sexta-feira, 2 de março de 2012

Você deve ter medo dos mortos?

Os membros da tribo annang, na Nigéria, acreditam que se os mortos não forem enterrados com a honra e o respeito adequados suas almas voltarão para atormentar — até mesmo matar — os parentes. Alguns chineses também acreditam que se as tradições de enterro não forem seguidas as almas dos mortos vão atacar e até matar outras pessoas.
EM MUITAS culturas no mundo, é comum a crença de que algo — alma ou espírito — se desprende do corpo na morte. Acredita-se também que essa alma ou espírito pode interferir na vida de parentes e amigos.
Mas será que é verdade que alguma entidade consciente sobrevive à morte de uma pessoa? E será que esse “algo” pode prejudicar os vivos? Qual é o conceito da Bíblia?
Os mortos estão conscientes?
A Bíblia diz que os mortos “não estão cônscios [ou conscientes] de absolutamente nada”. Declara também que estão “impotentes na morte”. (Eclesiastes 9:5; Isaías 26:14) A respeito de Adão, o primeiro homem, a Palavra de Deus diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” — Gênesis 2:7.
Note que Deus criou uma alma, isto é, uma pessoa viva — Adão. De acordo com a Bíblia, Adão não recebeu uma alma que pudesse viver separada do corpo. Quando pecou, ele morreu. Assim, tornou-se uma “alma morta”. (Números 6:6) A Bíblia diz ainda: “A alma que pecar — ela é que morrerá.” (Ezequiel 18:4) Todos nós herdamos de Adão o pecado, ou a imperfeição. Então, quando morremos, a alma morre. — Romanos 5:12.
Quando a Bíblia fala sobre a condição dos mortos, não faz mistério; usa expressões fáceis de entender, como ‘adormecer na morte’. (Salmo 13:3) Uma vez, Jesus disse o seguinte sobre uma menina de 12 anos: “Ela não está morta, mas dorme.” As pessoas “começaram então a rir-se dele desdenhosamente, porque sabiam que ela havia morrido”. Mas a Bíblia explica que Jesus a despertou do sono da morte. — Lucas 8:51-54.
O mesmo aconteceu no caso da morte de Lázaro. Jesus disse aos seus discípulos que iria ‘despertá-lo do sono’. Os discípulos não compreenderam o que ele quis dizer, de modo que “Jesus disse-lhes francamente: ‘Lázaro morreu.’” O apóstolo Paulo também falou dos “que estão dormindo na morte” e disse que, no tempo certo de Deus, eles seriam trazidos de volta à vida. — João 11:11-14; 1 Tessalonicenses 4:13-15.
É importante ressaltar que em nenhum lugar da Bíblia se ensina que a alma continua vivendo depois da morte da pessoa. Portanto, não há motivo para ter medo dos mortos. Então, por que é tão comum a crença de que alguma parte da pessoa sobrevive à morte? E o que está por trás do medo de que os mortos possam prejudicar os vivos?
Uma mentira que engana muitos
As religiões falsas pregam a idéia de que, na morte, os humanos não morrem de verdade. Cedo na história humana, o ensino da imortalidade da alma foi amplamente aceito. Um exemplo disso é que quando alguns governantes morriam, como os faraós do Egito antigo, seus escravos eram mortos para que o governante pudesse ter quem o servisse no além.
Muitas pessoas têm sido atormentadas por algo que foram induzidas a crer que são almas, ou espíritos, dos mortos. Estão convencidas de que essas são almas descontentes de parentes ou de outros mortos. Contudo, como as Escrituras mostram de forma clara, isso não é verdade. Forças espirituais invisíveis chamadas demônios estão por trás desses ataques, e eles sentem prazer em atormentar e amedrontar as pessoas. — Lucas 9:37-43; Efésios 6:11, 12.
As Escrituras dizem que Satanás é “o pai da mentira” e que “persiste em transformar-se em anjo de luz”. Ele e seus demônios estão “desencaminhando toda a terra habitada”. (João 8:44; 2 Coríntios 11:14; Revelação [Apocalipse] 12:9) De fato, foi Satanás que inventou a mentira de que a alma é imortal e pode prejudicar os vivos.
Mas os que crêem na Bíblia não são enganados por tais mentiras. Descobriram que Satanás tenta enganar as pessoas, levando-as a acreditar que os mortos podem se comunicar com os vivos. Conforme diz a Bíblia, a verdade é que os vivos “estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada”. (Eclesiastes 9:5) O fato é que a Palavra de Deus contém verdades libertadoras sobre a condição dos mortos. — João 8:32.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Os mortos estão conscientes de alguma coisa? — Eclesiastes 9:5; Isaías 26:14.
▪ Qual é a origem da crença comum de que alguma parte da pessoa continua vivendo depois da morte? — João 8:44.
▪ Onde podemos encontrar a verdade sobre a condição dos mortos? — João 8:32; 17:17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário