sexta-feira, 2 de março de 2012

Será que um desastre cósmico destruirá o mundo?

NO DIA 12 de março de 1998, manchetes de jornal, telas de TV e sites na Internet ao redor do globo espalharam a ominosa notícia: “Um asteróide com 1,5 quilômetro de diâmetro está em rota de quase colisão com a Terra.” Cientistas e leigos apressaram-se a avaliar o real perigo. Os astrônomos logo concluíram que a possibilidade de um impacto era nula.
Contudo, em meio ao rebuliço, surgiu uma nova conscientização. “O mais notável a respeito do alarme falso talvez seja que, por mais apavorante que tenha sido, muitas pessoas não mais o consideraram como enorme surpresa”, disse a revista U.S.News & World Report. “A idéia de que nós na Terra devemos estar atentos à possibilidade de surgirem outros objetos assim — e que devemos planejar fazer algo a respeito — seria bizarra uma década ou mais atrás, mas agora certos cientistas, e até mesmo alguns políticos, acham que a ameaça, embora pequena, é real.”
Alguns astrônomos acreditam que uns 2.000 objetos celestiais suficientemente grandes para causar uma catástrofe global riscam o céu em trajetórias que podem cruzar-se com a órbita da Terra ou chegar perto dessa órbita. Mesmo que um desses objetos relativamente pequenos colidisse com a Terra, dizem os pesquisadores, a explosão resultante equivaleria a uma detonação simultânea de muitas armas nucleares. As conseqüências desse impacto seriam catastróficas para o nosso planeta e seus habitantes, tanto humanos como animais.
A opinião muitas vezes desconsiderada nessas predições e cálculos sombrios é a do Criador do Universo, Jeová Deus. (Salmo 8:3; Provérbios 8:27) Na Bíblia, ele deixou bem claro qual é o seu propósito para com a Terra e a raça humana. Permitirá ele que um desastre cósmico destrua o nosso mundo?
Um Universo sob controle divino
Sendo Jeová o todo-poderoso Criador do Universo, é razoável concluir que ele tem a capacidade de controlar totalmente as forças que governam os corpos celestes. O sábio Rei Salomão disse que Jeová “firmou solidamente os céus em discernimento”. (Provérbios 3:19) O profeta Jeremias declarou que Deus é “Aquele que pelo seu entendimento estendeu os céus”. — Jeremias 51:15.
Jeová colocou em operação as leis e as forças que regem os movimentos dos corpos celestes, incluindo as estrelas, os planetas, os cometas e os asteróides. (Isaías 40:26) Contudo, pelo visto, ele permite que as estrelas e os planetas sigam os seus ciclos naturais de nascimento, vida e morte figurativos sem a Sua intervenção constante. Isso inclui algumas colisões espetaculares de corpos celestes. Um exemplo recente é a colisão de julho de 1994 em que fragmentos do cometa Shoemaker-Levy 9 bateram no planeta Júpiter.
Há evidência geológica de que grandes rochas do espaço sideral se chocaram com a Terra na história pré-humana. Mas será que um evento assim algum dia acontecerá no nosso planeta habitado? O que poderia acontecer, por exemplo, se um asteróide de 1,5 quilômetro de diâmetro colidisse com a Terra? O astrônomo Jack Hills calcula que seu impacto liberaria energia equivalente a milhões de vezes a da bomba que nivelou Hiroshima. Se atingisse o oceano, as ondas de maremoto inundariam os litorais. “Onde houvesse cidades”, diz Hills, “restariam apenas terras alagadiças”. A mais trágica previsão é a aniquilação total da raça humana. Como é que essa predição apocalíptica se enquadra no propósito do Criador para com a Terra? A Bíblia mostra que este planeta ocupa um lugar especial no propósito de Jeová.
A Terra: feita com um propósito
A respeito de nosso planeta, o salmista declara: “Os céus pertencem a Jeová, mas a terra ele deu aos filhos dos homens.” (Salmo 115:16) Isaías apresenta Jeová como “o Formador da terra . . ., Aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplesmente para nada, que a formou mesmo para ser habitada”. (Isaías 45:18) A Terra é a herança que Jeová deu à humanidade. E, visto que o Criador tem em mente um futuro eterno para os humanos, a Terra permanecerá para sempre como lar duradouro dos que Lhe forem fiéis. O Salmo 104:5 garante-nos: “[Jeová] fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.”
É verdade que Deus tem permitido alguns grandes desastres no nosso planeta, que resultaram na morte de consideráveis segmentos da humanidade. Algumas dessas catástrofes — como guerras, fomes e epidemias — têm sido inteira ou parcialmente causadas pela ganância, tolice e crueldade humanas. (Eclesiastes 8:9) Outras — como terremotos, erupções vulcânicas, inundações e tormentas — têm sido causadas por fenômenos naturais que a humanidade ainda não entende plenamente. Contrário ao propósito original de Deus, os humanos não são mais perfeitos; são pecaminosos. Assim, em base individual, não podemos, por ora, ter como certa a proteção divina contra os chamados desastres naturais.
Contudo, Jeová jamais permitiu que a existência humana na Terra ficasse seriamente ameaçada. Desde a criação do homem, a História confirmada não registra nenhum caso de catástrofe natural que ameaçasse a existência de toda a humanidade.
A sobrevivência da raça humana é garantida
Desde o início da história humana, o propósito do Criador é que o homem ‘encha a Terra e a sujeite’. (Gênesis 1:28; 9:1) Ele prometeu que “os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre”. (Salmo 37:9, 11, 22, 29) A respeito de suas promessas, Jeová confirma: “Meu próprio conselho ficará de pé e farei tudo o que for do meu agrado.” — Isaías 46:10; 55:11; Salmo 135:6.
A Bíblia não descarta totalmente a possibilidade de ocorrer uma calamidade terrestre em pequena escala, causada por algum fenômeno cósmico. Contudo, podemos ter certeza de que Jeová não permitirá que algum desastre cósmico frustre o seu declarado propósito para com a Terra e a humanidade. À base das promessas bíblicas, podemos ter certeza de que o nosso planeta continuará para sempre habitado — sim, será o lar da humanidade por tempo indefinido! — Eclesiastes 1:4; 2 Pedro 3:13.
[Nota(s) de rodapé]
O Dilúvio dos dias de Noé foi um meio de execução divina, mas Jeová providenciou que alguns humanos e animais sobrevivessem. — Gênesis 6:17-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário