sexta-feira, 2 de março de 2012

Você pode satisfazer sua necessidade espiritual

OS HUMANOS têm uma necessidade espiritual que é tão vital quanto a de se alimentar. Quando o assunto é alimentação, porém, há muitas boas opções por causa da grande variedade de alimentos nutritivos disponíveis. Será que com a espiritualidade também é assim? Há uma infinidade de práticas religiosas e culturais que supostamente satisfazem essa necessidade espiritual.
Muitas pessoas acham que, desde que você faça algo de caráter religioso, não tem muita importância no que você escolhe acreditar ou em que tipo de adoração você se envolve. Qual sua opinião? Será que faz diferença como você satisfaz sua necessidade espiritual? O que a Bíblia diz?
O que é a verdadeira espiritualidade
Em Gênesis 1:27, a Bíblia revela por que temos a capacidade de ter espiritualidade: “Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” Visto que Jeová Deus é um espírito, isso não se refere à aparência física, mas a um tipo de semelhança baseada em qualidades em comum. O primeiro homem, Adão, assim como seu Criador, podia valorizar e demonstrar qualidades como amor altruísta, bondade, compaixão, justiça e autodomínio. Ele também foi dotado de uma consciência, ou um senso interno de moral, para guiar seu uso do livre-arbítrio em harmonia com as leis de Deus. Essas características tornaram Adão diferente da criação animal e deram a ele a capacidade exclusiva de fazer a vontade de seu Criador. — Gênesis 1:28; Romanos 2:14.
A Bíblia identifica um elemento essencial para a espiritualidade humana. Em 1 Coríntios 2:12-15, ela descreve uma pessoa espiritual como alguém que recebe o espírito que vem de Deus. Esse espírito é a força ativa de Deus e sua atuação é um pré-requisito para aprender coisas espirituais. Assim, a pessoa consegue analisar e compreender assuntos de um ponto de vista espiritual. Por outro lado, quando a pessoa não tem o espírito de Deus, ela é chamada de “homem físico” e considera as coisas espirituais como tolice. Em conseqüência disso, tira conclusões baseadas apenas na sabedoria humana.
Assim, visto que nossa capacidade de ter espiritualidade é resultado de termos sido feitos à imagem de Deus, a verdadeira espiritualidade não pode ser obtida por meio de autoconsciência, sabedoria humana ou realizações pessoais. É preciso ter a influência do espírito santo de Deus. De fato, aqueles que se recusam a ser influenciados pelo espírito de Deus e escolhem buscar seus próprios desejos e coisas carnais são descritos como sem espiritualidade. São motivados por inclinações e apetites carnais. — 1 Coríntios 2:14; Judas 18, 19.
Como satisfazer a necessidade
O primeiro passo para a verdadeira satisfação espiritual é reconhecer que Jeová é o Criador e que devemos nossa existência a ele. (Revelação [Apocalipse] 4:11) Daí, percebemos que nossa vida tem objetivo apenas se fizermos sua vontade. (Salmo 115:1) Fazer a vontade de Deus nos dá objetivo na vida, um aspecto de nossa necessidade espiritual que é tão vital quanto nossa necessidade de alimento físico. É por isso que Jesus, um homem bem conhecido por sua espiritualidade, podia dizer: “Meu alimento é eu fazer a vontade daquele que me enviou.” (João 4:34) Para ele, fazer a vontade de Deus era revigorante, trazendo-lhe alívio e satisfação.
Visto que fomos criados à imagem de Deus, a verdadeira satisfação espiritual também depende de ajustarmos nossa personalidade à dele. (Colossenses 3:10) Por fazermos isso, evitamos ter uma conduta que nos rebaixa ou que prejudica nossa relação com outras pessoas. (Efésios 4:24-32) Viver de acordo com os padrões de Jeová dignifica nossa vida e contribui para um estado de verdadeira paz mental, visto que somos poupados de uma consciência que nos acusa constantemente. — Romanos 2:15.
Jesus revelou outra verdade fundamental sobre satisfazermos nossa necessidade espiritual quando disse: “O homem tem de viver, não somente de pão, mas de cada pronunciação procedente da boca de Jeová.” (Mateus 4:4) É preciso prestar constante atenção à nossa espiritualidade. Por meio da Bíblia, Jeová responde às perguntas sobre a vida — perguntas que todas as pessoas se fazem. — 2 Timóteo 3:16, 17.
Fonte da verdadeira felicidade
Uma pessoa pode aliviar a fome por comer alimentos sem valor nutritivo. De forma similar, poderíamos nos “alimentar” com atividades ou filosofias que aparentemente satisfazem nosso apetite espiritual. Mas, assim como uma alimentação pobre resulta em desnutrição, doenças ou coisa pior, não satisfazer adequadamente nossa necessidade espiritual por fim resultará em danos.
Por outro lado, se desenvolvermos uma relação com Jeová Deus, procurarmos fazer sua vontade e seguirmos suas orientações, descobriremos a verdade por trás das palavras da Bíblia: “Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual.” — Mateus 5:3.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Por que temos a capacidade de ter espiritualidade? — Gênesis 1:27.
▪ Podemos satisfazer nossa necessidade espiritual sem ajuda? — 1 Coríntios 2:12-15.
▪ O que devemos fazer para satisfazê-la? — Mateus 4:4; João 4:34; Colossenses 3:10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário