sexta-feira, 2 de março de 2012

Jesus era mesmo o Filho de Deus?

COM muita convicção, o apóstolo Pedro disse a Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” (Mateus 16:16) Essa é apenas uma das muitas referências bíblicas a Jesus como Filho de Deus, uma expressão que tem provocado reações diferentes entre pessoas religiosas.
Muitos que acreditam que Jesus Cristo é Deus têm dificuldade em explicar por que ele é chamado de Filho de Deus. A lógica diz que ele não pode ser ambos. Outros encaram Jesus como um personagem histórico importante, um homem sábio ou talvez até um verdadeiro profeta de Deus, mas nada além disso. O que a Bíblia realmente ensina? Faz alguma diferença o que você acredita?
Primogênito de Deus
A Bíblia diz que houve um tempo em que Deus estava sozinho. Por amor, ele decidiu partilhar o dom da vida tornando-se pai — mas não do modo humano. Em vez disso, Jeová usou seu imensurável poder criativo para gerar uma pessoa espiritual viva e inteligente — “o princípio da criação de Deus”, que hoje conhecemos como Jesus Cristo. (Revelação [Apocalipse] 3:14; Provérbios 8:22) Jesus foi criado diretamente por Deus quando Deus estava sozinho, por isso, Jesus é de forma apropriada chamado de “filho unigênito” e “o primogênito de toda a criação”. — João 1:14; Colossenses 1:15.
Portanto, fica claro que, como a primeira de todas as criações de Deus, Jesus não podia ser o Criador, “o único Deus”. (1 Timóteo 1:17) Mas Deus concedeu muitos privilégios a seu Filho. Por exemplo, criou “todas as outras coisas” por meio de Jesus, até mesmo os anjos. Esses anjos são chamados de “filhos de Deus”, porque também é Jeová quem lhes dá a vida. — Colossenses 1:16; Jó 1:6; 38:7.
Aparentemente falando com seu primogênito após preparar a Terra para os humanos habitarem, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26; Provérbios 8:22-31) Assim, Jeová também criou seu primeiro filho humano por meio da criatura espiritual que se tornaria Jesus. — Lucas 3:38.
Jesus torna-se um filho humano de Deus
O apóstolo João revela que, no tempo designado, o Filho espiritual de Deus “se tornou carne e residiu entre nós”. (João 1:14) Para realizar essa mudança da natureza espiritual de Jesus para natureza humana, Deus milagrosamente transferiu a vida de Jesus do céu para o ventre da virgem judia Maria. Desse modo, Jesus continuou sendo Filho de Deus, embora fosse humano. Além disso, visto que foi Deus, não algum homem, que deu vida a Jesus, Jesus nasceu perfeito, sem pecado. “O nascido será chamado santo, Filho de Deus”, disse o anjo Gabriel a Maria. — Lucas 1:35; Hebreus 7:26.
O próprio Pai confirmou que Jesus era seu filho humano. Quando Jesus foi batizado, João Batista testemunhou os céus se abrirem e ouviu uma voz do céu dizer: “Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado.” (Mateus 3:16, 17) Não é para menos que João tenha dito a seus discípulos: “Eu o vi e dei testemunho de que este é o Filho de Deus.” — João 1:34.
Durante seu ministério terrestre, Jesus não alardeou o fato de que era o Messias, o Filho de Deus. (Marcos 8:29, 30) Em geral, ele permitia que as pessoas chegassem a essa conclusão sozinhas por escutar seus ensinos, observar seu modo de vida e testemunhar seus muitos milagres, a maioria realizados à vista de todos. Por exemplo, ele curou “todos os que estavam passando mal, afligidos por várias moléstias e padecimentos”. (Mateus 4:24, 25; 7:28, 29; 12:15) Cegos, surdos, coxos e doentes vinham a Jesus e ele os curava. Ele até levantou os mortos! (Mateus 11:4-6) Diante dos olhos de seus discípulos, Jesus milagrosamente andou sobre a água e acalmou ventos e ondas durante uma violenta tempestade. Essa demonstração de poder motivou os discípulos a dizer: “Tu és realmente o Filho de Deus.” — Mateus 14:24-33.
Como o Filho de Deus pode beneficiar você
Por que Deus transferiu seu Filho unigênito do céu para a Terra para por fim sofrer uma morte cruel? “A fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” (João 3:16) Sim, era apenas por morrer que Jesus podia “dar a sua alma como resgate em troca de muitos”. (Mateus 20:28) De fato, em toda a história, ninguém demonstrou maior amor pela humanidade do que Jeová e seu Filho primogênito. — Romanos 8:32.
Após sua morte, Jesus “foi declarado Filho de Deus” de um modo muito especial e poderoso: “por meio da ressurreição dentre os mortos” ele voltou à vida como Filho espiritual de Deus. (Romanos 1:4; 1 Pedro 3:18) Então, depois de esperar pacientemente ao lado de seu Pai por quase 19 séculos, Jesus foi entronizado como Rei do Reino de Deus — um governo celestial que logo governará a Terra inteira. — Salmo 2:7, 8; Daniel 7:13, 14.
Deseja ganhar o favor desse poderoso Filho de Deus? Em caso afirmativo, incentivamos você a examinar os ensinos de Jesus e aplicá-los em sua vida. O próprio Jesus disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Sim, o que a pessoa acredita sobre o Filho de Deus realmente faz diferença! — João 3:18; 14:6; 1 Timóteo 6:19.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ Por que podemos dizer que Jesus é o Filho unigênito de Deus? — João 1:3, 14; Revelação 3:14.
▪ Por que você pode acreditar que Jesus é o Filho de Deus? — Mateus 3:16, 17.
▪ Como você pode se beneficiar por acreditar que Jesus é o Filho de Deus? — João 3:16; João 14:6; 17:3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário