paulo indica o modo de Jesus lidar com a congregação como o perfeito padrão de chefia. Que exemplo deu Jesus?
Jesus, como Messias e futuro Rei, havia recebido autoridade do próprio Deus. Ele era muito mais inteligente e tinha bem mais vivência do que seus discípulos. Mas isso não o impedia de ser amoroso, caloroso e compassivo. Nunca foi duro, inflexível ou exigente demais. Ele não se impunha, nem se aproveitava de sua posição como Filho de Deus. Jesus era humilde de coração. Conseqüentemente, ‘seu jugo era benévolo e sua carga era leve’. (Mateus 11:28-30) Isso o tornava acessível e aberto ao diálogo. Paulo disse que Jesus amava tanto a congregação que “se entregou por ela”. — Efésios 5:25.
Imitar a chefia de Cristo
Como o chefe de família imita as qualidades de Cristo? Sendo responsável, ele se preocupa com o bem-estar físico e espiritual da família. Ele se desdobra para dar tempo e atenção às necessidades familiares e a cada membro individualmente. Dá prioridade à esposa e aos filhos, deixando interesses próprios em segundo plano.* (1 Coríntios 10:24; Filipenses 2:4) Aplica os princípios e os ensinos bíblicos no dia-a-dia, ganhando o respeito e o apoio da esposa e dos filhos. Sua chefia é baseada no amor, e juntos conseguem enfrentar qualquer problema. Exercendo a chefia de modo bíblico, ele edifica uma família feliz, que dá glória e louvor a Deus.
O cabeça sábio é também humilde. Quando estiver errado, pedirá desculpas, mesmo que por dentro sofra para admitir isso. A Bíblia diz que “na multidão de conselheiros há salvação”. (Provérbios 24:6) Com certeza, a humildade o motivará também a procurar saber a opinião da esposa e dos filhos quando julgar necessário. Imitando a Jesus, ele se certificará de que sua chefia proporcione felicidade e segurança familiar e ao mesmo tempo honre e glorifique o Originador da família, Jeová Deus. — Efésios 3:14, 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário