sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que buscar orientação na Bíblia?

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas.” — 2 Timóteo 3:16.
ONDE você busca orientação para a vida? Hoje em dia, existe uma infinidade de conselhos sobre praticamente qualquer assunto que se possa imaginar. Mesmo assim, muitas pessoas recorrem aos antigos escritos da Bíblia em busca de orientação.
A maioria, porém, acha que a Bíblia tem pouco valor, principalmente nessa era da informação e da tecnologia moderna. Alguns educadores e cientistas conceituados são da opinião de que a Bíblia não é mais relevante. Será que eles têm razão? Levando em conta as muitas fontes de orientação tão comuns hoje em dia, por que alguém deveria recorrer à Bíblia?
O livro da verdade
Certa ocasião, ao descansar perto de uma fonte, Jesus Cristo conversou com uma samaritana. Ele disse a ela: “Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” (João 4:24) Essas palavras mostram que há uma forma de adoração aceitável a Deus. Para o adorarmos em verdade, é preciso que nossa adoração se harmonize com o que ele revelou sobre si mesmo na Bíblia. A Palavra de Deus contém a verdade. — João 17:17.
No entanto, há muitas religiões que professam crer na Bíblia, e parece que cada uma delas ensina coisas diferentes. Em resultado disso, há muita confusão sobre o que a Bíblia realmente ensina. Será que Jesus é Deus, ou o Filho de Deus? Existe ou não vida após a morte? Há mesmo um inferno onde as pessoas são atormentadas depois que morrem? O Diabo é uma criatura real? O que significa ser cristão? Será que Deus realmente se importa com o que fazemos e com o que pensamos? É certo ter relações sexuais antes do casamento, quando duas pessoas se amam de verdade? É errado tomar bebidas alcoólicas? Várias religiões afirmam ensinar a verdade sobre esses assuntos. Mas as doutrinas religiosas muitas vezes estão em conflito umas com as outras. Não podem ser todas verdadeiras. — Mateus 7:21-23.
Então, como você poderá encontrar a verdade sobre Deus e a forma de adoração que o agrada? Suponhamos que você descobrisse que precisa fazer uma cirurgia para resolver um grave problema de saúde. O que faria? Se possível, faria tudo ao seu alcance para encontrar o melhor médico disponível para esse tipo de cirurgia. Levaria em conta suas credenciais e sua experiência, e entraria em contato com ele. Por fim, depois de comprovar, com base nas evidências, que ele é o melhor médico para o seu caso, você confiaria nele e o deixaria operá-lo. Talvez outros tenham opiniões diferentes, mas agora que você conhece o médico tem bases sólidas para confiar nele.
Assim também, se você pesquisar a fundo e de forma honesta as evidências disponíveis, poderá aumentar sua fé em Deus e na Bíblia. (Provérbios 2:1-4) Ao procurar respostas sobre o tipo de adoração que Deus aceita, você tem uma escolha: recorrer aos ensinos e opiniões conflitantes de homens, ou analisar o conceito da Bíblia.
Exata e prática
Uma pesquisa cuidadosa da Bíblia lhe dará muitas evidências de que “toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa”. (2 Timóteo 3:16, 17) Por exemplo, ela contém muitas profecias detalhadas, e a História confirma o cumprimento delas. (Isaías 13:19, 20; Daniel 8:3-8, 20-22; Miquéias 5:2) Embora a Bíblia não seja um livro de ciência, é cientificamente correta. Contém fatos sobre a natureza e a saúde que foram escritos milhares de anos antes de os cientistas conseguirem chegar às mesmas conclusões. — Levítico 11:27, 28, 32, 33; Isaías 40:22.
Além disso, a Bíblia nos ajuda a tomar decisões sábias. Suas páginas contêm muitos conselhos práticos sobre vida familiar, saúde física e emocional, trabalho e outros assuntos do dia-a-dia. Provérbios 2:6, 7 diz: “O próprio Jeová dá sabedoria; da sua boca procedem conhecimento e discernimento. E para os retos ele entesourará a sabedoria prática.” Por recorrer à Bíblia em busca de orientação, você poderá treinar suas faculdades perceptivas “para distinguir tanto o certo como o errado”. — Hebreus 5:14.
A Palavra de Deus também nos ajuda a entender o objetivo da vida. (João 17:3; Atos 17:26, 27) Explica o significado da situação mundial. (Mateus 24:3, 7, 8, 14; 2 Timóteo 3:1-5) Por meio da Bíblia, Deus nos mostra como eliminará a maldade da Terra e dará saúde perfeita e vida eterna à humanidade. — Isaías 33:24; Daniel 2:44; Revelação [Apocalipse] 21:3, 4.
Milhões de pessoas já comprovaram por experiência própria que a Bíblia é, de fato, uma fonte de sabedoria prática digna de confiança. Os editores de Despertai! o convidam a examinar a série de artigos intitulada “O Conceito da Bíblia”, publicada em cada número desta revista. Dessa forma, poderá encontrar evidência adicional de que a Bíblia é a melhor fonte de orientação para sua vida.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Que forma de adoração Deus aceita? — João 4:24.
▪ O que você deve fazer para se beneficiar da sabedoria de Deus? — Provérbios 2:1-4.
▪ De que forma a Bíblia é uma fonte de sabedoria prática? — Hebreus 5:14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário