sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Existe pecado imperdoável?

O Conceito da Bíblia
Existe pecado imperdoável?
EXISTE um castigo pior do que a morte? Sim, a morte sem a esperança de ressurreição, por se ter cometido um pecado imperdoável. Jesus disse que há um tipo de pecado que ‘não será perdoado’. — Mateus 12:31.
Porém a Bíblia diz que Deus é perdoador. Embora o homem tenha a tendência de guardar ressentimentos e de não perdoar, Deus ‘perdoa amplamente’. (Isaías 55:7-9) Prova disso é que, a um grande custo para si mesmo, ele enviou seu Filho para a Terra como valiosíssimo sacrifício propiciatório, capaz de apagar os nossos pecados. — João 3:16, 17; Atos 3:19; 1 João 2:1, 2.
No devido tempo, Deus ressuscitará muitos que cometeram pecados graves, mas que não terão de pagar pelo que fizeram no passado. (Atos 24:15; Romanos 6:23) De fato, Jesus disse que, com exceção do pecado imperdoável, “toda sorte de pecado e blasfêmia será perdoada”. (Mateus 12:31) Agora você talvez pergunte: ‘O que poderia ser tão terrível que Deus não possa perdoar?’
Além de arrependimento
O alerta de Jesus se referia a ‘blasfemar contra o espírito’ de forma deliberada e proposital. Não há perdão para esse tipo de pecado. “Não, nem neste sistema de coisas, nem no que há de vir”, acrescentou ele. (Mateus 12:31, 32) Os que tiverem cometido tal pecado não serão ressuscitados.
O que é blasfêmia contra o espírito? Ela emana do coração, revelando dolo e premeditação na atitude e na motivação. O fato de a pessoa se opor ao espírito santo de Deus de forma deliberada aumenta a gravidade do pecado. Para ilustrar: em algumas partes do mundo, a lei faz distinção entre homicídio doloso e culposo, com base na intenção e na maneira em que se cometeu o crime. A pena capital (morte) é aplicada somente quando o homicídio foi intencional ou premeditado.
O apóstolo Paulo havia sido blasfemador, mas disse: “Foi-me concedida misericórdia, porque eu era ignorante.” (1 Timóteo 1:13) Pecar contra o espírito santo é opor-se a ele deliberadamente. Isso envolve uma condição perversa de coração, a tal ponto que não há mais volta.
Paulo se referia, evidentemente, a esse tipo de pecado quando disse: “É impossível, quanto aos que de uma vez para sempre foram esclarecidos, e que provaram a dádiva celestial gratuita, e que se tornaram participantes de espírito santo, e que provaram a palavra excelente de Deus e os poderes do vindouro sistema de coisas, mas que se afastaram, reanimá-los novamente ao arrependimento.” (Hebreus 6:4-6) Ele acrescentou ainda: “Se praticarmos o pecado deliberadamente, depois de termos recebido o conhecimento exato da verdade, não há mais nenhum sacrifício pelos pecados.” — Hebreus 10:26.
Jesus alertou contra o pecado imperdoável por causa da conduta de alguns líderes religiosos de seus dias. Mas eles não lhe deram ouvidos; muito pelo contrário, foram responsáveis pela sua morte. Mais tarde, souberam por meio de provas irrefutáveis que o espírito santo havia realizado um milagre. Foram informados de que Jesus fora ressuscitado. Era evidente que Jesus era o Cristo! Mesmo assim, na sua perversidade, agiram contra o espírito santo ao subornarem os soldados romanos para que eles mentissem a respeito da ressurreição de Jesus. — Mateus 28:11-15.
Alerta aos verdadeiros cristãos
Por que a advertência sobre o pecado imperdoável serve de alerta aos verdadeiros cristãos? Porque, embora tenhamos conhecimento exato de Deus e da atuação de seu espírito, é possível que se desenvolva em nós um coração iníquo. (Hebreus 3:12) Devemos cuidar para não achar que somos imunes a isso. Judas Iscariotes havia sido um seguidor fiel de Jesus. Ele deve ter tido boas qualidades, pois foi escolhido como um dos 12 apóstolos. Mas permitiu que pensamentos e desejos maus se desenvolvessem no seu íntimo, a ponto de se deixar controlar por eles. Mesmo presenciando os incríveis milagres de Jesus, ele furtava dinheiro. E o resultado foi que, por dinheiro, ele traiu deliberadamente o Filho de Deus.
Alguns que no passado eram cristãos fiéis se afastaram deliberadamente de Deus, talvez por ressentimento, orgulho ou ganância, e agora são apóstatas que lutam contra o espírito de Deus. Eles se opõem deliberadamente à clara operação do espírito de Deus. Será que essas pessoas cometeram o pecado imperdoável? Jeová, como o supremo Juiz, é quem decidirá isso. — Romanos 14:12.
Em vez de julgar outros, cada um de nós deve prestar atenção a si mesmo para não cometer pecados secretos que possam aos poucos endurecer o coração. (Efésios 4:30) E é reconfortante saber que, se nos arrependermos, Jeová nos perdoará amplamente, mesmo que tenhamos cometido pecados graves. — Isaías 1:18, 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário