sexta-feira, 2 de março de 2012

Qual é a natureza de Deus?

“DEUS é espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade”, diz a Bíblia. Essa declaração revela uma verdade básica sobre a forma, ou a natureza, de Deus: ele é um espírito. (João 4:19-24) Mesmo assim, é descrito na Bíblia como uma pessoa. Seu nome é Jeová. — Salmo 83:18.
Algumas pessoas que lêem a Bíblia não entendem bem qual é a natureza de Deus. Se ele é um espírito invisível, e não um ser físico, por que há tantos relatos na Bíblia que falam de Deus como tendo características humanas: olhos, ouvidos, nariz, coração, braços, mãos, dedos e pés? Outras talvez concluam que ele tem forma humana porque a Bíblia diz que o homem foi criado a sua imagem. Conhecer melhor o que a Bíblia diz pode acabar com essa confusão. — Gênesis 1:26.
Por que características humanas?
Para nos ajudar a entender Sua natureza, o Deus Todo-Poderoso inspirou os escritores da Bíblia a se referirem a ele usando termos que descrevem características humanas. Eruditos chamam esses termos de antropomórficos, isto é, ‘descritos ou concebidos sob uma forma humana ou com atributos humanos’. Esses termos revelam as limitações da linguagem humana em descrever o Deus verdadeiro, Jeová. A intenção era captar a essência das coisas celestiais e revelar isso de maneiras que os humanos pudessem compreender. Isso não significa que devemos entender esses termos de modo literal, pois ninguém faz isso quando a Bíblia se refere a Deus como “a Rocha”, “sol” ou “escudo”. — Deuteronômio 32:4; Salmo 84:11.
De modo similar, para transmitir a idéia de que o homem, em grau menor, tem qualidades semelhantes às que Jeová tem em grau absoluto, a Bíblia diz que ele foi criado à imagem de Deus. Naturalmente, isso não significa que os humanos são espíritos nem que Deus tem forma humana.
Deus: masculino ou feminino?
Assim como não devemos entender de modo literal as características humanas atribuídas a Deus, o uso do gênero masculino para descrevê-lo não deve ser encarado como literal. A distinção de sexos só se aplica a criaturas físicas e é um recurso lingüístico que comprova as limitações da linguagem humana em expressar plenamente a essência do Deus Todo-Poderoso, Jeová.
Ao chamar Deus de “Pai”, a Bíblia nos ajuda a entender que nosso Criador pode ser comparado a um pai humano amoroso, protetor e atencioso. (Mateus 6:9) Isso não significa que devemos achar que Deus ou até mesmo outras criaturas espirituais no céu sejam do sexo masculino ou feminino. A distinção de sexos não faz parte da natureza deles. É interessante que, segundo a Bíblia, os chamados para serem herdeiros com Cristo em seu Reino celestial não esperam permanecer homens ou mulheres ao serem glorificados como filhos espirituais de Deus. O apóstolo Paulo lembrou-lhes que quando são glorificados “não há nem macho nem fêmea” entre eles. Também são descritos figurativamente como “a noiva” do Cordeiro, Jesus Cristo. Tudo isso ilustra por que características humanas como as atribuídas a Deus — bem como a seu Filho unigênito, Jesus, e a outras criaturas espirituais — não devem ser entendidas de modo literal. — Gálatas 3:26, 28; Revelação (Apocalipse) 21:9; 1 João 3:1, 2.
Por reconhecerem corretamente o papel do homem, os escritores da Bíblia usaram o gênero masculino ao se referir a Deus. Sabiam que o homem que cumpre bem seu papel é um reflexo apropriado do interesse amoroso e paterno que Jeová tem por seus filhos terrestres. — Malaquias 3:17; Mateus 5:45; Lucas 11:11-13.
A qualidade predominante de Deus
Embora seja um espírito, o Soberano do Universo não é alguém indiferente, envolto em mistério ou incomunicável. Sua natureza espiritual não é uma barreira intransponível para os justos, que desejam conhecer e apreciar o amor, o poder, a sabedoria e a justiça dele. Essas qualidades também definem sua natureza e são manifestas na criação. — Romanos 1:19-21.
A natureza de Deus, porém, pode ser resumida em sua qualidade predominante: o amor. Tão impressionante é esse amor que se fala de Deus como a personificação dessa qualidade. (1 João 4:8) Ela engloba outras características de sua natureza, como misericórdia, perdão e longanimidade. (Êxodo 34:6; Salmo 103:8-14; Isaías 55:7; Romanos 5:8) Jeová é de fato um Deus de amor que convida a nós, humanos, a nos achegar a ele. — João 4:23.
[Nota(s) de rodapé]
Veja, por exemplo, Gênesis 8:21; Êxodo 3:20; 15:8; 31:18; 1 Samuel 8:21; Jó 40:9; Salmo 10:17; 18:9; 34:15; Provérbios 27:11; Ezequiel 8:17; Zacarias 14:4; Lucas 11:20; João 12:38; Romanos 10:21 e Hebreus 4:13.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Qual é o nome de Deus? — Salmo 83:18.
▪ Onde podemos encontrar evidências das qualidades de Deus? — Romanos 1:19-21.
▪ Qual é a qualidade predominante de Deus? — 1 João 4:8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário