sexta-feira, 2 de março de 2012

Homossexualismo — qual é a obrigação dos clérigos?

OS HOMOSSEXUAIS que desejam sinceramente servir a Deus vêem-se num dilema. Como disse um deles: “Se você tem um compromisso com a igreja e acontece descobrir que também é gay, quais são suas reais escolhas?”
Muitos homossexuais, a fim de saber o que se exige para agradar a Deus, se têm voltado logicamente para seus clérigos. Dão estes clérigos a orientação correta? Qual é a obrigação deles para com a comunidade homossexual? Qual é o dever básico deles para com todas as pessoas?
Os Sacerdotes Têm a Obrigação de Apoiar as Normas de Deus
A Bíblia expressa-o de forma simples quando diz, a respeito dos antigos sacerdotes, que eles foram ‘designados a favor dos homens sobre as coisas referentes a Deus’. (Hebreus 5:1) Quando Abraão, da antiguidade, serviu sua família deste modo, ele os ajudou a ‘guardar o caminho de Jeová’. — Gênesis 18:19.
Semelhantemente, o sacerdócio do antigo Israel desempenhava um papel crítico em apoiar as normas de Deus. Os sacerdotes tinham por obrigação ajudar aquela nação a ‘continuar como povo de Jeová’. (2 Crônicas 23:16) Atualmente, assim como naquele tempo, os representantes de Deus têm por obrigação ajudar seu rebanho a ‘continuar como povo de Deus’ e a ‘guardar o caminho de Deus’.
Para fazer isso, eles tinham de ensinar a Palavra de Deus ao rebanho. (Malaquias 2:7) Têm os clérigos provado que são ‘mensageiros de Deus’, ajudando as pessoas a ‘guardar o caminho de Deus’? Em geral, não. E isto se evidencia especialmente na questão do homossexualismo.
Mensageiros Falhos, Orientação Perigosa
Falando francamente, a Bíblia condena o homossexualismo. Não importa quantos truques verbais se usem, não se consegue fazer desaparecer textos tais como Levítico 18:22 e Romanos 1:26, 27. (Veja o quadro.) Mas, aliando-se às tendências correntes contra a Bíblia, um jesuíta disse a respeito dos relacionamentos homossexuais: “São a única solução possível para uma porção de pessoas levarem uma vida feliz e significativa.” Um bispo episcopal, seguindo esta mesma linha de raciocínio, chamou o homossexualismo de “algo a respeito do qual [os homossexuais] não têm controle”. Mas a Bíblia diz a respeito de anteriores homossexuais, no primeiro século: “Isso é o que fostes alguns de vós. Mas vós fostes lavados.” — 1 Coríntios 6:9-11.
Alguns desculpam, à base do amor, sua postura contrária às normas da Bíblia. Um sacerdote disse: “O amor, especialmente o amor para com o estranho e o marginalizado, é o teste essencial de nossa vida espiritual.” Ele então concluiu: “O homossexualismo jamais teria sido uma questão para Cristo. A questão para ele teria sido: Será que tais pessoas vivem a sua vida, seja lá o que forem, dum modo verdadeiramente amoroso?”
Mas a Bíblia não confunde amor com sentimentalismo. O amor piedoso é equilibrado pela justiça, e inclui o ódio à maldade. A Bíblia admoesta vigorosamente: “Ó vós amantes de Jeová, odiai o que é mau.” (Salmo 97:10) O verdadeiro amor também inclui a disciplina, pois “Jeová disciplina aquele a quem ama”. (Hebreus 12:6) Por conseguinte, os ministros religiosos têm por obrigação “tanto exortar pelo ensino que é salutar como repreender os que contradizem”. (Tito 1:9) E, lembre-se do seguinte: Quando o sacerdote, na antiguidade, desincumbia-se fielmente de seus deveres, ‘muitos eram os que ele fazia recuar do erro’. — Malaquias 2:5, 6.
Minar as Normas Bíblicas
Mas, em geral, os clérigos atuais são como pais permissivos: eles receiam dar uma surra nos filhos porque ‘isso não seria amoroso’. Durante décadas, os clérigos tem assim minado as normas bíblicas. Com que resultado? “Por não se ter executado prontamente a sentença contra um trabalho mau é que o coração dos filhos dos homens ficou neles plenamente determinado a fazer o mal.” (Eclesiastes 8:11) Por exemplo, muito embora a posição oficial da Igreja Católica seja contra as relações sexuais homossexuais, uma pesquisa indicava que 55 por cento de todos os católicos dos EUA criam que alguém que pratica relações sexuais homossexuais ainda pode ser um bom católico.
Algo similar aconteceu com os antigos israelitas, quando os sacerdotes não apoiavam as normas de Deus. Ele disse a respeito deles: “Ficaram longe de mim . . . E eles não disseram: ‘Onde está Jeová?’ E por quê? Porque “os próprios sacerdotes não disseram: ‘Onde está Jeová?’ E mesmo aqueles que lidavam com a lei não me conheceram”. (Jeremias 2:5-8) O profeta Sofonias disse: “O injusto não conhecia vergonha”, porque “os próprios sacerdotes dela profanavam o que era santo; faziam violência à lei”. — Sofonias 3:1-5.
‘Repudie a Impiedade’
Os homossexuais que quiserem servir a Deus têm de fazê-lo nos termos dele — termos estes que são claramente delineados na Bíblia. Atualmente, assim como no primeiro século, existem homossexuais que têm sido ajudados a ‘amortecer os membros do seu corpo com respeito à fornicação, impureza, e apetite sexual’. (Colossenses 3:5) Admitamos que isto não tem sido fácil para alguns, mas eles aprendem a amortecer seus desejos imorais, assim como muitos heterossexuais têm de amortecer seus desejos errados quanto ao sexo oposto. Ambos os grupos têm também sido ajudados por se associarem regularmente com a verdadeira congregação cristã, que pode apoiá-los em seu alvo de ‘repudiar a impiedade e os desejos mundanos, e a viver com justiça e devoção piedosa’. — Tito 2: 12.
Os clérigos que amainam as normas bíblicas e que transigem quanto ao pecado não fazem nenhum favor aos homossexuais. Eles talvez ‘façam cócegas nos ouvidos’, mas não estão vivendo à altura de sua obrigação de ‘pregar a palavra’. Este é o dever deles para com os homossexuais — e para com todas as pessoas. — 2 Timóteo 4:1-5.
[Quadro na página 13]
“Não te deves deitar com um macho assim como te deitas com uma mulher. É algo detestável.” — Levítico 18:22.
“É por isso que Deus os entregou a ignominiosos apetites sexuais, pois tanto as suas fêmeas trocaram o uso natural de si mesmas por outro contrário à natureza; e, igualmente, até os varões abandonaram o uso natural da fêmea e ficaram violentamente inflamados na sua concupiscência de uns para com os outros, machos com machos, praticando o que é obsceno e recebendo em si mesmos a plena recompensa, que se devia ao seu erro.” — Romanos 1:26, 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário