sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que cuidar do meio ambiente?

HOJE, as atividades humanas talvez estejam prejudicando a saúde de nosso planeta mais do que em qualquer outra época da História. Ao passo que as ameaças de problemas como o aquecimento global se tornam mais alarmantes, cientistas, governos e indústrias intensificam seus esforços para combatê-las.
Será que cada um de nós tem a responsabilidade de ajudar a cuidar do meio ambiente? Em caso afirmativo, até que ponto? A Bíblia nos dá bons motivos para agir em benefício da Terra. Também nos ajuda a ser razoáveis nesse respeito.
Apoio ao propósito do Criador
Jeová Deus criou a Terra para ser um lar semelhante a um jardim para a humanidade. Ele declarou que todo o seu trabalho era “muito bom” e deu aos humanos a tarefa de ‘cultivar a Terra e tomar conta dela’. (Gênesis 1:28, 31; 2:15) Como Deus se sente em relação à condição atual da Terra? Sem dúvida, ele está profundamente magoado com a má administração humana, pois Revelação (Apocalipse) 11:18 prediz que ele vai “arruinar os que arruínam a terra”. De modo que não devemos ser indiferentes à situação difícil do nosso planeta.
A Bíblia nos garante que qualquer dano causado pelo homem será desfeito quando Deus ‘fizer novas todas as coisas’. (Revelação 21:5) Mas não devemos concluir que o que fazemos hoje não tem importância só porque Deus vai restaurar a Terra. Tem importância sim! Então, como podemos demonstrar que temos o mesmo ponto de vista de Deus sobre nosso planeta e que apoiamos sua vontade de transformá-lo num paraíso?
Como contribuir para uma Terra purificada
As atividades humanas normais produzem certa quantidade de lixo. Jeová sabiamente projetou os ciclos naturais da Terra para processar esse lixo, purificando o ar, a água e o solo. (Provérbios 3:19) Nossas ações devem estar em harmonia com esses processos. Assim, precisamos ter cuidado para não contribuir desnecessariamente para os problemas do meio ambiente. Ao fazermos isso, demonstramos que amamos o próximo como a nós mesmos. (Marcos 12:31) Veja um exemplo interessante dos tempos bíblicos.
Deus instruiu a nação de Israel a enterrar o excremento humano “fora do acampamento”. (Deuteronômio 23:12, 13) Isso mantinha a higiene no acampamento e acelerava o processo de decomposição. Os cristãos verdadeiros hoje também se esforçam para eliminar prontamente o lixo e outros detritos de modo apropriado. Deve-se ter cuidado especial ao descartar materiais tóxicos.
Muitos resíduos podem ser reaproveitados ou reciclados. Se a reciclagem for uma exigência das autoridades, então obedecer a essas leis faz parte de dar a “César as coisas de César”. (Mateus 22:21) A reciclagem talvez dê um pouco mais de trabalho, mas é uma evidência de que desejamos um planeta limpo.
Conservar os recursos da Terra
A fim de satisfazer nossas necessidades de comida, abrigo e combustível, e assim continuarmos vivendo, precisamos consumir os recursos naturais. O modo como usamos esses recursos mostra se os encaramos como presentes de Deus. Quando os israelitas quiseram comer carne no deserto, Jeová proveu uma grande quantidade de codornizes. A ganância fez com que eles abusassem de modo egoísta dessa provisão, deixando Jeová furioso. (Números 11:31-33) Deus não mudou. Portanto, cristãos responsáveis evitam desperdícios, pois isso poderia ser um sinal de ganância.
Alguns talvez achem que têm o direito de consumir energia ou outros recursos de modo irrestrito. Mas os recursos naturais não devem ser esbanjados só porque podemos pagar por eles ou porque existem em grande quantidade. Após Jesus ter alimentado milagrosamente uma grande multidão com alguns peixes e pães, ele ordenou que as sobras fossem recolhidas. (João 6:12) Ele tomou cuidado para não desperdiçar o que seu Pai havia providenciado.
Esforços equilibrados
Todos os dias fazemos escolhas que afetam o meio ambiente. Significa isso que deveríamos ir a extremos, separando-nos da sociedade humana para evitar causar qualquer dano ao planeta? Nenhuma parte da Bíblia incentiva isso. Veja o exemplo de Jesus. Quando esteve na Terra, ele levou uma vida normal, o que lhe deu condições de realizar a obra de pregação designada por Deus. (Lucas 4:43) No entanto, recusou-se a ter envolvimento na política como meio de solucionar os problemas sociais de seus dias. Jesus disse claramente: “Meu reino não faz parte deste mundo.” — João 18:36.
É apropriado, porém, considerarmos o impacto ambiental de nossas escolhas em assuntos como transporte, recreação e compras para a casa. Por exemplo, alguns decidem comprar produtos cuja fabricação ou funcionamento minimiza os danos causados ao meio ambiente. Outros se esforçam a reduzir sua participação em atividades que poluem ou consomem recursos naturais indevidamente.
Não há necessidade de impor a outros nossas decisões com respeito ao meio ambiente. As circunstâncias pessoais e locais variam. No entanto, ainda somos individualmente responsáveis por nossas decisões, pois, conforme declara a Bíblia, “cada um levará a sua própria carga”. — Gálatas 6:5.
O Criador incumbiu os humanos da responsabilidade de cuidar da Terra. Nossa gratidão por essa incumbência e o respeito humilde por Deus e suas criações devem motivar-nos a tomar decisões ponderadas e responsáveis sobre como tratamos a Terra.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Será que Deus fará algo para solucionar os problemas ambientais? — Revelação 11:18.
▪ Que tarefa Deus confiou aos humanos com relação à Terra? — Gênesis 1:28; 2:15.
▪ Que exemplo Jesus Cristo deixou na questão de evitar desperdícios? — João 6:12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário