sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que estudar a Bíblia?

LER a Bíblia de capa a capa não é um feito insignificante. Já fez isso alguma vez, ou, talvez, várias vezes? Muitas pessoas se orgulham corretamente de já terem feito isso. Achar tempo para ler a Bíblia deveria ser colocado bem próximo do topo — se não em primeiro lugar — de nossa lista das prioridades da vida. Por que razão? Para conhecermos o conteúdo básico do livro mais amplamente circulado em toda a História, o único livro que legitimamente afirma ser inspirado por Deus. — 2 Timóteo 3:16.
Nada obstante, a pessoa pode fazer mais do que simplesmente ler a Bíblia e conhecer seu esboço geral. É seu desejo agradar a Deus e usufruir os plenos benefícios dos ensinos desse livro sagrado? Então siga o conselho que o apóstolo Paulo deu ao jovem Timóteo: “Continua a aplicar-te à leitura pública, à exortação, ao ensino. Pondera estas coisas; absorve-te nelas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Presta constante atenção a ti mesmo e ao teu ensino. Permanece nestas coisas, pois, por fazeres isso, salvarás tanto a ti mesmo como aos que te escutam.” — 1 Timóteo 4:13, 15, 16.
Tal meditação sobre os ensinos da Bíblia e o absorver-se neles envolve mais do que apenas ler as Escrituras. Ler a Bíblia não garante, em si, que a pessoa possa usar corretamente as informações obtidas, assim como ler um livro sobre o cérebro humano não a habilita a ser um neurocirurgião. Portanto, ouça o outro conselho dado por Paulo a Timóteo: “Faze o máximo para te apresentar a Deus aprovado, obreiro que não tem nada de que se envergonhar, manejando corretamente a palavra da verdade.” — 2 Timóteo 2:15.
Amplas Perspectivas de Entendimento
Aprender a manejar com perícia a Palavra de Deus exige estudo. Quando a pessoa estuda cuidadosamente a Bíblia, considerando o que ela diz, compreendendo seu sentido, lendo trechos do contexto, entendendo a sua história, inesperadas perspectivas de entendimento e discernimento podem abrir-se para ela. Começa então a beneficiar-se pessoalmente da Palavra de Deus.
Tomemos um exemplo que mostra que, apenas por lermos um trecho da Escritura, talvez não percebamos o significado do que é dito, a menos que leiamos o contexto. Em Atos 17:11, lemos a respeito das pessoas da cidade grega de Beréia, situada não muito distante de Tessalônica: “Ora, estes últimos eram de mentalidade mais nobre do que os de Tessalônica, pois recebiam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim.”
À primeira vista, talvez concluamos que os cristãos em Beréia eram mais estudiosos do que os em Tessalônica. No entanto observe no versículo 10 de Atos, capítulo 17, que Paulo e Silas, ao chegarem a Beréia, dirigiram-se para a “sinagoga dos judeus” a fim de pregarem a Palavra de Deus. E o versículo 12 , diz que “muitos deles [dos judeus] tornaram-se crentes”. Esse versículo nos ajuda a tirar uma conclusão diferente. O relato sagrado nos diz que não eram os cristãos que estavam sendo comparados uns com os outros nestas duas cidades, mas, antes, eram os judeus de tais lugares.
Ademais, notou o que tornou mais nobre o caráter dos bereanos? Eles examinavam mais avidamente as Escrituras. O Professor Archibald Thomas Robertson, ao comentar essas palavras, no livro Word Pictures in the New Testament (Quadros Verbais do Novo Testamento), escreveu: “Paulo expunha diariamente as Escrituras, como fizera em Tessalônica, mas os bereanos, em vez de se ressentirem de sua nova interpretação, examinavam (anakrinō significa esquadrinhar, fazer uma pesquisa cuidadosa e exata, como nos processos legais . . .) as Escrituras por si mesmos.” O exame feito por eles não era superficial. Aqueles judeus bereanos faziam sondagens cuidadosas para confirmar se era verdade aquilo que Paulo e Silas estavam ensinando, à base das Escrituras, sobre Jesus como o Messias há muito prometido.
Por conseguinte, seguindo o exemplo dos antigos bereanos, é importante que nós não somente leiamos a Palavra de Deus, mas também a estudemos — “examinando cuidadosamente as Escrituras” — de modo a entender o significado do que é dito. Deste modo, podemos aprofundar nosso apreço pela Bíblia, e nós também nos tornamos, como Timóteo, pessoas aptas a ‘salvar tanto a nós mesmos como aos que nos escutam’. Por quê? Porque, além de ler as Escrituras, nós as estudamos de modo a aplicar obedientemente o que aprendemos. — Provérbios 3:1-6.
Fonte de Verdadeiros Valores e Profecias
Consideremos duas outras razões para estudarmos a Bíblia. A Bíblia supera todos os outros livros em fornecer-nos valores morais e éticos. Há muitos anos, um educador americano teceu a seguinte observação: “Creio que o conhecimento da Bíblia sem um curso universitário é mais valioso do que um curso universitário sem a Bíblia.” Para que o conhecimento da Bíblia se torne seu tesouro, sua motivação de estudar as Escrituras tem de ser a de aplicar os preceitos e os ensinos dela em sua vida diária, de modo que ela possa torná-lo uma pessoa melhor, ‘alguém que maneje corretamente a palavra da verdade’. — 2 Timóteo 2:15; Provérbios 2:1-22.
Adicionalmente, em suas páginas encontram-se profecias inspiradas por Deus que já tiveram cumprimento no decorrer da História e outras que estão tendo cumprimento em nosso século. O estudo das profecias da Bíblia ajuda a pessoa a compreender o significado das atuais condições mundiais — guerras, fomes, dissolução das famílias, crimes violentos — e como evitar ser enredado pela ansiedade devido a elas. (Lucas 21:10, 11, 25-28) Assim, somos esclarecidos pelas respostas dadas por Deus para os problemas atuais, respostas estas que revelam onde estamos na corrente do tempo e como podemos, com êxito, fazer planos para o futuro. Tais respostas chegam a nós através do canal da classe do ‘ungido escravo fiel e discreto’, que usa a Sociedade Torre de Vigia como sua agência editora. — Mateus 24:45-47; 2 Pedro 1:19.
O Salmo 119:105 diz: “Lâmpada para o meu pé é a tua palavra e luz para a minha senda.” Por conseguinte, as pessoas que estudam regularmente as palavras de sabedoria contidas na Bíblia, e que as aplicam, estarão entre as que entenderão a vontade e o propósito de Deus e que, efetivamente possuem uma senda iluminada que as guia em sua vida diária, no meio do atual atoleiro moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário