sexta-feira, 2 de março de 2012

Será que os maus vão para um inferno de fogo?

GERTRUDE, uma ministra pentecostal, se apegava muito à crença do inferno de fogo. Só de pensar que esse lugar talvez não existisse feria seu senso de justiça. Ela achava que sem o fogo do inferno todo tipo de crimes horrendos ficaria impune. Gertrude era irredutível nesse assunto. Como ela mesma disse: “Acho que eu não iria querer adorar a Deus se não existisse um inferno para os maus.”
Será que os maus vão mesmo para um inferno de fogo, como muitas religiões ensinam? E se não forem, como serão punidos?
A primeira punição divina
A Bíblia diz que os primeiros humanos, Adão e Eva, foram criados perfeitos. (Gênesis 1:27; Deuteronômio 32:4) Deus os colocou num jardim paradísico e lhes deu a oportunidade de viverem para sempre. Mas com uma condição: “De toda árvore do jardim podes comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás.” — Gênesis 2:16, 17.
Infelizmente, nossos primeiros pais não passaram nesse simples teste de lealdade e obediência. O Criador viu-se obrigado a proferir uma sentença de morte. “No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.” — Gênesis 3:19.
Se Adão e Eva corressem o risco de serem punidos num inferno de fogo, será que Deus não os teria alertado? A verdade é que ele não falou nada sobre sofrimento após a morte, pois isso seria impossível. Eles não tinham uma alma imortal que pudesse sobreviver à morte. A Bíblia deixa isso bem claro: “A alma que pecar — ela é que morrerá.” — Ezequiel 18:4.
Nosso Criador, o Dador da vida, sabe tudo sobre a vida e a morte. Ele nos diz em sua Palavra que ‘os mortos não estão conscientes de absolutamente nada’. (Eclesiastes 9:5) É por isso que Adão e Eva não poderiam sofrer num inferno de fogo depois de morrer. Eles apenas voltaram ao pó e deixaram de existir. Eles não estavam ‘conscientes de absolutamente nada’.
Há sofrimento após a morte?
A Bíblia diz em Romanos 5:12: “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens.” Pense bem: faz sentido crer que as pessoas sofrerão num inferno de fogo por causa de seus pecados, enquanto Adão, que trouxe a morte para toda a humanidade, simplesmente se tornou pó depois de morrer? — 1 Coríntios 15:22.
Estamos sob a mesma lei que Adão estava. “O salário pago pelo pecado é a morte.” Além disso, quem morre é “absolvido do seu pecado”. (Romanos 6:7, 23) Mas, se tanto os bons como os maus morrem e ninguém sofre depois de morrer, onde está a justiça de Deus?
Justiça divina
O propósito de Deus para a humanidade obediente não mudou desde a criação do primeiro casal humano, quando ele mandou que tivessem filhos e cuidassem da Terra. (Gênesis 1:28) Isso ficou claro quando ele disse mais tarde: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — Salmo 37:29.
Como vimos, os justos viverão na Terra para sempre em perfeita saúde e felicidade. Não há dúvida de que o propósito original de Deus de povoar a Terra com pessoas justas “terá êxito certo”. Isso ocorrerá quando ele substituir este mundo mau por um novo mundo. — Isaías 55:11; Daniel 2:44; Revelação (Apocalipse) 21:4.
Bilhões de pessoas que morreram sem conhecer os requisitos de Deus serão ressuscitadas e receberão instruções para viver no novo mundo de Deus. (Isaías 11:9; João 5:28, 29) Por outro lado, quem se recusar a obedecer às leis de Deus será punido com “a segunda morte”. Esse é o tipo de morte da qual não se pode acordar. — Revelação 21:8; Jeremias 51:57.
Podemos ter certeza de que Jeová, um Deus de amor, não torturará pessoas num inferno de fogo. (1 João 4:8) Nem vai tolerar a maldade para sempre. O Salmo 145:20 confirma isso, garantindo-nos que “Jeová guarda a todos os que o amam, mas a todos os iníquos ele aniquilará”. De fato, esse modo de agir é amoroso e justo.
[Nota(s) de rodapé]
Na Bíblia, a palavra “alma” se refere à própria pessoa — não a algo separado do corpo. Gênesis 2:7 diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” Adão não recebeu uma alma separada do corpo. Ele mesmo era uma alma.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Será que temos uma alma imortal? — Ezequiel 18:4.
▪ Qual é a condição dos mortos? — Eclesiastes 9:5.
▪ Como Deus punirá os maus? — Salmo 145:20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário