sexta-feira, 2 de março de 2012

Sua vida é predestinada?

Certa manhã, dois homens estavam indo de caminhão para o trabalho quando decidiram cortar caminho pela rua onde um deles já havia morado. No trajeto, eles viram labaredas de fogo saindo pelas janelas de uma casa. Pararam o caminhão e usaram uma escada que tinham para resgatar uma mãe e cinco filhos. Um jornal fez o seguinte comentário sobre o incidente: “Talvez tenha sido o destino.”
MUITOS acreditam que qualquer coisa que lhes acontece, seja algo bom ou ruim, se deve a uma força maior que a deles mesmos. Por exemplo, o reformador João Calvino, do século 16, escreveu: “Definimos a predestinação como o desígnio eterno de Deus, por meio da qual ele determinou o que deseja fazer com cada homem. Pois, não os criou a todos nas mesmas condições, mas predetermina alguns para a vida eterna e outros para a condenação eterna.”
Será que Deus realmente determina com antecedência nossas ações e nosso destino final? O que a Bíblia ensina?
A “lógica” da predestinação
Alguns dos que crêem na predestinação raciocinam da seguinte maneira: Deus é onisciente. Ele sabe tudo, até mesmo o que acontecerá no futuro. Sabe o que as pessoas vão fazer com sua vida e até mesmo a maneira e o momento exato como cada uma vai morrer. Assim, de acordo com esse raciocínio, quando chega a hora de a pessoa tomar uma decisão, sua escolha não pode ser outra além da que Deus previu e predeterminou. Se não fosse assim, Deus não seria aquele que sabe de tudo. Esse argumento lhe parece convincente? Veja quais seriam as conseqüências lógicas desse modo de pensar.
Se alguma força já tivesse determinado seu futuro, seria inútil tentar cuidar de si mesmo. Escolher entre fumar ou não seria irrelevante para sua saúde ou a de seus filhos. Usar o cinto de segurança no carro não serviria de proteção alguma. Mas pensar assim seria um erro. As estatísticas mostram que as pessoas que tomam medidas de precaução sofrem menos conseqüências fatais. A negligência pode resultar em tragédia.
Veja outra linha de raciocínio. Se Deus escolhesse saber de tudo com antecedência, então mesmo antes de ter criado Adão e Eva ele já teria conhecimento de que eles o desobedeceriam. Mas quando Deus disse a Adão que ele não devia comer da “árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau” ou então morreria, será que Ele já sabia que Adão comeria do fruto da árvore? (Gênesis 2:16, 17) Quando Deus disse ao primeiro casal: “Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a, e tende em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra”, será que ele já sabia que a maravilhosa perspectiva de vida eterna num paraíso estava condenada ao fracasso? É claro que não. — Gênesis 1:28.
De acordo com essa linha de raciocínio, a idéia de que Deus sabe de todas as nossas decisões com antecedência significa que ele é responsável por tudo o que acontece — incluindo guerras, injustiças e sofrimento. Será que isso é possível? O que Deus diz a respeito de si mesmo dá uma resposta clara sobre isso.
“Tens de escolher”
As Escrituras declaram que “Deus é amor” e que ele “ama a justiça”. Ele sempre aconselhou seu povo: “Odiai o que é mau e amai o que é bom.” (1 João 4:8; Salmo 37:28; Amós 5:15) Em várias ocasiões ele incentivou seus servos leais a escolher um proceder correto. Por exemplo, quando Jeová fez um pacto com a antiga nação de Israel, ele lhes disse por meio de Moisés: “Deveras tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vós de que pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a invocação do mal; e tens de escolher a vida para ficar vivo, tu e tua descendência.” (Deuteronômio 30:19) Será que Deus havia decidido com antecedência a escolha que aquelas pessoas fariam? Tudo indica que não.
Josué, um líder do povo de Jeová no passado, exortou seus compatriotas: “Escolhei hoje para vós a quem servireis . . . Quanto a mim e aos da minha casa, serviremos a Jeová.” (Josué 24:15) Similarmente, Jeremias, profeta de Deus, disse: “Obedece, por favor, à voz de Jeová naquilo que te falo e te irá bem, e tua alma continuará a viver.” (Jeremias 38:20) Será que um Deus justo e amoroso incentivaria seu povo a fazer o que é certo na esperança de receber uma recompensa, caso soubesse que eles estavam destinados ao fracasso? Não. Isso seria uma hipocrisia.
Portanto, quando coisas boas ou ruins acontecem em sua vida, não é porque são inevitáveis. Na maioria das vezes, ‘imprevistos’ são simplesmente as conseqüências das decisões de outros — sejam estas sensatas ou não. (Eclesiastes 9:11) Não, seu futuro não foi predestinado. Ao contrário, são suas próprias decisões que vão determinar qual será seu futuro eterno.
O QUE VOCÊ ACHA?
▪ Será que Deus já havia decidido que Adão e Eva pecariam? — Gênesis 1:28; 2:16, 17.
▪ Que qualidades de Deus são incompatíveis com a predestinação? — Salmo 37:28; 1 João 4:8.
▪ Que responsabilidade você tem? — Josué 24:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário