sexta-feira, 2 de março de 2012

As mulheres devem esconder sua beleza?

“AS MULHERES amam a moda”, disse George Simonton, estilista experiente e professor no Instituto de Tecnologia da Moda, de Nova York. Ele explica: “As mulheres gostam de expressar sua individualidade, de se alinhar, de realçar sua aparência . . . Eu acho que fazer isso mostra respeito por si mesma e pelas pessoas que estão com você.” De fato, por muito tempo os adereços têm sido considerados uma forma de as mulheres expressarem sua feminilidade, realçar a aparência e ganhar certa medida de autoconfiança.
No entanto, em nome da religião, alguns adotaram um ponto de vista negativo em relação ao adorno feminino. “As santas mulheres . . . se forem . . . bonitas por natureza, . . . não devem realçar sua beleza, mas tentar reprimi-la”, escreveu Tertuliano, no terceiro século EC. Com respeito aos cosméticos, ele continuou: “As mulheres pecam contra Deus quando passam creme no rosto, tingem as maçãs do rosto com ruge ou alongam as sobrancelhas.” Ele chamou os “artigos de adereços” de ouro e prata de “instrumentos de sedução”.
Hoje em dia, muitos ainda têm conceitos extremistas sobre o adorno feminino. Algumas religiões até mesmo proíbem seus membros de usar qualquer jóia, maquiagem ou roupa colorida. Será que a mulher cristã deve esconder sua beleza ou deve tentar realçar sua aparência?
O conceito de Deus
A Bíblia não considera em detalhes o uso de jóias e de cosméticos. Apesar disso, há evidência suficiente de que Deus não condena nem essas nem outras formas de adorno.
Por exemplo, ao descrever como abençoou Jerusalém, Deus falou como se aquela cidade fosse uma mulher. Ele disse: “E fui ataviar-te com enfeites . . . , e cresceste, tornando-te muitíssimo bonita.” (Ezequiel 16:11-13) Embora fossem simbólicos, tais ornamentos incluíam pulseiras, um colar e brincos. As Escrituras também fazem uma comparação positiva de ornamentos pessoais de ouro com um “sábio repreendedor”, cujas palavras são recebidas por um ouvinte disposto. (Provérbios 25:1, 12) É razoável concluir que, se as Escrituras fazem essas comparações favoráveis, Deus não seria contra as mulheres usarem belos objetos para realçar sua aparência.
As mulheres cristãs se adornam
Algumas passagens bíblicas tratam diretamente do assunto de adorno feminino. O apóstolo Paulo escreveu: “Desejo que as mulheres se adornem em vestido bem arrumado.” Quando isso é feito com “modéstia e bom juízo”, pode ser um reflexo da reverência que a mulher tem a Deus. (1 Timóteo 2:9, 10) O fato de as mulheres cristãs mostrarem tal beleza modesta pode refletir de modo favorável nos ensinos de Deus e na congregação.
Algumas pessoas argumentam que os mesmos versículos dizem que o adorno não deve ser “com estilos de trançados dos cabelos, e com ouro, ou pérolas, ou vestimenta muito cara, mas dum modo próprio das mulheres que professam reverenciar a Deus, a saber, por intermédio de boas obras”. Isso significa que as mulheres não devem arrumar o cabelo ou usar jóias?
Não, não é isso; a Bíblia fala bem do adorno. Portanto, em vez de proibir certo tipo de ornamento, Paulo estava incentivando as mulheres a se concentrarem primeiramente em se adornarem com qualidades cristãs e boas obras.
A motivação é importante
O apóstolo Paulo escreveu: “Não nos julguemos mais uns aos outros, mas, antes, tomai esta decisão, de não pordes diante dum irmão uma pedra de tropeço ou uma causa para cair.” (Romanos 14:13) Como isso se aplica ao que escolhemos como adorno pessoal?
Primeiro, Paulo nos diz para não ‘julgarmos uns aos outros’. Devemos tomar cuidado para não ‘pôr diante de um irmão uma pedra de tropeço’. Os padrões do que é aceitável podem variar de acordo com o país e a cultura. O que é aceitável em certa época e lugar pode tornar-se inadequado em outras circunstâncias. Não devemos fazer outros tropeçar ou ofendê-los por usar um tipo de adorno que a nossa cultura associa a um estilo de vida objetável. As mulheres reverentes devem se perguntar: Como a comunidade encara o que eu uso? As pessoas na congregação ficam constrangidas, incomodadas ou envergonhadas por causa do que eu uso? Mesmo que uma cristã tenha o direito de se vestir ou se arrumar de certo modo, ela abre mão desse direito caso isso seja ofensivo. — 1 Coríntios 10:23, 24.
Além disso, dar atenção demais à própria aparência pode levar a uma atitude prejudicial. Hoje em dia, em muitos países, algumas mulheres usam o adorno de modo provocante para atrair atenção a si mesmas de forma imodesta. As mulheres cristãs, porém, evitam terminantemente usar adornos dessa maneira inadequada, e esforçam-se a serem ajuizadas e castas em seus assuntos pessoais, “para que não se fale da palavra de Deus de modo ultrajante”. — Tito 2:4, 5.
As mulheres reverentes entendem que, mesmo que usem adorno externo, sua verdadeira beleza está na “pessoa secreta do coração” e isso se reflete na sua atitude e conduta. (1 Pedro 3:3, 4) A mulher que faz escolhas sensatas quanto ao seu estilo de se vestir, o uso de cosméticos e de jóias ganha o respeito de outros e honra seu Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário