sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que o surto de terrorismo?

“Mesmo que tenha de fazer ir pelos ares a metade do continente, e derramar um mar de sangue para destruir a parte do barbarismo, não sinta dores de consciência por fazer isso.” — Karl Heinzen, revolucionário alemão, 1809-80
QUANDO a bomba explodiu numa loja de departamentos de Dortmund, Alemanha, viram-se subitamente livros e outros itens voarem por todo o lado. Oito clientes da loja ficaram feridos, alguns gravemente. Outro ato pérfido de extremistas políticos? Não. “Tudo não passou duma simples brincadeira”, declarou um jovem de 20 anos, logo detido pela polícia. No entanto, sua falta de motivação política não retirou desse ato a pecha de terrorismo.
Em apenas nove dias — de 28 de fevereiro a 8 de março de 1985 — a Alemanha (R. F.), a Espanha, a Irlanda do Norte e o Líbano viram as mãos sangrentas do terrorismo atacar mortalmente a 72 pessoas, ferindo outras 245. E, desde então, o terror, o medo, e o choque por parte de celerados continuam sem limites.
Por que algumas pessoas, num mundo civilizado, recorrem à violência a fim de atingir seus alvos? Pode ela ser coibida, e será coibida algum dia? A Bíblia nos fornece respostas críveis.
A Causa do Terrorismo
“Não te acalores por causa dos malfeitores. . . . Larga a ira e abandona o furor; não te acalores apenas para fazer o mal.” “Pois a mera opressão pode fazer o sábio agir como doido.” — Salmo 37:1, 8; Eclesiastes 7:7.
Quando os governos repetidas vezes deixam de lidar com êxito com os problemas, tais como a falta de paz, o meio ambiente degradado, ou a injustiça social ou econômica, quando permitem ou até incentivam a opressão e a discriminação, é compreensível que as pessoas possam ficar ‘acaloradas’. Elas argumentam: ‘Algo precisa ser feito, e, se não for feito agora, quando o será? Se não eu, quem?’
Por vezes, a frustração pode até mesmo fazer “o sábio agir como doido”. Julgando-se sábio, o manifestante pacífico talvez, de início, vise praticar apenas atos não-violentos de desobediência civil. Quão celeremente, contudo, estes podem escalonar em atos de violência! Veja, por exemplo, certo país africano, racial e economicamente dividido. O que começou como marchas de protesto pacífico acabou como oposição militante. “Hoje em dia, depois de um quarto de século de lutas e apesar das recentes promessas de reforma”, diz a revista Time, “a violência ainda domina aquele país dividido”.
“Por não se ter executado prontamente a sentença contra um trabalho mau é que o coração dos filhos dos homens ficou neles plenamente determinado a fazer o mal.” — Eclesiastes 8:11.
É admitidamente difícil capturar os transgressores e levá-los às barras da justiça. Em certos lugares, os tribunais tornaram-se muito lenientes com os supostos transgressores. Adicione-se a isto a sobrecarga dos tribunais, o que impede as autoridades de executarem “prontamente a sentença contra um trabalho [feito] mau”, e temos aí os ingredientes para que o coração dos transgressores fique “plenamente determinado a fazer o mal”. Visto que os governos não encontraram nenhum meio bem-sucedido de combater sequer os crimes “comuns” — quanto menos o terrorismo internacional — muita gente talvez se sinta tentada a ver se consegue safar-se.
Mas, Qual o Motivo do Atual Surto?
“Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. . . . Os homens serão amantes de si mesmos, . . . ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, . . . sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade.” — 2 Timóteo 3:1-3.
A cronologia bíblica e o cumprimento das profecias bíblicas indicam que a nossa geração vive nos “últimos dias”, assinalados pelos “tempos críticos, difíceis de manejar”. Não diria que os homens e as mulheres com as características acima apontadas são candidatos em potencial para o palco do terrorismo? Visto que o número deles aumenta, à medida que os “últimos dias” prosseguem em direção ao seu fim, não deveríamos surpreender-nos de que a violência prossiga permeando toda modalidade da sociedade humana.
“E a terra veio a estar arruinada à vista do verdadeiro Deus, e a terra ficou cheia de violência.” “Pois assim como eram os dias de Noé, assim será a presença do Filho do homem.” — Gênesis 6:11, 13; Mateus 24:37.
Nos dias de Noé, filhos espirituais de Deus, que se transformaram em demônios, desempenharam significativo papel em criar um mundo repleto de violência. (Gênesis 6:1-5) Estas criaturas iníquas não mais conseguem materializar-se em corpos humanos para influenciar de modo direto a humanidade, como fizeram naquela época. Mas, hoje em dia, seus ataques indiretos e invisíveis não são menos mortíferos.
Vivendo agora nos dias da “presença do [glorificado] Filho do homem”, Jesus Cristo, podemos esperar que o mundo seja ensangüentado pela mesma espécie de violência. Na realidade, podemos observar, como Jesus predisse, um “aumento
do que é contra a lei”. (Mateus 24:12) Isto se dá porque “o chamado Diabo e Satanás . . . foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos . . . com ele”. Com que resultado? “Ai da terra e do mar, porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período de tempo.” (Revelação 12:7-12) Não seria este o motivo principal pelo qual o terrorismo cresce hoje a uma taxa sem precedentes?
Dores de Parto
Jesus profetizou vários acontecimentos que se dariam no período de transição depois de seu Reino ter sido estabelecido, e antes que ele, Jesus, destruísse este sistema de coisas. (Mateus 24; Marcos 13; Lucas 21) Ele disse, segundo registrado em Marcos 13:8, que haveria “dores de aflição”. Assim como se multiplicam as literais dores de parto, tanto em número como em intensidade, ao se aproximar a hora do parto, assim também as dores de aflição descritas por Jesus como sinal dos “últimos dias” aumentariam em número e em intensidade à medida que se acercasse o tempo para o governo, sem oposição, de Cristo.
Não é de admirar, então, que as “dores” do terrorismo aumentem. Isto talvez faça com que pessoas desinformadas, em cumprimento da profecia de Jesus, ‘fiquem desalentadas de temor e pela expectativa das coisas que vêm sobre a terra habitada’. Isso não se dá, contudo, com aqueles que conhecem o significado das seguintes palavras: “Mas, quando estas coisas principiarem a ocorrer, erguei-vos e levantai as vossas cabeças, porque o vosso livramento [do terrorismo, inclusive] está-se aproximando.” — Lucas 21:26, 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário