sexta-feira, 2 de março de 2012

As religiões são caminhos diferentes que levam a Deus?

“PARA mim, é inconcebível que o Deus do Universo se revele por meio de uma só religião”, escreveu Marcus Borg. Desmond Tutu, ganhador do prêmio Nobel, disse: “Nenhuma religião pode afirmar ser dona de toda a verdade sobre o mistério” da fé. Um conceito hindu popular é “Jotto moth, totto poth”, que poderia ser vertido como ‘todas as religiões são apenas caminhos diferentes que levam ao mesmo destino’. Os budistas também têm esse conceito. De fato, milhões de pessoas acreditam que todas as religiões são caminhos diferentes que levam a Deus.
O historiador Geoffrey Parrinder declarou: “Tem-se dito às vezes que todas as religiões têm o mesmo objetivo, ou são caminhos equivalentes que levam à verdade, ou mesmo que todas ensinam as mesmas doutrinas.” Os ensinos, os rituais e as deidades das religiões de fato são similares. A maioria das religiões fala de amor e ensina que é errado matar, roubar e mentir. Em quase todos os grupos religiosos, há os que fazem esforços sinceros para ajudar outros. Assim sendo, se a pessoa é sincera na sua religião e procura levar uma vida de boa moral, será que faz diferença a que denominação pertence? Ou: São todas as religiões apenas caminhos diferentes que levam a Deus?
Basta ser sincero?
Analise o caso de Saulo, judeu do primeiro século que se tornou o apóstolo cristão Paulo. Ele era um partidário muito zeloso do judaísmo, o que o levou a tentar exterminar a religião dos seguidores de Cristo, a qual não aprovava. (Atos 8:1-3; 9:1, 2) Mas pela misericórdia de Deus, reconheceu que pessoas muito religiosas como ele talvez tenham zelo por Deus, porém por não estarem a par de todos os fatos, podem estar erradas. (Romanos 10:2) Quando Saulo se inteirou melhor da vontade de Deus e da maneira de Ele agir, mudou e juntou-se à adoração das próprias pessoas a quem perseguira — os seguidores de Jesus Cristo. — 1 Timóteo 1:12-16.
Será que a Bíblia diz que podemos escolher entre centenas de religiões e que, qualquer que seja a nossa opção, ela será aceitável a Deus? O apóstolo Paulo recebeu instruções do ressuscitado Jesus Cristo que indicavam exatamente o contrário. Jesus o enviou a pessoas de todas as nações ‘para abrir os seus olhos, para os desviar da escuridão para a luz e da autoridade de Satanás para Deus’. (Atos 26:17, 18) Isso deixa claro que nem toda religião é aprovada por Deus. Muitos dos a quem Paulo foi enviado já tinham uma religião. Mas eles estavam em “escuridão”. De fato, se todas as religiões fossem simplesmente caminhos diferentes que conduzem à vida eterna e ao favor de Deus, não haveria necessidade de Jesus treinar seus seguidores para a obra de fazer discípulos que ele lhes ordenou que fizessem. — Mateus 28:19, 20.
No seu famoso Sermão do Monte, Jesus disse: “Entrai pelo portão estreito; porque larga e espaçosa é a estrada que conduz à destruição, e muitos são os que entram por ela; ao passo que estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham.” (Mateus 7:13, 14) A Bíblia diz explicitamente que existe “uma só fé”. (Efésios 4:5) É claro que muitos que estão na estrada “larga” têm uma religião. Mas eles não têm essa “uma só fé”. Visto que existe apenas uma única forma de adoração verdadeira, os que desejarem seguir a verdadeira fé terão de ir em busca dela.
Busque o verdadeiro Deus
Desde o início da história humana, Deus informou aos homens qual era a sua vontade com relação a eles. (Gênesis 1:28; 2:15-17; 4:3-5) Hoje sabemos o que Deus requer de nós mediante a Bíblia, que nos permite distinguir a forma de adoração que é aceitável da que não é. (Mateus 15:3-9) Alguns herdaram a religião dos pais, ao passo que outros seguem a religião da maioria na sua comunidade. Muitos pertencem a determinada religião simplesmente por causa da época e localização geográfica em que nasceram. Mas deve você deixar que o acaso ou outros decidam que religião deve seguir?
Sua escolha de religião deve ser uma opção conscientizada, com base no exame cuidadoso das Escrituras. No primeiro século, houve pessoas instruídas que não aceitaram passivamente os ensinos de Paulo. Elas ‘examinavam cuidadosamente as Escrituras diariamente, para ver se essas coisas eram assim’. (Atos 17:11; 1 João 4:1) Por que não faz o mesmo?
A Bíblia diz que o Deus do Universo está à procura dos que desejam adorá-lo com verdade. Conforme registrado em João 4:23, 24, Jesus explicou: “Não obstante, vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem. Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” Somente a “adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai” é aceitável a ele. (Tiago 1:27) Deus abençoou milhões que buscaram a estrada estreita que conduz à vida. Ele não dará vida eterna aos apáticos, mas somente aos que fazem esforço sincero de encontrar o caminho estreito que ele estabeleceu e que o seguem. — Malaquias 3:18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário