sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que lhe são valiosas as profecias bíblicas

“SE NÓS ao menos tivéssemos evidência positiva de que a Bíblia é a Palavra de Deus”, dizem muitos, “nós creríamos nela”. Muitas vezes, contudo, tais pessoas não conseguem dizer que “prova positiva” seria necessária para convencê-las. Serviria um milagre?
Jesus realizou muitos milagres quando estava aqui na Terra, todavia, os cépticos recusaram-se a aceitá-los qual prova de que ele era o Porta-voz de Deus. Ora, alguns contenderam que era “por meio de Belzebu, o governante dos demônios”, que Jesus realizava certos milagres! Jesus reconheceu que alguns “milagres” feitos por outros eram realmente obras de Satanás. (Lucas 11:14-19; Mateus 7:22, 23) Por conseguinte, algo mais seria necessário como prova positiva de que a Bíblia é a Palavra de Deus — algo que mostrasse que as próprias palavras da Bíblia, as mensagens nela contidas, provêm do próprio Deus.
Nas páginas da própria Bíblia, encontramos tal apoio — as profecias. Por certo, Jeová, como o Deus da verdade e a Fonte de toda sabedoria, Aquele que conhece o fim desde o princípio, devia poder predizer o que ocorrerá em épocas futuras, inclusive na nossa. (Salmo 31:5; Provérbios 2:6; Isaías 46:9, 10) Isto ele tem feito em sua Palavra escrita, e muitas vezes, em grandes pormenores. Consideremos apenas um conjunto de profecias que se centralizam em Jesus Cristo.
Profecias Que Provam que Jesus É o Messias
Centenas de profecias bíblicas tiveram seu cumprimento em Jesus Cristo. Alguns talvez argumentem que Jesus e seus discípulos manobraram as coisas para tal fim. Mas, poderia isto realmente ter acontecido? Considere alguns dos fatos.
Nem Jesus nem seus pais poderiam ter movido um César romano a expedir um decreto que exigia que José e Maria se dirigissem à sua cidade natal, Belém, para serem recenseados e registrados, visando o pagamento de imposto, exatamente na ocasião do nascimento de Jesus. Assim os romanos, que de modo algum estavam interessados no desdobramento da profecia da Bíblia, desempenharam uma parte em Jesus ter nascido em Belém, em cumprimento da profecia registrada em Miquéias 5:2.
Quanto mais Jesus expunha a hipocrisia dos líderes religiosos judeus, tanto mais eles desejavam matá-lo. Mas a morte dele não deveria vir diretamente das mãos de seus concidadãos. Caso os judeus tivessem executado Jesus, eles provavelmente o teriam apedrejado, visto que este era o método de infligir a pena de morte delineada na Lei mosaica. (João 8:59; 10:31) No entanto, de acordo com as profecias, o Messias tinha de ser pregado numa estaca para remover “a maldição da Lei”. (Compare Deuteronômio 21:22, 23 com Gálatas 3:13.) Ele tinha de ser ‘erguido’, de modo a poder ‘atrair a si toda sorte de homens’. (Compare Números 21:4, 9 com João 3:14 e 12:32, 33.) Com o pregar na estaca, conforme usado pelos romanos, não podia haver dúvida do cumprimento destas profecias. Assim os romanos, que não estavam interessados em colaborar no cumprimento das profecias bíblicas, de novo desempenharam uma parte em fazer com que a Palavra profética de Jeová se provasse verídica.
Ademais, quando estava pregado na estaca, Jesus nada podia fazer para determinar o que estava sendo feito com suas roupas. Não podia manobrar os soldados romanos para lançarem sortes sobre elas. Mas eles fizeram isso, exatamente como a profecia bíblica disse que fariam! (Salmo 22:18; João 19:24) De novo, foram os romanos, e não Jesus ou seus discípulos, que estavam envolvidos em fazer com que tal profecia se provasse verídica.
Jesus predisse que, na sua geração, aconteceriam certos eventos em Jerusalém que significariam o fim abrupto da cidade. (Lucas 21:5-24) Mais de 500 anos antes do tempo de Jesus, Daniel tinha predito isto. (Daniel 9:26, 27) No ano 70 EC, Jerusalém foi destruída. Cumpriram-se as palavras de Jesus e de Daniel. Mais uma vez, a profecia bíblica ficou registrada como fidedigna.
Tirará Proveito da Profecia?
Há muitas profecias bíblicas ainda a ser cumpridas. Por exemplo, Jeová mandou que seu Filho, Jesus Cristo, profetizasse que o atual sistema iníquo de coisas chegaria ao fim, a ser seguido por um novo mundo de justiça, sob seu reino celeste. (Mateus 24:3-14; Revelação 21:1-5; veja também 2 Pedro 3:7-13.) Tudo isto foi escrito na Bíblia, a Palavra profética de Jeová, que sempre se provou verídica. Não deveríamos nós, então, levá-la a sério?
Que motivos teriam os filhos para desconfiar das promessas de pais que, anteriormente, só tivessem feito coisas boas em favor deles, e que sempre mantiveram a palavra? Semelhantemente, que motivos teríamos nós para desconfiar da promessa de Jeová de trazer o Reino de seu Filho? Que motivos teríamos para crer que Jeová, que no passado fez tanto bem em favor de suas criaturas, de repente perdesse o interesse no bem-estar delas?
Não existem argumentos convincentes nesse sentido. Por conseguinte, temos todo o motivo para confiar em Jeová e em sua Palavra, e para pôr nossa esperança nele. Sua fidedigna palavra profética nos dá um objetivo na vida. Dirige nossas atividades para um alvo digno. É verdadeiramente de máximo valor para nós, hoje em dia.
[Nota(s) de rodapé]
Como exemplos, queira ver o livro “Venha o Teu Reino”, página 67, editado pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

Profecias bíblicas que prediziam a destruição de cidades, tais como Sodoma e Gomorra (Gênesis 18:20, 21; 19:12, 13), Nínive (Sofonias 2:13), Babilônia (Jeremias 51:1, 2), e Petra, em Edom (Jeremias 49:7-22), ilustram facilmente que a palavra profética se provou exata.
[Quadro na página 27]
APRECIARIA USUFRUIR O CUMPRIMENTO FUTURO DESTAS PROFECIAS?
“Ele faz cessar as guerras.” — Salmo 46:9.
“Nenhum residente dirá: ‘Estou doente.’” — Isaías 33:24.
“E não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor.” — Revelação (Apocalipse) 21:4.
“Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão.” — João 5:28, 29.
“Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — Salmo 37:29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário