sexta-feira, 2 de março de 2012

Quando a autodefesa é justificável?

VOCÊ acorda com um barulho repentino no meio da noite. Ouve passos. Alguém entrou em sua casa. Parece que seu coração vai sair pela boca e, com medo, pensa no que deve fazer.
Qualquer um pode passar por essa situação. Os crimes — e até mesmo crimes violentos — não se limitam mais a apenas alguns países ou a cidades grandes. Por isso, muitas pessoas vivem num clima de medo e tentam se proteger comprando armas ou aprendendo artes marciais. Alguns governos criaram leis que concedem aos cidadãos o direito de usar de força para se defender, mesmo que isso resulte na morte do agressor. Mas o que a Bíblia diz? Será que é sempre justificável usar de força para defender a si mesmo ou à família?
Deus odeia a violência
A Bíblia é contra a violência e os que recorrem a ela. O salmista Davi disse a respeito de Jeová Deus: “Sua alma certamente odeia a quem ama a violência.” (Salmo 11:5) Deus condenou várias nações antigas, incluindo seu próprio povo, por terem agido com violência e derramado sangue. (Joel 3:19; Miquéias 6:12; Naum 3:1) Mesmo o homicídio não-intencional em resultado de negligência era um crime grave sob a Lei dada a Israel. — Deuteronômio 22:8.
A Bíblia aconselha as pessoas a se empenharem pela paz todos os dias, evitando assim possíveis conflitos. Brigas violentas costumam começar com uma discussão acalorada. A Bíblia diz: “Onde não há lenha, apaga-se o fogo, e onde não há caluniador, aquieta-se a contenda.” (Provérbios 26:20) A calma geralmente neutraliza a ira e evita um confronto violento. O apóstolo Paulo escreveu: “Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.” — Romanos 12:18.
Quando você é ameaçado
Empenhar-se pela paz não garante que você nunca sofrerá um ataque violento. Adoradores fiéis de Deus no decorrer da História foram vítimas de crimes violentos. (Gênesis 4:8; Jó 1:14, 15, 17) O que a pessoa deve fazer se for ameaçada por um ladrão armado? Jesus instruiu: “Não resistais àquele que é iníquo.” (Mateus 5:39) Ele também disse: “A quem te tirar a tua roupa exterior, não negues nem mesmo a roupa interior.” (Lucas 6:29) Jesus não aprovou o uso de armas para defender bens materiais. Se ameaçada por um assaltante armado, a pessoa sensata abrirá mão de seus objetos de valor. A vida com certeza vale muito mais do que bens materiais.
Por outro lado, o que dizer se a vida da pessoa é ameaçada por um agressor? Uma lei de Deus ao Israel antigo esclarece esse assunto. Se um ladrão fosse apanhado e morto à luz do dia, quem o matasse seria culpado de assassinato. Evidentemente, a razão disso era porque roubar não incorria em pena de morte, e o ladrão poderia ter sido identificado e punido de acordo com a lei. No entanto, se um intruso fosse morto à noite, o dono da casa poderia ser absolvido, pois seria difícil ver o que o intruso estava fazendo e determinar as intenções dele. O dono da casa teria toda a razão de concluir que sua família estava em perigo e de tomar ação defensiva. — Êxodo 22:2, 3.
Assim, a Bíblia indica que a pessoa pode defender a si mesma ou à sua família se sofrer agressão física. Ela pode desviar os golpes, conter o agressor ou até mesmo atingi-lo de alguma maneira a fim de imobilizá-lo. A intenção seria neutralizar a agressão ou parar o ataque. Nesse caso, se o agressor fosse gravemente ferido ou morto, a morte seria acidental.
A melhor proteção
Fica claro que a autodefesa moderada é justificável em algumas circunstâncias. As pessoas têm o direito de proteger a si mesmas e àqueles a quem amam de agressões e ferimentos fatais. Quando não for possível escapar, não há proibição bíblica contra certa medida de autodefesa. Ainda assim, seria sábio fazer o máximo para evitar situações que poderiam resultar em violência. — Provérbios 16:32.
A Bíblia nos incentiva a ‘buscar a paz e empenhar-se por ela’ em todos os aspectos de nossa vida. (1 Pedro 3:11) Essa é uma fórmula prática que realmente contribui para um modo de vida pacífico.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Por que devemos evitar a violência? — Salmo 11:5.
▪ O que é sábio fazer quanto a defender bens materiais? — Provérbios 16:32; Lucas 12:15.
▪ Que atitude com relação a conflitos pode evitar situações perigosas? — Romanos 12:18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário