sexta-feira, 2 de março de 2012

Deve ter medo do mau-olhado?

UMA senhora, num povoado do Amazonas, coloca suavemente seu bebê numa rede. Daí, depois de ter amarrado com cuidado um cordão vermelho no pequenino pulso dele, ela amarra outro cordão na cintura. Completado este ritual, ela dá um passo para trás e suspira aliviada: “Agora meu bebe está protegido do mau-olhado”
O medo do mau-olhado não se limita aos povos tribais da América do Sul. Advogados na Itália e lavradores na Índia, bem como empresários na América do Norte, também tremem de medo diante do mau-olhado.
O que é o mau-olhado? É a crença de que algumas pessoas possuem o poder de feri-lo, ou até mesmo de matá-lo, simplesmente por fixarem o olho em você. Talvez utilizem este mau-olhado quando sua prosperidade suscita inveja nelas. Ademais, crê-se que muitas pessoas bem-intencionadas possuem um mau-olhado e que, ao fixarem os olhos em outros, elas os prejudicam involuntariamente.
Alimenta este receio? Se alimentar, será que este medo o ajuda ou o prejudica?
Realidade ou Ficção?
A maioria das obras de referência sobre o assunto descreve o medo do mau-olhado como uma superstição. Visto que se define superstição como uma crença “que não se baseia nem na razão, nem nos fatos”, alguns crêem que o medo do mau-olhado nada mais é que o produto de mentes fracas.
Admitidamente, numerosas histórias sobre o mau-olhado são ficção. Ter medo, por exemplo, de que pessoas vesgas, pessoas que tenham cataratas, ou que tenham uma mecha de cabelo difícil de assentar, tenham propensão a possuir um mau-olhado é fruto da imaginação. Ou crer que é um caso do olhado fatal sempre que seu bebê adoece, que sua vaca morre, ou que suas galinhas se recusam a pôr ovos, é atribuir-lhe mais do que ele pode fazer.
Entretanto, assim como um polpa sólida se oculta por trás da casca grossa do coco, há também fatos sólidos ocultos sob a grossa camada de lendas a respeito do mau-olhado. Assim, vamos penetrar pela ficção e expor alguns fatos.
A Origem do Mau-olhado
A Encyclopædia of Religion and Ethics (Enciclopédia de Religião e Ética) responde que os antigos babilônios temiam a influência do mau-olhado. Quem promovia esse medo? Os bruxos ou feiticeiros babilônios. Eram famosos por causarem terríveis sofrimentos mediante lançar feitiços por apenas fixarem os olhos numa pessoa. No entanto, tais bruxos não faziam isso por conta própria. Quem lhes dava este poder? As criaturas espirituais chamadas demônios. Explica o livro The Religion of Babylonia and Assyria (A Religião de Babilônia e Assíria): “As bruxas podiam invocar os demônios quando desejassem, e pôr as pessoas que queriam sob o poder dos demônios.”
A Bíblia semelhantemente indica os anjos que se fizeram demônios como a fonte de “poder mágico”. (1 Samuel 15:23; 1 Timóteo 4:1; Judas 6) Ademais, a Palavra de Deus confirma que os demônios partilham o poder maligno com espíritas e pessoas controladas pelos demônios. (Atos 16:16-18; Revelação 22:15) Em resultado disso, tais pessoas conseguem ‘lançar feitiço sobre outros’, às vezes através dos olhos. (Deuteronômio 18:10-12) Assim, a mau-olhado se baseia, deveras, em alguns fatos.
De modo que, se mora numa comunidade em que os feitiços de bruxos são parte do dia-a-dia, não é de admirar que tenha alimentado o medo do mau-olhado. No entanto, não importa quão ameaçadores possam ser tais feitiços, não deve partilhar os temores de seus vizinhos. Por que não? Primeiro de tudo, temer o mau-olhado pode facilmente levá-lo à servidão aos demônios — algo que a Bíblia proíbe. (Veja 1 Coríntios 10:20, 21.) Em segundo lugar, poderá dispor de uma forma de proteção que anula os efeitos do mau-olhado e remove todos os motivos para ter medo. Que proteção? Usar amuletos?
A Proteção Que Dá Certo
Para responder, considere o seguinte exemplo: Que fará se temer que enorme árvore venha a cair sobre sua casa, esmagando-a? Reforçará o telhado, esperando que agüente o impacto da árvore que tomba? Ou pedirá a ajuda dum madeireiro ou dum derrubador de árvores que seja conhecido por derrubar árvores com segurança? Derrubar a árvore remove a fonte do perigo, e, assim, acaba com seu temor.
Similarmente, o que eliminará seu medo, caso um espírita ameace empregar o mau-olhado contra você? Tentará fortalecer-se por prender amuletos no pescoço? Ou pedirá ajuda a alguém conhecido por tornar impotentes os demônios? Obviamente, este último proceder é o sábio, pois tal pessoa elimina a fonte de perigo e, assim remove o seu medo.
Mas, como o salmista, talvez pergunte: “Donde virá a minha ajuda?” Inspirado por Deus, ele responde: “Minha ajuda procede de Jeová, Aquele que fez o céu e a terra.” Será que a ajuda do Criador inclui a proteção contra o mau-olhado? Sim, pois o salmista garante-nos ainda mais: “O próprio Jeová te guardará contra toda a calamidade.” (Salmo 121) Para fortalecer sua confiança na habilidade de Jeová de protegê-lo, considere seu registro, merecedor de confiança, do modo como ele tem lidado com os demônios.
‘Os Demônios Estremecem’ — Por Quê?
Nos dias de Noé, Jeová removeu os anjos desobedientes de suas posições de favor por restringi-los ‘numa prisão’ de trevas espirituais. (1 Pedro 3:19; Gênesis 6:1-4) Daí, no primeiro século, Jesus, agindo como representante de Deus, expulsou quando quis poderosos demônios. (Mateus 8:31, 32; Marcos 1:39) E, novamente, durante este século 20, Jesus empregou o poder que Deus lhe deu para expulsar do céu a Satanás e seus demônios. (Revelação 12:7-9) Por isso, os demônios aprenderam, de forma dura, que seu poder não é nada quando comparado com o poder de Deus. Todavia, Jeová está prestes a acrescentar mais uma página a este registro. Dentro em breve, Satanás e estes rebeldes expulsos serão lançados num abismo, por mil anos. — Revelação 20:1-3.
Como é que este conhecimento os atinge? A Bíblia revela: “Os demônios crêem e estremecem.” (Tiago 2:19) Então, que influência terá sobre você este conhecimento? Será que ainda temerá estes demônios ‘estremecentes’ e seus sequazes humanos? Ou ‘somente temerá a Jeová’ por confiar plenamente em sua proteção invisível contra o mau-olhado? — 1 Samuel 12:24.
Na verdade, caso a fé o mova a remover seus amuletos e a fortalecer seu vínculo com as Testemunhas de Jeová em sua comunidade, muito em breve estará juntando-se a elas em ecoar as palavras dos antigos filhos de Corá. Eles proclamaram: “Deus é para nós refúgio e força, uma ajuda encontrada prontamente durante aflições. Por isso é que não temeremos.” — Salmo 46:1, 2; compare com Romanos 8:31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário