sexta-feira, 2 de março de 2012

O que é o espírito santo de Deus?

“Então, quando todo o povo fora batizado, Jesus também foi batizado, e, enquanto orava, abriu-se o céu e desceu sobre ele o espírito santo, em forma corpórea, semelhante a uma pomba, e uma voz saiu do céu: ‘Tu és meu filho, o amado; eu te tenho aprovado.’” — Lucas 3:21, 22.
NUM discurso para um grupo de filósofos da Grécia antiga, o apóstolo Paulo chamou Deus de “Senhor do céu e da terra”. Foi esse Deus, disse Paulo, que “fez o mundo e todas as coisas nele” e que “dá a todos vida, e fôlego, e todas as coisas”. (Atos 17:24-28) Como Deus consegue fazer tudo isso? Por meio de seu espírito santo, ou força ativa.
A Bíblia explica também que Deus tem “abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder”. (Isaías 40:26) De fato, Deus criou todo o Universo, que manifesta Sua energia dinâmica e Seu poder.
Poder em ação
Não é muito correto dizer que o espírito santo é o poder de Deus, pois o poder pode estar latente, ou inativo, em algo ou em alguém, como a energia armazenada numa pilha carregada que não foi usada. Mas as Escrituras falam do espírito de Deus em contextos que indicam movimento, mais ou menos como a corrente elétrica que flui da pilha quando essa é usada. (Gênesis 1:2) De modo que o espírito santo de Deus é sua energia em ação, sua força ativa.
A Bíblia às vezes diz que o espírito santo realizou certa tarefa ou que estava em um lugar diferente de Deus. (Mateus 28:19, 20; Lucas 3:21, 22; Atos 8:39; 13:4; 15:28, 29) Alguns que lêem essas passagens presumem que o espírito santo tem uma identidade separada de Deus. Por que se usa essa linguagem nas Escrituras? Será que o espírito santo é uma entidade separada de Deus?
O Deus Todo-Poderoso existe num plano completamente diferente da sua criação material. Ele é espírito, invisível aos nossos sentidos limitados. (João 4:24) A Bíblia diz que Jeová Deus mora nos céus e que de lá ele observa a humanidade. (Salmo 33:13, 14) Isso é compreensível. O Criador deve ser maior do que os elementos com que trabalha. Ele tem autoridade sobre eles, os manipula, molda e controla. — Gênesis 1:1.
Desde sua morada invisível, Deus pode fazer com que as coisas aconteçam em qualquer momento, em qualquer lugar. Assim, não precisa estar no lugar em que sua força ativa opera. Pode enviar seu espírito para executar tarefas. (Salmo 104:30) Hoje em dia é fácil para pessoas que operam eletrodomésticos por controle remoto entender isso. Compreendemos o poder de forças invisíveis como a eletricidade ou os raios infravermelhos. De modo similar, com sua força invisível, ou espírito santo, Deus pode realizar tudo que se propõe, sem precisar se deslocar de um lugar para outro. — Isaías 55:11.
Nos tempos bíblicos talvez fosse difícil entender isso. Falar do espírito santo como força separada sem dúvida ajudou os leitores a entender como Deus usa seu poder embora não se desloque para o lugar em que esse opera. Quando a Bíblia fala do espírito santo ter feito isso ou aquilo, está na verdade dizendo que o próprio Deus enviou ou exerceu seu poder sobre pessoas ou coisas para executar sua vontade.
Usado em diversas tarefas
Com o espírito santo, Jeová criou todas as coisas animadas e inanimadas. (Salmo 33:6) Usou-o também para destruir no Dilúvio uma geração violenta e impenitente. (Gênesis 6:1-22) Valeu-se dessa mesma força ativa para transferir a vida preciosa de Seu Filho para o útero de uma virgem judia, Maria. — Lucas 1:35.
Em algumas ocasiões, o espírito moveu homens a falar a verdade a inimigos com destemor e coragem, muitas vezes arriscando a própria vida. (Miquéias 3:8) E muitas passagens na Bíblia, em especial profecias, relatam que homens e mulheres receberam perspicácia ou entendimento especiais por meio dessa força. Visto que nenhum humano pode prever com exatidão o futuro, esse é um uso notável do espírito. — 2 Pedro 1:20, 21.
O espírito também pode conceder poderes milagrosos. Por exemplo, por meio dessa força Jesus controlou as forças da natureza, curou doenças e até ressuscitou mortos. (Lucas 4:18-21; 8:22-26, 49-56; 9:11) O espírito teve um papel destacado em organizar e dar forças aos primeiros cristãos para servirem como testemunhas de Deus em toda a Terra. — Atos 1:8; 2:1-47; Romanos 15:18, 19; 1 Coríntios 12:4-11.
O poder de Deus em nosso benefício
É possível que servos humanos de Deus na atualidade recorram a essa fonte ilimitada de energia? Sim! Deus dá seu espírito santo ao Seu povo para ajudá-lo a entender e realizar Sua vontade. Ele o dá àqueles que em oração o pedem de modo sincero, que têm a motivação correta no coração e que se ajustam aos Seus requisitos. (1 Coríntios 2:10-16) Esse espírito pode dar “poder além do normal” a humanos imperfeitos, permitindo que sirvam a Deus fielmente apesar dos obstáculos. Assim, por certo todos os que temem a Deus desejam receber e reter o Seu espírito. — 2 Coríntios 4:7; Lucas 11:13; Atos 15:8; Efésios 4:30.
Em breve, Deus usará sua força dinâmica para acabar com as injustiças e os sofrimentos neste mundo perverso, santificando assim seu nome grandioso e sagrado. O espírito santo influenciará positivamente o mundo todo e seus frutos serão evidentes, dando glória ao seu Originador. — Gálatas 5:22, 23; Revelação (Apocalipse) 21:3, 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário