sexta-feira, 2 de março de 2012

O que significa ser cristão?

“NO MEU país, ser cristão significa ir à igreja uma vez por semana”, diz Kingsley, de um país africano. Raad, do Oriente Médio, explica: “Na nossa comunidade, os cristãos são encarados como um grupo que segue costumes e tradições ocidentais na maneira de se vestir, nas celebrações e no tratamento dispensado às mulheres.”
Mas será que ser cristão é apenas ir à igreja uma vez por semana e seguir alguns costumes e tradições sociais? Não acha mais lógico pensar que a palavra “cristão” se refira a uma forma de vida que reflita as atitudes, os valores e a conduta que Cristo tanto pregou como demonstrou? Como era praticado o cristianismo no seu início?
O cristianismo no seu início — uma forma de vida
Jesus disse aos seus seguidores: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando.” (João 15:14) Visto que os ensinamentos de Jesus afetavam todos os aspectos de suas vidas, os discípulos de Cristo inicialmente se referiam à sua religião como o “Caminho”. (Atos 9:2) Logo depois, “[eles], por providência divina, foram chamados cristãos”. (Atos 11:26) Esse novo nome adotado por eles mostrava que acreditavam em Jesus como sendo o Filho de Deus, aquele que havia transmitido à humanidade a vontade de seu Pai celestial. Essa crença levou-os a seguir um tipo de vida diferente do adotado pelo mundo à sua volta.
Os ensinamentos de Cristo motivaram seus seguidores a seguir os ensinamentos da Bíblia, que envolviam evitar a “fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo, inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, . . . bebedeiras, festanças e coisas semelhantes a estas”. (Gálatas 5:19-21; Efésios 4:17-24) O apóstolo Paulo relembrou os cristãos coríntios de que alguns deles, no passado, haviam praticado essas mesmas coisas. Daí ele acrescentou: “Mas vós fostes lavados, mas vós fostes santificados, mas vós fostes declarados justos no nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” — 1 Coríntios 6:9-11.
E. W. Barnes relata no seu livro The Rise of Christianity (A Ascensão do Cristianismo): “Nos seus primeiros documentos abalizados, o movimento cristão é representado como essencialmente moral e acatador da lei. Seus membros desejavam ser bons cidadãos e súditos leais. Evitavam as falhas e os vícios do paganismo. Na vida particular, procuravam ser vizinhos pacíficos e amigos fidedignos. Eram ensinados a ser sóbrios, diligentes e a levar uma vida limpa. No meio da corrupção e da licenciosidade prevalecentes, quando leais aos seus princípios, eles eram honestos e verazes. Seus padrões sexuais eram elevados: o vínculo marital era respeitado e a vida familiar era pura.” Esses eram alguns aspectos que caracterizavam a vida dos primeiros cristãos.
Outro sinal destacado do cristianismo no seu início era a zelosa obra de evangelização. Cristo exortou seus seguidores: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações.” (Mateus 28:19, 20) Jean Bernardi, um professor da Universidade de Sorbonne em Paris, França, observou: “[Os cristãos] deviam sair e falar em toda a parte e a todos. Nas estradas e nas cidades, nas praças públicas e nos lares. Bem-vindos ou não bem-vindos. A pobres e a ricos sobrecarregados com seus bens. . . . Eles tinham de viajar pelas estradas, embarcar em navios e ir até os confins da terra.”
O verdadeiro cristianismo hoje
Os verdadeiros cristãos hoje devem destacar-se como diferentes na forma de viver, assim como faziam os cristãos do primeiro século. Por isso, as Testemunhas de Jeová se esforçam em cumprir estritamente os preceitos estabelecidos pelos primeiros cristãos. Seus esforços de amoldar suas vidas aos ensinamentos da Bíblia são percebidos pelas pessoas à sua volta.
Por exemplo, a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) admite que as Testemunhas de Jeová são conhecidas como “um dos mais bem-comportados grupos do mundo”. O jornal The Deseret News de Salt Lake City, Utah, EUA, declarou que as Testemunhas de Jeová “promovem fortes vínculos familiares e ajudam a formar cidadãos produtivos e honestos”. Esse jornal acrescentou: “Seus membros acreditam num forte código de moral. Acreditam que fumar, beber demais, usar drogas, jogatina, promiscuidade sexual e homossexualismo são práticas que prejudicam a espiritualidade. Eles ensinam a honestidade e bons hábitos de trabalho.”
As Testemunhas de Jeová também levam a sério sua responsabilidade de serem evangelizadores zelosos. Comentando sobre isso a New Catholic Encyclopedia diz: “A obrigação fundamental de todo membro . . . é dar testemunho de Jeová por anunciar Seu iminente Reino. . . . Para se ser verdadeira Testemunha, é preciso pregar eficazmente de um ou outro modo.”
Fica claro que o verdadeiro cristianismo significa muito mais do que pertencer a uma das muitas religiões da cristandade. O próprio Jesus profetizou a respeito do surgimento de falsos cristãos. (Mateus 7:22, 23) As Testemunhas de Jeová convidam você a aprender o que Jesus ensinou e a colocar isso em prática na sua vida. Isso é ser cristão. Jesus disse: “Se sabeis estas coisas, felizes sois se as fizerdes.” — João 13:17.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ A quem Jesus chamou de amigos? — João 15:14.
▪ Que tipo de conduta os verdadeiros cristãos precisam evitar? — Gálatas 5:19-21.
▪ Em que obra os cristãos devem participar? — Mateus 28:19, 20.
[Nota(s) de rodapé]
Um dicionário define cristão como alguém que professa acreditar em Jesus como sendo o Cristo ou que segue uma religião baseada na vida e nos ensinamentos dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário