sexta-feira, 2 de março de 2012

Quem é o autor da Bíblia?

A BÍBLIA é direta sobre quem escreveu seu conteúdo. Diferentes partes desse livro começam com frases como “as palavras de Neemias”, “a visão de Isaías” e “a palavra de Jeová que veio a haver para Joel”. (Neemias 1:1; Isaías 1:1; Joel 1:1) Certas narrativas históricas são identificadas das seguintes formas: palavras de Gade, de Natã e de Samuel. (1 Crônicas 29:29) O cabeçalho de diversos salmos identifica seu compositor. — Salmos 79, 88, 89, 90, 103 e 127.
Visto que humanos foram usados para escrever a Bíblia, os céticos dizem que ela é simplesmente produto da sabedoria humana, assim como qualquer outro livro. Mas será que essa opinião tem base sólida?
Quarenta escritores, um autor
Os escritores da Bíblia, em sua maioria, expressaram seu reconhecimento de que escreveram em nome de Jeová, o único Deus verdadeiro, e de que foram orientados por ele ou por um representante angélico. (Zacarias 1:7, 9) Os profetas que escreveram as Escrituras Hebraicas disseram mais de 300 vezes: “Assim disse Jeová.” (Amós 1:3; Miquéias 2:3; Naum 1:12) Muitos de seus escritos começam com frases como “a palavra de Jeová que veio a haver para Oséias”. (Oséias 1:1; Jonas 1:1) A respeito dos profetas de Deus, o apóstolo Pedro declarou: “Os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo.” — 2 Pedro 1:21.
A Bíblia, portanto, é um livro formado de muitas partes, mas harmonioso, escrito por muitos homens que reconheceram que aquele por trás de seus escritos era Deus. Em outras palavras, Deus usou secretários humanos para escrever os Seus pensamentos. Como ele fez isso?
“Inspirada por Deus”
“Toda a Escritura é inspirada por Deus”, explicou o apóstolo Paulo. (2 Timóteo 3:16) A palavra grega traduzida “inspirada por Deus” significa literalmente “soprada por Deus”. Isto é, Deus usou uma força invisível para orientar os pensamentos dos escritores humanos, transmitindo sua mensagem a eles. No caso dos Dez Mandamentos, porém, o próprio Jeová gravou as palavras em tábuas de pedra. (Êxodo 31:18) Algumas vezes, Deus ditou sua mensagem diretamente aos servos humanos. Êxodo 34:27 diz: “Jeová prosseguiu, dizendo a Moisés: ‘Escreve para ti estas palavras . . .’”
Em outras ocasiões, Deus fez com que homens tivessem visões daquilo que desejava que eles registrassem. Assim, Ezequiel disse: “Comecei a ver visões de Deus.” (Ezequiel 1:1) Da mesma forma, “o próprio Daniel teve um sonho e visões da sua cabeça, sobre a sua cama. Naquele tempo ele anotou o próprio sonho”. (Daniel 7:1) O último livro da Bíblia, Revelação (Apocalipse), foi transmitido ao apóstolo João de maneira similar. João escreveu: “Por inspiração, vim a estar no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma forte voz, semelhante à duma trombeta, dizendo: ‘O que vês, escreve num rolo.’” — Revelação 1:10, 11.
O toque humano
A inspiração divina não impediu que os escritores conservassem sua individualidade. De fato, foi preciso esforço pessoal para escrever a mensagem de Deus. O escritor do livro bíblico de Eclesiastes, por exemplo, declarou que ele “procurou achar palavras deleitosas e a escrita de palavras corretas de verdade”. (Eclesiastes 12:10) Ao reunir informações para seu registro histórico, Esdras consultou pelo menos 14 fontes, como a “narração dos assuntos dos dias do Rei Davi” e o “Livro dos Reis de Judá e de Israel”. (1 Crônicas 27:24; 2 Crônicas 16:11) Lucas, escritor de um dos Evangelhos, ‘pesquisou todas as coisas com exatidão, desde o início, a fim de escrevê-las em ordem lógica’. — Lucas 1:3.
Alguns livros da Bíblia revelam características da personalidade do escritor. Por exemplo, Mateus Levi, que era cobrador de impostos antes de se tornar discípulo de Jesus, dava importância a números. Ele é o único escritor dos Evangelhos que menciona o preço da traição de Jesus — “trinta moedas de prata”. (Mateus 27:3; Marcos 2:14) Lucas, um médico, relatou detalhes clínicos com exatidão. Por exemplo, ao descrever o estado de saúde de alguns que Jesus curou, ele usou expressões como “febre alta” e “cheio de lepra”. (Lucas 4:38; 5:12; Colossenses 4:14) Assim, Jeová muitas vezes permitiu que os escritores se expressassem usando suas próprias palavras e seu próprio estilo; mas, ao mesmo tempo, orientou seus pensamentos para que o texto fosse exato e transmitisse a mensagem dele. — Provérbios 16:9.
O resultado final
Não é surpreendente o fato de que, num período de 1.600 anos, cerca de 40 homens, em vários lugares, tenham produzido um livro completamente harmonioso em todos os aspectos, com um tema maravilhoso e coerente? (Veja “Sobre o que a Bíblia fala?”, página 19.) Isso seria impossível se eles não fossem todos orientados por um só Autor.
Será que Jeová foi obrigado a usar homens para escrever a sua Palavra? Não, não foi. Mas, ao fazer isso, demonstrou sabedoria divina. De fato, uma das razões de a Bíblia atrair pessoas em todo o mundo é que seus escritores expressam de modo convincente uma ampla variedade de emoções humanas — até mesmo o sentimento de culpa de um pecador arrependido que implorou a misericórdia de Deus, como foi o caso do Rei Davi. — Salmo 51:2-4, 13, 17, cabeçalho.
Embora Jeová tenha usado escritores humanos, podemos confiar no trabalho deles assim como os primeiros cristãos, que aceitaram as Escrituras Sagradas “não como a palavra de homens, mas, pelo que verazmente é, como a palavra de Deus”. — 1 Tessalonicenses 2:13.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Quem é o Autor de “toda a Escritura”? — 2 Timóteo 3:16.
▪ Que métodos Jeová Deus usou para transmitir seus pensamentos? — Êxodo 31:18; 34:27; Ezequiel 1:1; Daniel 7:1.
▪ Como a personalidade dos escritores inspirados e as coisas pelas quais se interessavam se refletiram no que escreveram? — Mateus 27:3; Lucas 4:38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário