sexta-feira, 2 de março de 2012

A Terra será um paraíso?

LENDAS sobre uma era de ouro, em que o homem tinha uma relação achegada com Deus e vivia livre do pecado, das doenças e da morte, podem ser encontradas nas tradições de muitos povos, incluindo egípcios, mexicanos, peruanos e tibetanos. Essas lendas também falam sobre como o homem se tornou pecador.
Embora distorcidas e floreadas, as lendas têm elementos em comum demais para serem meras coincidências. Isso leva muitos à conclusão de que essas lendas tiveram sua origem em fatos da História. Na verdade, os elementos em comum dessas lendas são muito parecidos aos dos capítulos iniciais do livro bíblico de Gênesis. No entanto, não encontramos nesse livro a linguagem vaga de uma lenda, mas sim os detalhes específicos de uma história exata. — 2 Timóteo 3:16.
Um início perfeito
O livro de Gênesis relata que Adão e Eva, os primeiros humanos criados por Deus, foram colocados por ele num jardim bem regado, chamado jardim do Éden. Tinham saúde perfeita e a perspectiva de vida eterna. Só morreriam se pecassem. (Gênesis 2:8-17; Romanos 5:12) Adão e Eva deveriam ‘ser fecundos, tornar-se muitos, encher e sujeitar a Terra’. (Gênesis 1:28) O resultado seria um paraíso global cheio de humanos perfeitos, que se sujeitariam com alegria a Deus, seu Governante.
Infelizmente, Adão e Eva desobedeceram a Deus e perderam a oportunidade de cumprir o propósito do seu Criador e a perspectiva de viver para sempre. Apesar disso, Jeová Deus cumprirá seu propósito para a Terra. ‘Minha palavra que sai da minha boca não voltará a mim sem resultados’, disse ele, mas “terá êxito certo”. (Isaías 55:11) De fato, o propósito de Jeová de fazer da Terra o lar paradísico de humanos que refletem Suas qualidades é um dos temas principais da Bíblia. — Romanos 8:19-21.
“Estarás comigo no Paraíso”
Assim que Adão e Eva pecaram, Deus prometeu produzir um “descendente” que por fim destruiria a “serpente original”, Satanás, o Diabo, e desfaria suas obras perversas. (Gênesis 3:15; Revelação [Apocalipse] 12:9; 1 João 3:8) A parte principal desse “descendente” mostrou ser Jesus Cristo. (Gálatas 3:16) Deus também o designou Rei de um Reino, ou governo, celestial que dominará a Terra. — Daniel 7:13, 14; Revelação 11:15.
Cristo realizará o que Adão não conseguiu. É por isso que a Bíblia chama Jesus de “o último Adão”. (1 Coríntios 15:45) Em sua oração-modelo, Jesus relacionou o futuro da Terra com o Reino de Deus ao dizer: “Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” — Mateus 6:10.
Quando estava na Terra, Jesus, como futuro Rei da Terra, tinha autoridade para dizer ao malfeitor pregado numa estaca ao seu lado: “Estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43) O Paraíso que Jesus tinha em mente seria na Terra, como Deus havia proposto no início. Esse fato é bem apoiado na Bíblia. Veja os textos a seguir:
“Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” (Salmo 37:29) “Virá a haver bastante cereal na terra; no cume dos montes haverá superabundância.” (Salmo 72:16) “Os retos são os que residirão na terra e os inculpes são os que remanescerão nela.” (Provérbios 2:21) “Não se fará dano, nem se causará ruína em todo o meu santo monte; porque a terra há de encher-se do conhecimento de Jeová assim como as águas cobrem o próprio mar.” — Isaías 11:9.
Em harmonia com essas declarações, Jesus disse em seu famoso Sermão do Monte: “Felizes os de temperamento brando, porque herdarão a terra.” (Mateus 5:5) Mais tarde, o apóstolo João escreveu: “A tenda de Deus está com a humanidade . . . [Ele] enxugará dos seus olhos [das pessoas] toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” (Revelação 21:3, 4) Fica claro que esses textos bíblicos se referem, não a um “paraíso” celestial, mas a um paraíso físico aqui na Terra.
O que dizem os eruditos bíblicos
Muitos eruditos bíblicos afirmam que, sob o Reino de Cristo, a Terra se tornará um paraíso. O teólogo Joseph A. Seiss disse: “Sob o governo do Messias, a Terra inteira por fim se tornará . . . o que . . . teria sido se Adão nunca tivesse pecado.” Na obra The New Testament for English Readers (O Novo Testamento para Leitores em Inglês), Henry Alford escreveu: “Esse reino de Deus . . . continuará trabalhando até que se torne de fato um reino sobre esta Terra, e seus súditos herdarão a Terra . . . , finalmente em seu estado renovado e abençoado para sempre.” — O grifo é dele.
De modo similar, o famoso cientista e estudioso da Bíblia, Isaac Newton, escreveu: “Depois do dia do juízo, a Terra continuará a ser habitada por mortais [humanos], não só por mil anos, mas para sempre.”
Visto que a Terra estará sob o domínio direto de Jesus Cristo, a maldade nunca mais criará raízes. (Isaías 11:1-5, 9) De fato, a Terra será um paraíso em todos os sentidos e dará louvor a seu Criador para sempre.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Qual era o propósito original de Deus para a humanidade e a Terra? — Gênesis 1:28.
▪ O que o Reino de Deus realizará? — Mateus 6:10.
▪ Por que a maldade nunca mais criará raízes? — Isaías 11:1-5, 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário