sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O casamento é para sempre?

O Conceito da Bíblia
O casamento é para sempre?
A RESPOSTA a essa pergunta parece óbvia. Afinal, no Ocidente, ao fazer os votos, os noivos concordam em apegar-se um ao outro “na alegria e na tristeza, até que a morte os separe”. Os votos de casamento em geral declaram que os noivos estão assumindo um compromisso vitalício. Mas hoje muitos não levam a sério essas promessas solenes. Um número alarmante de casais se separa — alguns com meses e outros com décadas de casados. Por que o respeito pelo casamento está diminuindo? A Bíblia fornece a resposta.
Queira examinar 2 Timóteo 3:1-3 e compare o que se diz ali com o que observa hoje no mundo. Em parte, esses versículos dizem: “Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, . . . ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos . . . sem autodomínio.” A exatidão dessa profecia impressiona. As atitudes ali descritas prejudicam e enfraquecem as relações maritais no mundo todo, como é comprovado pelo alto índice de divórcios.
Torna-se claro que muitos perderam o respeito pelo casamento. Assim, poderíamos perguntar: Será que o casamento deve ser encarado de forma tão séria? O matrimônio é mesmo sagrado, como se costumava dizer? Como os cristãos devem encarar o casamento? Que ajuda a Bíblia fornece aos casados hoje em dia?
Mudou o conceito de Deus?
Ao instituir o casamento, Deus não disse que se tratava de uma união temporária. Gênesis 2:21-24 diz que ele uniu o primeiro homem e a primeira mulher. Não se faz ali nenhuma menção de divórcio ou de separação. Ao contrário, o versículo 24 diz: “O homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne.” O que significam essas palavras?
Analise o corpo humano. Observe como os diferentes tecidos formam um todo harmonioso, e como os ossos são ligados por juntas bem lubrificadas. Que maravilhosa harmonia e durabilidade! Mas é muito doloroso quando esse organismo ímpar sofre um grave ferimento! Apropriadamente, em Gênesis 2:24, a expressão “uma só carne” salienta a intimidade e a perenidade da união marital. Ela também dá a entender a grande dor que se tem quando essa união é dissolvida.
Embora no decorrer dos milênios os conceitos humanos tenham sofrido grandes mudanças, Deus ainda encara o casamento como um compromisso vitalício. Cerca de 2.400 anos atrás, havia judeus que abandonavam a primeira mulher para se casar com uma mais jovem. Deus condenou essa prática, declarando mediante o profeta Malaquias: “‘Vós tereis de guardar-vos quanto ao vosso espírito, e que nenhum de vós aja traiçoeiramente com a esposa da sua mocidade. Pois ele tem odiado o divórcio’, disse Jeová, o Deus de Israel.” — Malaquias 2:15, 16.
Mais de quatro séculos depois, Jesus reafirmou o conceito original de Deus ao citar Gênesis 2:24 e ordenar: “O que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” (Mateus 19:5, 6) Anos mais tarde, o apóstolo Paulo disse que ‘a esposa não deve afastar-se do marido’ e que “o marido não deve deixar a sua esposa”. (1 Coríntios 7:10, 11) Esses versículos refletem muito bem o conceito de Deus sobre o casamento.
Faz a Bíblia alguma concessão para terminar o casamento? Sim, o casamento acaba quando um dos cônjuges morre. (1 Coríntios 7:39) O adultério também pode dissolver essa relação, se o cônjuge inocente assim decidir. (Mateus 19:9) Com exceção desses casos, a Bíblia incentiva os casados a permanecerem juntos.
Como fazer com que o casamento dure
Deus quer que o casamento perdure, não com aflição, mas com satisfação. Ele quer que marido e mulher resolvam seus problemas e apreciem profundamente a companhia um do outro. Sua Palavra fornece orientação para um casamento feliz e duradouro. Queira notar os seguintes textos.
Efésios 4:26: “Não se ponha o sol enquanto estais encolerizados.”* Certo homem que é feliz no casamento acredita que esse texto o ajuda a resolver prontamente qualquer desavença com sua mulher. “Se você não consegue dormir depois de uma discussão, alguma coisa está errada. Não deixe o assunto para depois”, diz. Já aconteceu de ele ficar conversando com a mulher até altas horas da noite. Mas sempre acabam se entendendo. Ele acrescenta: “Aplicar os princípios bíblicos faz maravilhas.” Com isso eles são felizes no casamento já por 42 anos.
Colossenses 3:13: “Continuai a suportar-vos uns aos outros e a perdoar-vos uns aos outros liberalmente.” Certo homem explica como ele e a esposa colocam esse conselho em prática: “Os casais podem irritar um ao outro sem necessariamente fazer algo errado, porque todos nós temos falhas e hábitos que incomodam outros. Nós relevamos essas coisas por não permitirmos que elas interfiram em nosso relacionamento.” Sem dúvida isso os ajudou ao longo dos 54 anos que estão casados!
A aplicação de princípios bíblicos como esses fortalece o vínculo que une marido e mulher, contribuindo para um casamento feliz, satisfatório e duradouro.
[Nota(s) de rodapé]
De acordo com a contagem do tempo no Oriente Médio no primeiro século, o dia terminava ao pôr-do-sol. Paulo estava assim incentivando os leitores a fazer as pazes com outros antes de terminar o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário