sexta-feira, 2 de março de 2012

Você tem valor aos olhos de Deus!

UMA MULHER CRISTÃ ESCREVEU: “DURANTE A MAIOR PARTE DA MINHA VIDA TENHO SOFRIDO COM SENTIMENTOS DE INUTILIDADE. POR MAIS QUE EU AME A JEOVÁ OU ME ESFORCE PARA SERVI-LO, NUNCA ACHO QUE FAÇO O SUFICIENTE.”
CONHECE alguém que luta com profundos sentimentos de incapacidade ou de inutilidade? Ou será que você, às vezes, se sente assim? Tais sentimentos não são raros, mesmo entre os adoradores fiéis de Deus. Ninguém é imune aos efeitos de viver nestes “tempos críticos, difíceis de manejar”. Muitos foram negligenciados ou abusados por elementos “sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade” — características comuns nestes “últimos dias”. (2 Timóteo 3:1-5) Essas experiências dolorosas podem deixar profundas cicatrizes emocionais e destruir a auto-estima da pessoa.
Em outros casos, os sentimentos negativos podem resultar de a pessoa estabelecer padrões muito elevados para si. Não conseguir alcançá-los reforça o sentimento de que nada do que faz está bom o suficiente. Quaisquer que sejam as razões de a pessoa sentir-se inútil, é possível que ela não consiga enxergar por que Deus ou qualquer outra pessoa teria motivos para amá-la. De fato, pode até acreditar que simplesmente não merece ser amada.
Mas Jeová Deus não pensa assim. Ele nos acautela, na sua Palavra, a nos precaver contra as “astutas ciladas” do seu Adversário, Satanás, o Diabo. (Efésios 6:11, Almeida, Edição Contemporânea) Satanás usa suas ciladas astutas para tentar fazer com que paremos de adorar a Deus. Com esse objetivo, promove o sentimento de que não valemos nada, de que Jeová nunca teria motivos para nos amar. Mas Satanás é “mentiroso” — aliás, é “o pai da mentira”. (João 8:44) Assim, não devemos cair nas suas ciladas astutas! Na Bíblia, Jeová fala por si, assegurando-nos de que ele nos considera valiosos.
Conceito equilibrado sobre o nosso valor
A Bíblia nos avisa dos maus efeitos que o desânimo pode ter sobre nós. Provérbios 24:10 diz: “Mostraste-te desanimado no dia da aflição? Teu poder será escasso.” Abrigar sentimentos negativos pode nos desanimar, fazendo-nos sentir fracos e vulneráveis. E Satanás sabe muito bem disso. Já é bastante difícil quando nos sentimos oprimidos por sentimentos de inutilidade. Mas quando Satanás procura explorar tais sentimentos, a situação fica ainda mais penosa.
Assim, é importante que tenhamos um conceito saudável e equilibrado sobre o nosso próprio valor. O apóstolo Paulo disse: “Digo a cada um aí entre vós que não pense mais de si mesmo do que é necessário pensar; mas, que pense de modo a ter bom juízo.” (Romanos 12:3) Uma outra tradução diz: “Digo a cada um dentre vós, que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente.” (Al, IBB) De modo que o texto nos incentiva a ter um conceito equilibrado sobre nós mesmos. Por um lado, precisamos cuidar para não ser arrogantes, mas também não devemos ir ao outro extremo, pois Paulo dá a entender que, para ter bom juízo, precisamos dar algum valor a nós mesmos. De fato, sob inspiração divina, Paulo mostra que cada um de nós é valioso aos olhos de Jeová.
Um conceito equilibrado sobre o nosso próprio valor também se acha implícito nas palavras de Jesus: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39) As palavras “como a ti mesmo” indicam que precisamos ter um certo grau de auto-estima e amor-próprio. É verdade que falhamos e cometemos erros. Mas não há motivo para perdermos a auto-estima se nos esforçamos a agradar a Deus, lamentamos as nossas falhas e procuramos o seu perdão. Nosso coração crítico talvez insista em dizer o contrário, mas lembre-se: “Deus é maior do que os nossos corações.” (1 João 3:20) Em outras palavras, o modo de Jeová nos ver talvez seja bem diferente da forma como nós vemos a nós mesmos.
Corações quebrantados, espíritos esmagados
O salmista Davi escreveu: “Perto está Jeová dos que têm coração quebrantado; e salva os que têm espírito esmagado.” (Salmo 34:18) O livro Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible (Comentário de Matthew Henry sobre a Bíblia Inteira) diz a respeito desse versículo: ‘Os justos, por natureza, têm o coração quebrantado e espírito contrito, isto é, o pecado os torna humildes e despretensiosos; eles se acham insignificantes e não se fiam em seus próprios méritos.’
Os que “têm coração quebrantado” ou “espírito esmagado” talvez achem que Jeová está muito longe e que são insignificantes demais para que Ele se importe com eles. Mas esse não é o caso. As palavras de Davi nos garantem que Jeová não abandona os que “se acham insignificantes”. Nosso Deus compassivo sabe que nessas horas precisamos dele mais do que nunca e ele está perto de nós.
Considere um exemplo. Alguns anos atrás, uma mãe levou às pressas ao hospital seu filho de dois anos que apresentava um quadro grave de crupe. Após examinarem o menino, os médicos disseram à mãe que ele teria de ficar internado aquela noite. Onde ela passou a noite? Na cadeira dum quarto de hospital, junto ao leito do filho. Seu filhinho estava doente, e ela simplesmente tinha de ficar perto dele. Com certeza, podemos esperar muito mais de nosso amoroso Pai celestial, à imagem de quem fomos criados! (Gênesis 1:26; Isaías 49:15) As palavras comoventes do Salmo 34:18 nos asseguram de que, quando estamos com o “coração quebrantado”, Jeová, como um pai amoroso, ‘está perto’ — sempre vigilante, atento e pronto para ajudar. — Salmo 147:1, 3.
“Vós valeis mais do que muitos pardais”
Durante o seu ministério na Terra, Jesus revelou muito sobre os pensamentos e os sentimentos de Jeová, incluindo como Jeová se sente em relação aos seus servos terrestres. Mais de uma vez Jesus assegurou a seus discípulos de que eles eram valiosos aos olhos de Deus. — Mateus 6:26; 12:12.
Por exemplo, ilustrando o valor de cada um de seus discípulos, Jesus disse: “Não se vendem dois pardais por uma moeda de pequeno valor? Contudo, nem mesmo um deles cairá ao chão sem o conhecimento de vosso Pai. Porém, os próprios cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não temais; vós valeis mais do que muitos pardais.” (Mateus 10:29-31) Pense no significado que essas palavras devem ter tido aos ouvintes de Jesus no primeiro século.
Os pardais evidentemente estavam entre as aves mais baratas usadas para consumo. Esses pequenos pássaros eram geralmente depenados, colocados em espetos e assados como churrasquinho. Jesus sem dúvida já havia visto mulheres pobres no mercado contando todas as moedinhas para ver quantos pardais podiam comprar. O preço dos pardais era tão insignificante que com uma moeda de pequeno valor (literalmente: um assário, que valia menos do que cinco centavos) dava para comprar dois pardais.
Jesus repetiu essa ilustração algum tempo depois — mas com uma ligeira diferença. De acordo com Lucas 12:6, Jesus disse: “Não se vendem cinco pardais por duas moedas de pequeno valor?” Pense nisso. Com uma moeda de pequeno valor, a pessoa comprava dois pardais. Mas com duas moedas, ela comprava, não quatro pardais, mas cinco. O quinto vinha de graça, como se não tivesse nenhum valor. “Contudo”, disse Jesus, “nem mesmo um deles [nem mesmo o que vinha de graça] está esquecido diante de Deus”. Aplicando a ilustração, Jesus concluiu: “Vós valeis mais do que muitos pardais.” (Lucas 12:7) Como essas palavras devem ter encorajado os ouvintes!
Consegue entender a lição dessa acalentadora ilustração de Jesus? Se Jeová valoriza até mesmo os pássaros pequeninos, quanto mais deve prezar os seus servos terrestres! Jeová dá atenção e valoriza a cada um de nós, a ponto de observar os mínimos detalhes a nosso respeito, a ponto de até mesmo cada fio de nosso cabelo estar contado!
Naturalmente, Satanás continuará a usar suas “astutas ciladas”, incluindo explorar sentimentos de inutilidade, para fazer com que paremos de servir a Jeová. Mas não permita que Satanás vença. Lembre-se da mulher cristã mencionada no início. Ela foi ajudada por um artigo da revista A Sentinela que acautelava sobre os esforços de Satanás de explorar nossos sentimentos. Ela diz: “Nunca tinha me ocorrido que Satanás procura usar meus sentimentos para me desanimar. Saber disso me deu a motivação para combater esses sentimentos. Agora consigo resistir a esses ataques satânicos de cabeça erguida.”
Jeová “sabe todas as coisas”. (1 João 3:20) Ele sabe o que estamos passando agora. Ele também sabe o que já passamos, coisas que talvez tenham destruído a nossa auto-estima. Lembre-se: o importante é como Jeová nos vê! Não importa o quanto nos sintamos inúteis ou indignos de ser amados, Jeová nos garante que cada um de seus servos é valioso para ele. Podemos ter plena confiança no que ele diz, pois, diferentemente de seu Adversário, Deus “não pode mentir”. — Tito 1:2.
[Nota(s) de rodapé]
Veja o artigo “Você é precioso aos olhos de Deus!”, na Sentinela de 1.° de abril de 1995, páginas 10-15.

Um comentário:

  1. Olá, Anônimo, primeiro pessoa desculpa por não te responder antes. Poxa faz muuuuuuuuuuuto tempo. Eu estava afastado do meu bligger, mas estou voltando.Sim pode ser sim! Se você está numa situação parecida, certamente tem uma grande batalha à frente. Não há uma solução fácil. Mas qualquer um que queira agradar a Deus deve se harmonizar com Seus padrões de moral e evitar qualquer conduta imoral, mesmo que isso seja extremamente difícil. Nunca se esqueça de que Deus compreende a luta que você trava em seu coração e que Ele tem compaixão dos que o servem.* (1 João 3:19, 20) Quando obedece às leis de Deus, você abre o caminho para receber Suas bênçãos. De fato, “há grande recompensa” em guardar os mandamentos de Deus. (Salmo 19:11) Mesmo agora, você pode ter o melhor modo de vida possível neste mundo atribulado.

    Sendo assim, confie em Jeová e lute contra os desejos errados. (Gálatas 6:9) Esforce-se para ‘abominar o que é iníquo’ e ‘agarrar-se ao que é bom’. (Romanos 12:9) Com esforço e com o passar do tempo, é provável que sinta os desejos errados diminuírem. Melhor ainda, por evitar práticas homossexuais, você terá a perspectiva de viver para sempre no novo mundo justo de Deus.

    No site ocicial das testemunhas de jeová tem bons conselhos sobre estes assuntos. jw.org

    Um abraço!

    ResponderExcluir