sexta-feira, 2 de março de 2012

Já viveu antes?

“LEMBRO-ME de muitas de minhas vidas passadas — algumas vezes fui homem, outras vezes fui mulher.” A atriz Shirley MacLaine explica como chegou a essa conclusão em seu livro, campeão de vendagens, intitulado Out on a Limb (Minhas Vidas). De início, ela ficou “admirada ao descobrir, não só que a reencarnação era parte integrante da maioria das crenças orientais . . . mas que inúmeros renomados pensadores do Ocidente partilhavam este conceito”.
Sim, mais pessoas do que talvez suponha — inclusive centenas de milhões de budistas e hindus — crêem já terem vivido antes. Acreditam que algo dentro deles — que muitos chamam de alma — sobrevive à morte e renasce em uma ou mais existências sucessivas. Este “algo” retorna em forma humana, ou, como afirmam alguns, em forma animal e até mesmo vegetal. A maioria concorda que o propósito disso é purificar gradualmente a alma, ou conduzir a pessoa à derradeira perfeição.
Realmente, a idéia de alguém ter vivido antes e de talvez viver novamente pode ser fascinante, até mesmo consoladora. Mas é verdadeira?
Já Existiu no Domínio Espiritual?
“Sim”, afirma A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cujos membros são comumente chamados de mórmons. O falecido James E. Talmage, apóstolo dessa igreja, escreveu sobre as “muitas provas bíblicas de que os espíritos da humanidade existiram antes de sua provação terrestre — condição em que essas inteligências viviam e exerciam seu livre-arbítrio antes de assumirem tabernáculos corpóreos”.
É verdade que Jesus, o Filho de Deus, existira no céu antes de viver na terra. (João 6:38, 62) De fato, foi isso o que induziu Talmage a escrever que “é coerente concluir que, se o nascimento terrestre Dele foi a união dum espírito preexistente ou antemortal a um corpo mortal, o mesmo também se dá com o nascimento de cada membro da família humana”.
Jesus, enquanto no céu, sempre fora obediente ao seu Pai. Assim, sua curta permanência na terra não se destinava a colocá-lo sob “provação terrestre”, como se fosse pecador. Ao contrário, ele era homem perfeito, sem pecado, capaz de remir pecadores, capaz de “dar a sua alma como resgate em troca de muitos”. (Mateus 20:28) Portanto, Jesus é um caso único, o “um só mediador entre Deus e homens”. (1 Timóteo 2:5, 6) Sua designação de serviço na terra foi temporária. Depois de completá-la, pôde retornar ao seu verdadeiro lar, o céu.
Mas, em vista desses fatos, será que podemos, assim como Jesus, referir-nos ao céu como nosso lar?
Em Forma Humana, mas Não Humanos
No passado, criaturas espirituais invisíveis, anjos, materializaram corpos humanos visíveis sob a orientação de Deus. (Gênesis 19:1; Lucas 1:26-28) Mas, nos dias de Noé, alguns deles fizeram isso de sua própria iniciativa. Por que? Com o propósito egoísta de ter relações sexuais com mulheres. (Gênesis 6:2) Uma vez que isso não fazia parte do arranjo de Deus para os anjos, o passo que deram constituiu desobediência. A Bíblia chama-os de “anjos que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta”. (Judas 6) Portanto, fica claro que o céu é a “moradia correta” dos anjos, assim como a terra é a dos humanos. — Veja o Salmo 115:16; 1 Coríntios 15:39, 40.
Jesus realmente “se tornou carne” quando veio à terra. (João 1:14) Não se deu o mesmo com aqueles anjos. Eles simplesmente materializaram corpos humanos que abandonaram por ocasião do Dilúvio, para retornarem ao domínio espiritual. Devido à sua revolta, porém, Deus confinou-os “a covas de profunda escuridão, reservando-os para o julgamento”. Eles não mais podiam materializar corpos carnais para viver na terra. — 2 Pedro 2:4.
Portanto, os exemplos de Jesus e dos anjos que se materializaram não podem ser usados corretamente para provar que os humanos existiram no domínio espiritual “antes de sua provação terrestre”, como ensinam os mórmons. Mas, excluiria isso passar por vidas anteriores quais humanos aqui na terra?
O Propósito de Deus ao Criar a Alma
Na verdade, o segredo para determinarmos se o homem já viveu antes ou não — quer no domínio espiritual, quer na terra — e determinarmos se ele tem ou não tem uma alma imortal. Gênesis 2:7 descreve do seguinte modo a criação da primeira alma humana: “E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.”
Note que a alma não é descrita como algo distinto e separado do corpo inanimado. De fato, foi somente depois de Deus energizar o corpo inanimado com “o fôlego de vida”, dando assim início à respiração, que a alma, Adão, passou a viver. Quando a respiração pára e a força de vida cessa, o corpo torna-se novamente inanimado. O homem “volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos”. (Salmo 146:4) Ele precisa aguardar o dia da ressurreição para viver novamente. (João 5:28, 29) Nesse ínterim, não pode haver “trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria” na morte. (Eclesiastes 9:5, 10) Em outras palavras, a alma está morta.
Dezenas de textos da Bíblia indicam que a alma é destrutível, excluindo por completo a hipótese da imortalidade da alma. (Ezequiel 18:4, 20; Salmo 22:29; Atos 3:23; Revelação 16:3) Estando a alma morta, o que sobra para passar adiante e viver novamente em outro corpo? Ademais, por que até mesmo haveria a necessidade de algo passar adiante? Quando Deus criou as almas humanas, referiu-se a elas como algo “muito bom”. Podia dizer isso porque foram criadas perfeitas, destinadas a viver para sempre na terra. (Gênesis 1:31) Eram almas que não necessitavam de purificação; já eram moralmente puras. Tampouco eram almas que precisavam morrer para viver novamente. Sua perspectiva era a vida eterna dentro da estrutura de sua existência original na terra.
A resposta da Bíblia quanto a se já viveu antes — quer no domínio espiritual, quer na terra — é bastante clara. Igualmente clara é a oportunidade que Deus oferece a você de um dia viver para sempre num paraíso terrestre. Gostaria de aprender mais?

Há uns cem textos da Bíblia que indicam que a alma humana é mortal e destrutível; conseguiria encontrar um que dissesse que ela é imortal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário