sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Faz diferença o tratamento médico que você escolhe?

O Conceito da Bíblia
Faz diferença o tratamento médico que você escolhe?
A HUMANIDADE está bem familiarizada com sofrimento, doenças e outros males. Quando se vêem diante desses inimigos do bem-estar, muitos buscam alívio por meio de tratamentos médicos. Jesus Cristo reconheceu que esse esforço é benéfico quando disse que “os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os que estão adoentados”. — Lucas 5:31.
Lucas, o escritor bíblico que escreveu essas palavras, também era médico. (Colossenses 4:14) Em suas viagens com Lucas, o apóstolo Paulo talvez tenha se beneficiado da sua experiência como médico. Mas as Escrituras fornecem orientações sobre o tipo de cuidados médicos que um cristão pode receber? Faz diferença o tratamento médico que você escolhe?
Orientação da Bíblia
A Bíblia pode orientar a pessoa a tomar decisões sensatas sobre o tipo de tratamento médico. Por exemplo, Deuteronômio 18:10-12deixa claro que práticas como a adivinhação e a magia são “detestáveis” para Jeová. A “prática de espiritismo”, contra a qual Paulo alertou, inclui esses atos proibidos. (Gálatas 5:19-21) Por esse motivo, os cristãos verdadeiros rejeitam qualquer exame diagnóstico ou tratamento terapêutico que explicitamente envolvam o espiritismo.
A Bíblia também revela que Deus tem em alta estima a santidade da vida e do sangue. (Gênesis 9:3, 4) Determinadas a acatar a ordem de ‘persistir em abster-se de sangue’, as Testemunhas de Jeová rejeitam técnicas médicas que violam a ordem bíblica de abster-se de sangue. (Atos 15:28, 29) Isso não significa que elas rejeitam todos os tipos de tratamento médico; muito pelo contrário, elas querem ter o melhor tratamento possível tanto para si mesmas como para seus filhos. Mas apelam para profissionais na área de saúde que lhes prescrevam tratamentos que estejam em harmonia com suas convicções religiosas.
Considere seus passos
O Rei Salomão avisou que “qualquer inexperiente põe fé em cada palavra, mas o argucioso considera os seus passos”. (Provérbios 14:15) Mesmo que determinado tratamento não entre em choque com princípios bíblicos, ainda assim a pessoa precisa ‘considerar os seus passos’. Nem todos os tratamentos médicos são eficazes. Quando Jesus disse que ‘são os adoentados que precisam de um médico’, ele não estava endossando todos os tipos de tratamento médico existentes naquela época. Ele sabia que alguns eram seguros ao passo que outros eram enganosos.*
Hoje também alguns tratamentos podem ser ineficazes, até fraudulentos; por isso, a pessoa que não tem bom senso pode expor-se a riscos desnecessários. Também, é preciso reconhecer que certo tratamento pode ser eficaz para uma pessoa, mas ineficaz — até mesmo prejudicial — para outra. Quando tiver de tomar decisões em questões de saúde, a pessoa prudente analisará cuidadosamente as opções em vez de ‘depositar fé em cada palavra’, mesmo que receba conselhos de amigos bem intencionados. Ela demonstra “bom juízo” procurando informações confiáveis a fim de estar em condições de fazer uma escolha esclarecida. — Tito 2:12.
Seja realista e razoável
É correto preocupar-se com o seu estado de saúde. Dar atenção, com equilíbrio, ao bem-estar físico demonstra apreço pelo dom da vida e pelo Originador dela. (Salmo 36:9) Mesmo buscando tratamento médico adequado, os cristãos ainda assim querem ter equilíbrio em questões de saúde. Por exemplo, se uma pessoa razoavelmente sadia começa a se preocupar em demasia com a sua saúde e a boa forma, isso pode fazê-la perder de vista as “coisas mais importantes”. — Filipenses 1:10; 2:3, 4.
Nos dias de Jesus, uma mulher doente e desesperançosa “tinha gasto todos os seus recursos” na busca de tratamento para sua doença crônica. Qual foi o resultado? Em vez de ser curada, seu estado de saúde piorou, o que deve tê-la frustrado muito. (Marcos 5:25, 26) Ela fez tudo o que estava a seu alcance para obter alívio, mas nada funcionou. O caso dela destaca as limitações da medicina na época em que vivia. Apesar do avanço da tecnologia e das pesquisas médicas da atualidade, muitas pessoas se encontram na mesma situação. Por essa razão, é importante ter um conceito realista sobre até onde a medicina pode chegar. É simplesmente impossível ter saúde perfeita hoje em dia. Os cristãos reconhecem que o tempo de Deus para “a cura das nações” ainda está por vir. (Revelação [Apocalipse] 22:1, 2) Portanto, precisamos ter um conceito equilibrado sobre tratamentos médicos. — Filipenses 4:5.
Sem dúvida, as escolhas que fazemos são muito importantes. Por esse motivo, quando tivermos de tomar decisões sobre tratamento médico, nossa escolha deve indicar que estamos interessados não só em ter boa saúde, mas também em manter um relacionamento salutar com Deus. Se fizermos assim, continuaremos a aguardar com confiança o cumprimento da promessa de Jeová de que, no novo mundo que está para vir, “nenhum residente dirá: ‘Estou doente.’” — Isaías 33:24.
[Nota(s) de rodapé]
Por exemplo, na enciclopédia médica de Dioscórides, do primeiro século, um suposto remédio para icterícia era uma poção feita com vinho e esterco de bode! Sabemos que essa receita era, obviamente, bem capaz de aumentar ainda mais o sofrimento do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário