sexta-feira, 2 de março de 2012

Que acontece à alma depois da morte?

JAMES KIDD, um minerador solitário, ficava freqüentemente intrigado com o assunto: ‘Tenho realmente uma alma que vive como parte de mim?’ Obcecado em provar sua suspeita de toda uma vida, o sr. Kidd legou em testamento a fortuna de quase US$ 300.000, declarando que o dinheiro deveria ser utilizado na “busca de alguma prova científica para a alma de um corpo humano que parte na morte”.
Diferente do sr. Kidd, você talvez não esteja muito interessado em realmente provar que possui uma alma que sobreviverá à sua morte. Mas, no íntimo você talvez creia nisso. Isso acontece com milhões hoje por causa de ensinos religiosos, de relatos das chamadas experiências de vida após a morte, ou devido a seus próprios sentimentos.
É interessante, porém, que uma pesquisa feita por Despertai! entre aqueles que acreditam na imortalidade da alma revelou que todos responderam do mesmo modo à pergunta: “Acha que a alma respira para permanecer viva?” “Não”, responderam eles.
A Alma Respira
Em Gênesis, capítulo 2, versículo 7, o emocionante relato da criação do homem começa: “E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo.”
imagine esse milagre acontecendo! Dos elementos da própria terra são formados 206 ossos, órgãos complexos, mais de 600 músculos e o surpreendente cérebro, tudo revestido de pele, para formar um espécime perfeito de homem. Todavia, faz-se necessário mais um “ingrediente” para completar o fascinante ato da criação: algo para animar e dar vida a esse corpo. Deus passou então “a soprar nas suas narinas o fôlego de vida”. A esta altura, ao introduzir o ar (com seu oxigênio), Deus, com espírito ou força de vida, animou simultaneamente milhões de células do corpo físico. Agora vivo, este homem chamado Adão inalava e exalava cerca de 14 vezes por minuto, ou mais de 20.000 vezes por dia! Concluindo o versículo 7, note que o homem que então respirava e vivia é chamado de “alma vivente”.
Esse efeito pode ser comparado com a revista que agora está lendo. Papel, tintas e cola compõem este periódico. Mas, separadamente esses elementos não são interessantes. Somente se estiverem combinados é que você terá uma revista. Assim, o corpo físico, a respiração e a força de vida são de pouco valor um sem o outro. Mas, combinados eles compõem uma alma vivente. Desse modo, Adão “veio a ser” uma alma vivente.
Visto que não se disse nada que desse a entender que foi implantada uma alma no homem, ou que este a recebeu, precisamos perguntar: Se a alma “veio a ser” apenas depois do início da respiração, por que concluir que ela continua a viver quando a pessoa pára de respirar e morre? Não há como fugir deste fato: A respiração é uma questão de vida ou morte para a alma.
Portanto, os escritores da Bíblia usam muitas vezes a palavra “alma” como sinônimo duma pessoa que respira. Por exemplo, note o que aconteceu com os inimigos do povo de Deus na terra de Canaã. Os do povo de Deus “foram golpear toda alma que havia nela [naquela terra] com o fio da espada, devotando-as à destruição. Não sobrou absolutamente nada que respirasse”. (Josué 11:11) Toda alma era uma coisa que respirava. De modo similar, toda coisa que respirava era uma alma. Eram humanos carnais, visíveis, e que respiravam, que morreram, não entidades espirituais invisíveis.
São Almas Todas as Criaturas Vivas?
Ao passo que o homem é diferente dos animais, a diferença não reside em ele ser uma alma. Quando Deus soltou as águas devastadoras do Dilúvio nos dias de Noé ‘toda carne, todas as criaturas voadoras, os animais domésticos, os animais selvagens, todos os enxames, e toda a humanidade, tudo em que o fôlego da força da vida estava ativo nas suas narinas morreu’. Essas mesmas espécies de animais são chamadas de “almas viventes” no relato da criação. — Gênesis 7:21, 22; 1:24.
Como mostra a Bíblia, toda carne, todos os enxames e toda a humanidade necessitam de ar e dependem do funcionamento dos seus variados sistemas respiratórios para continuarem a viver como almas. Quando esse processo sustentador da vida cessa, a alma retorna ao pó. A alma — a pessoa ou o animal — fica inconsciente e deixa de existir. — Gênesis 3:19; Salmo 146:4.
A Alma Pode Viver Para Sempre!
Visto que a crença numa alma que sobrevive à morte é tão difundida, é evidente que os humanos sintam instintivamente que deve haver mais na vida do que atualmente desfrutam. Tais sentimentos são bastante naturais, pois a Bíblia diz que Deus “pôs na mente do homem a idéia da eternidade”. (Eclesiastes 3:11, Imprensa Bíblica Brasileira) Para muitos, esse desejo de “eternidade”, ou de viver para sempre, realmente se concretizará. Antes de mais nada, algo precisará ser corrigido — a imperfeição e o pecado que causam a morte da alma humana. (Romanos 5:12) Uma vez que estes forem eliminados, o corpo humano sustentado por Deus poderá viver para sempre. — Revelação 21:3, 4.
Mas, que esperança há para os que já morreram? A sociedade de pesquisas nomeada beneficiária da fortuna do sr. Kidd não descobriu a resposta. Após quatro anos de estudos, não conseguiu provar que a alma humana é uma parte separada dum humano, que abandona o corpo por ocasião da morte. Todavia, quão positiva é a esperança contida na Bíblia! Garante-se a promessa de as almas mortas serem novamente trazidas à vida humana na terra, sim, ressuscitadas. — João 5:28, 29; Atos 24:15; Hebreus 6:18.
O propósito de Deus para a alma humana será então aprendido pelos ressuscitados. E, quanto aos que hoje acatam a Palavra de Deus, que são ‘os que têm fé para preservar viva a alma’, o processo de respiração nunca precisará cessar! — Hebreus 10:39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário