sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que tomar cuidado com o espiritismo

NUM país asiático, uma multidão celebra um festival em homenagem aos espíritos. O festival chega ao clímax quando duas mulheres são escolhidas para uma cerimônia em que serão possuídas por espíritos. Os olhos delas viram para trás, e elas começam a tremer como se recebessem um choque elétrico.
Em Porto Rico, um santero (médium) realiza uma sessão para entrar em contato com um espírito chamado Changó (Xangô), o deus do trovão. O santero descreve visões, e todos na sala começam a tremer como se estivessem possuídos.
O envolvimento com o ocultismo é comum em muitos países. A crença no sobrenatural está ficando cada vez mais popular, e um crescente número de pessoas se sente atraído a ela. Nunca houve tantos livros, jogos, programas de televisão e filmes que destacam feitiçaria, demônios e fenômenos paranormais.
Mas a Bíblia ensina que o envolvimento com qualquer forma de ocultismo na verdade é espiritismo. O espiritismo não é uma brincadeira inofensiva ou inocente. Não é a simples exploração do desconhecido. É o contato com demônios, anjos perversos que se rebelaram contra Deus. — Revelação (Apocalipse) 12:9, 12.
Na realidade, os demônios usam o espiritismo como os pescadores usam as iscas. O pescador usa vários tipos de isca para pegar diferentes espécies de peixe. Do mesmo modo, os espíritos maus usam várias formas de espiritismo para influenciar todo tipo de pessoas. O líder dos demônios é chamado de “o deus deste sistema [perverso]”. Ele tem sido bem-sucedido em cegar a mente de muitas pessoas para que não conheçam o propósito de Deus e a verdade de Sua Palavra. — 2 Coríntios 4:4.
Ao que leva o espiritismo?
O objetivo das criaturas espirituais perversas é simples: desviar nossa atenção e nos desencaminhar para que não tenhamos uma relação achegada com o Criador. Elas influenciam as pessoas a desobedecer aos requisitos justos de Deus, quer elas percebam isso, quer não. Assim, o espiritismo leva à desaprovação de Deus, à falta de esperança e, por fim, à destruição. — Revelação 21:8.
Luis, de Porto Rico, disse: “Desde que eu era criança, minha família estava envolvida com o espiritismo. Fazia parte de nossa religião e nosso modo de vida. Eu achava que minha habilidade de prever o futuro e ler cartas de tarô era um dom natural. Muitas vezes conseguia escolher números de loteria e ajudar outros a ganhar dinheiro. Esse suposto dom não passava de um artifício para me impedir de obter conhecimento da Bíblia e desenvolver um relacionamento com Deus.” — João 17:3.
Muitos podem achar que o envolvimento com o mundo dos espíritos é inofensivo e até benéfico. Talvez falem dos chamados “fantasmas camaradas” ou afirmem que as práticas espíritas podem trazer esclarecimento, riquezas ou felicidade. Isso com certeza não é verdade. “Sempre há um preço a pagar”, disse Luis.
Um jovem chamado Chad começou a ser afligido por visões aterrorizantes que sempre interrompiam seu sono. Ele disse: “Os demônios me atormentavam todas as noites.” Como podemos ser protegidos contra esse tipo de tormento?
Como recebemos proteção
Para sermos protegidos, precisamos estar livres de qualquer coisa relacionada ao espiritismo. (Gálatas 5:19-21) Por isso, Jeová diz que seus servos devem evitar as seguintes práticas: “Não se deve achar em ti alguém que . . . empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Jeová.” — Deuteronômio 18:10-12.
Em harmonia com essas palavras, muitos tomam medidas para se proteger, livrando-se de livros e objetos relacionados ao espiritismo. Ken, que se libertou do espiritismo, disse: “Examinei todas as minhas coisas e destruí tudo que achava prejudicial.” — Veja Atos 19:19, 20.
A maior proteção é desenvolver um relacionamento pessoal com o Deus verdadeiro, Jeová. Tiago 4:7, 8 nos diz o que devemos fazer: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as vossas mãos, ó pecadores, e purificai os vossos corações, ó indecisos.”
Jeová Deus ensina e protege as pessoas que se achegam a ele. Elas não desconhecem as intenções de Satanás nem são enganadas por falsas aparências. (2 Coríntios 2:11; 11:14) Além disso, Jeová é todo-poderoso. Ao ser invocado com fé, ele liberta os atormentados por espíritos maus. Chad, já mencionado, disse: “Saber a fonte desses ataques e clamar a Jeová Deus para me proteger da influência deles fez com que parassem.” — Salmo 91:1, 2.
Fica claro que pessoas sinceras podem se alegrar de ser protegidas por Deus hoje e de saber que, em breve, os demônios e todos os que se sujeitam à influência deles serão destruídos. Imagine só a alegria e a paz que prevalecerão na Terra quando a humanidade estiver livre dos efeitos do espiritismo! — Isaías 11:9; Revelação 22:15.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Que práticas espíritas os cristãos devem evitar? — Deuteronômio 18:10-12; Revelação 21:8.
▪ Quem promove o espiritismo? — 2 Coríntios 2:11; 11:14; Revelação 12:9, 12.
▪ Como podemos nos proteger dos espíritos maus? — Tiago 4:7, 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário