“POR QUE AS MULHERES SÃO JULGADAS À BASE DE SEU SEXO, EM VEZ DE SUA EXPERIÊNCIA, HABILIDADE E INTELIGÊNCIA?” — BETTY A.
“AS MULHERES SÃO CONDICIONADAS A PENSAR QUE SÃO CRIATURAS INFERIORES.” — LYNN H.
SERÁ que a expressão “vaso mais fraco”, encontrada na Bíblia, rebaixa as mulheres? O versículo bíblico em questão é 1 Pedro 3:7, que diz: “Vós, maridos, continuai a morar com elas da mesma maneira, segundo o conhecimento, atribuindo-lhes honra como a um vaso mais fraco, o feminino, visto que sois também herdeiros com elas do favor imerecido da vida, a fim de que as vossas orações não sejam impedidas.”
Quando Pedro escreveu isso a concristãos, as mulheres tinham bem poucos direitos, não apenas no mundo pagão da antiguidade, mas também na comunidade judaica, apóstata. Será que Pedro e os primitivos cristãos estavam promovendo o conceito que, na época, predominava a respeito das mulheres?
Vasos inferiores?
Como é que os leitores das palavras de Pedro, no primeiro século, entendiam a expressão “vaso mais fraco”? A palavra grega para vaso (skeú‧os) foi usada diversas vezes nas Escrituras Gregas e refere-se a vários recipientes, implementos, utensílios e instrumentos. Ao chamar as mulheres de “vaso mais fraco”, Pedro não as estava rebaixando, porque a expressão sugeria que o marido também era um vaso frágil ou fraco. Outros textos bíblicos usam metáforas semelhantes ao se referir tanto a mulheres como a homens, a exemplo de “vasos de barro” (2 Coríntios 4:7) e “vasos de misericórdia” (Romanos 9:23). É verdade que Pedro descreve as mulheres como o “mais fraco” dos sexos. Mas Romanos 5:6 usa a palavra “fracos” para se referir a todos os humanos — homens e mulheres. Portanto, os primitivos cristãos não consideravam depreciativa para as mulheres a expressão “vaso mais fraco”.
Ao contrário, as palavras de Pedro eram vistas como enobrecimento da posição das mulheres. Nos dias de Pedro quase não existia respeito por elas. Como Deus há muito havia previsto, o marido muitas vezes dominava a esposa e cometia abusos físicos, sexuais e emocionais contra ela. (Gênesis 3:16) Assim, o conselho de Pedro aos maridos cristãos era, nas entrelinhas: não explorem o poder que a sociedade secular deu aos homens.
Examinemos mais de perto a expressão “mais fraco”. Nesse versículo, Pedro referia-se a características físicas, não emocionais. Os homens são vasos fracos; as mulheres, em comparação, são vasos mais fracos. Como assim? Graças a sua estrutura óssea e muscular, os homens em geral são dotados de mais força física. No entanto, nada indica que Pedro estivesse fazendo uma comparação de força moral, espiritual ou mental. Na verdade, com respeito a reações emocionais, as mulheres talvez sejam mais bem descritas como diferentes dos homens, não necessariamente mais fracas ou mais fortes. A Bíblia fala do forte caráter moral, da perseverança e do discernimento de mulheres que faziam a vontade de Deus, como Sara, Débora, Rute e Ester, para mencionar apenas algumas. Homens humildes não têm dificuldade em reconhecer que as mulheres podem ser mais inteligentes do que eles.
No entanto, alguns crêem que a referência às mulheres como ‘mais fracas’ dá a entender que elas são pessoas inferiores. Mas veja o seguinte exemplo. Alguém tem dois recipientes úteis. Um é mais resistente do que o outro. Será que o recipiente menos resistente de alguma forma tem menos valor por não ser tão resistente quanto o outro? Na verdade, o recipiente menos resistente geralmente é tratado com mais cuidado e honra do que o mais resistente. Portanto, será que a mulher tem menos valor por ter menos força física do que o homem? Certamente que não! Não é para denegrir as mulheres que Pedro usa a expressão “vaso mais fraco”, mas para promover respeito.
“Da mesma maneira . . . segundo o conhecimento”
Pedro exortou os maridos a ‘continuar a morar com a esposa da mesma maneira, segundo o conhecimento’. “Da mesma maneira” a exemplo de quem? Em versículos anteriores, Pedro falava do cuidado amoroso de Cristo com seus seguidores; ele instruiu os maridos a cuidar da esposa “da mesma maneira”. (1 Pedro 2:21-25; 3:7) Cristo sempre colocava o bem-estar e os interesses dos discípulos à frente dos seus próprios desejos e preferências. Interessava-se no seu bem-estar espiritual e físico e levava em conta suas limitações. Os maridos devem imitar o exemplo amoroso de Cristo, para que se comportem “da mesma maneira” com relação à esposa.
Um casamento harmonioso não acontece por acaso. Tanto o marido como a esposa devem saber contribuir para o êxito do casamento. Assim, o conselho de Pedro é que os maridos continuem a morar com a esposa “segundo o conhecimento”. Os maridos precisam estudar como Jeová e seu Filho, Jesus Cristo, lidavam com as mulheres. Precisam saber como Deus quer que tratem a esposa.
Além disso, os maridos precisam conhecer bem a esposa: seus sentimentos, pontos fortes, limitações, gostos e aversões. Precisam saber respeitar a inteligência, a experiência e a dignidade da esposa. A Bíblia diz: “Maridos, continuai a amar as vossas esposas, assim como também o Cristo amou a congregação e se entregou por ela. Deste modo, os maridos devem estar amando as suas esposas como aos seus próprios corpos. Quem ama a sua esposa, ama a si próprio, pois nenhum homem jamais odiou a sua própria carne; mas ele a alimenta e acalenta.” — Efésios 5:25, 28, 29.
Atribuir honra à esposa
Ao se referir às mulheres como “vaso mais fraco”, Pedro também disse que o marido deve ‘atribuir honra’ à esposa. Em grego, o substantivo ti‧mé transmite o sentido de honra, estima, valor, preciosidade. Em outras palavras, o ato de atribuir honra não é simplesmente um favor, mas reconhecimento do que se deve às mulheres. Paulo deu a seguinte instrução a todos os cristãos, tanto homens como mulheres: “Em amor fraternal, tende terna afeição uns para com os outros. Tomai a dianteira em dar honra uns aos outros.” — Romanos 12:10.
Jeová Deus certamente não considera as mulheres apenas como objeto para ser exibido. Em Israel, as leis de Deus aplicavam-se com igual força a homens e a mulheres culpados de adultério, incesto, bestialidade e outros crimes. (Levítico 18:6-17, 23, 29; 20:10-12) As mulheres podiam desfrutar os benefícios dos sábados, das leis dos nazireus, das festividades e de muitos outros dispositivos da Lei. (Êxodo 20:10; Números 6:2; Deuteronômio 12:18; 16:11, 14) A mãe, tanto quanto o pai, devia ser honrada e obedecida. — Levítico 19:3; 20:9; Deuteronômio 5:16; 27:16; Provérbios 1:8.
Os versículos 10 a 31 do capítulo 31 de Provérbios honram a “esposa capaz”, por causa da fidelidade, laboriosidade e sabedoria em cuidar de suas muitas responsabilidades. Ela era devidamente reconhecida por sua participação em cuidar de negócios da família e de outros assuntos financeiros. Que diferença da atitude de alguns homens que pensam nas mulheres como meros objetos de decoração! Mais tarde, na primitiva congregação cristã, mulheres receberam o poder do espírito santo como testemunhas de Cristo. (Atos 1:14, 15; 2:3, 4; note Joel 2:28, 29.) Assim, algumas mulheres estão destinadas a tornar-se juízes celestiais de homens, mulheres e até de anjos. (1 Coríntios 6:2, 3) É verdade que as mulheres não deviam ensinar em reuniões congregacionais, mas havia situações em que as mulheres cristãs podiam orar ou profetizar. Foram incumbidas de ser instrutoras de mulheres mais jovens, crianças e pessoas de fora da congregação. — Mateus 24:14; 1 Coríntios 11:3-6; Tito 2:3-5; note Salmo 68:11.
Outro bom indício do que Pedro tinha em mente ao recomendar que se lhes atribuísse honra encontra-se em 2 Pedro 1:17. Lemos ali que Jeová honrou a Jesus expressando-lhe sua aprovação na presença de outros, dizendo: “Este é meu Filho, meu amado.” O marido também deve mostrar em ações, tanto em público como em particular, que atribui honra à esposa.
Herdeiras da vida
Ao longo da História, os homens com freqüência têm considerado as mulheres como merecedoras de pouca honra ou respeito — como escravas ou mero instrumento para a gratificação masculina. O conceito cristão com respeito a atribuir honra às mulheres certamente as enobrece a um nível mais elevado de respeito. O livro Barnes’ Notes on the New Testament (Notas Sobre o Novo Testamento, de Barnes) diz que a admoestação de Pedro “contém uma verdade muito importante com relação ao sexo feminino. Em todo outro sistema de religião, exceto no sistema cristão, a mulher tem sido considerada, em todos os aspectos, inferior ao homem. O cristianismo ensina que . . . ela tem direito a todas as esperanças e promessas que a religião dá. . . . Essa única verdade tiraria o sexo feminino em todo lugar da degradação e poria fim imediato a metade dos males sociais da raça humana.”
Já que a Cristo pertencem tanto homens como mulheres, há um motivo sério para os maridos prezarem a esposa como propriedade de Cristo. Imediatamente após se referir às mulheres como “vaso mais fraco”, Pedro continua: “Visto que sois também herdeiros com elas do favor imerecido da vida, a fim de que as vossas orações não sejam impedidas.” (1 Pedro 3:7b) Pedro indicou que o marido que maltratasse a esposa prejudicaria sua relação com Deus, bloqueando suas orações.
De modo algum a expressão “vaso mais fraco” visava insultar as mulheres. Embora Jeová tenha dado ao marido a chefia da família, ele não aprova que os homens maltratem as mulheres. Em vez disso, ele manda que o homem, conhecendo a mulher, cuide dela e a honre.
A Bíblia ordena que tanto os homens casados como os solteiros atribuam honra às mulheres, não as tratando como pessoas inferiores. Os homens e as mulheres que sinceramente adoram a Deus e dignificam uns aos outros receberão ricas bênçãos da mão de Deus. — Note 1 Coríntios 7:16.
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