sexta-feira, 2 de março de 2012

Será que Deus está em toda a parte?

DEUS é descrito apropriadamente como onipotente e onisciente — todo-poderoso e todo-sábio. Contudo, tentando descrever ainda mais a grandeza de Deus, alguns acrescentam um terceiro termo — onipresente. Acreditam que Deus está presente em toda a parte simultaneamente.
Embora nenhum desses termos descritivos se encontrem na Bíblia, os dois primeiros têm claro apoio nos ensinamentos bíblicos. (Gênesis 17:1; Hebreus 4:13; Revelação [Apocalipse] 11:17) Deus é realmente onipotente e é onisciente no sentido de que nada pode ser escondido dele. Mas será que ele é onipresente? Será que Deus está em toda a parte, ou ele é uma pessoa que tem um lugar específico de morada?
Onde está Deus?
Em diversos versículos da Bíblia, “os céus” são mencionados como o “lugar estabelecido de morada” de Deus. (1 Reis 8:39, 43, 49; 2 Crônicas 6:33, 39) Entretanto, um relato bíblico descreve a magnitude de Jeová Deus nos seguintes termos: “Morará Deus verdadeiramente com a humanidade na terra? Eis que o céu, sim, o céu dos próprios céus não te pode conter.” — 2 Crônicas 6:18.
“Deus é Espírito”, diz a Bíblia. (João 4:24) Portanto, ele reside num domínio espiritual independente do Universo físico. Quando a Bíblia menciona os “céus” como lugar de morada de Deus, refere-se ao lugar elevado onde ele reside, em contraste com o ambiente material em que nós residimos. De qualquer forma, a Bíblia ensina que, na realidade, a morada de Deus é claramente diferente do Universo físico, mas, ao mesmo tempo, um lugar bem definido. — Jó 2:1-2.
Deus é uma pessoa
Jesus tinha em mente o lugar de morada de Jeová quando disse a seus discípulos: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. . . . Vou embora para vos preparar um lugar.” (João 14:2) Para onde foi Jesus? Por fim, ele “entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”. (Hebreus 9:24) Esse relato nos ensina dois fatos importantes sobre Jeová Deus. Primeiro, ele tem um lugar literal de morada e, segundo, ele é uma pessoa, não uma mera força indefinível que reside em toda a parte.
Foi por isso que Jesus ensinou seus seguidores a orar assim: “Nosso Pai nos céus”, dirigindo a oração a uma pessoa, Jeová, que está em um lugar, a saber, nos céus espirituais. (Mateus 6:9; 12:50) Esse ensinamento estava em harmonia com o modo como o povo de Deus havia sido ensinado a orar por mais de 1.500 anos. Os mais antigos escritos inspirados por Deus contêm a seguinte oração: “Olha deveras para baixo desde a tua santa habitação, os céus, e abençoa teu povo.” — Deuteronômio 26:15.
O espírito santo de Deus é de alcance ilimitado
Embora a Bíblia sempre se refira a Deus como tendo um lugar específico de morada, com freqüência fala de seu espírito santo como estando em toda a parte. “Para onde posso ir do teu espírito e para onde posso fugir da tua face?”, perguntou o salmista Davi. (Salmo 139:7) Alguns têm ficado confusos com tais referências e talvez concluam que Deus é onipresente. Contudo, ao considerarmos o contexto desse e de outros textos bíblicos, fica evidente que o espírito santo de Jeová — ou seu poder em ação — pode ser estendido do local fixo em que Ele está para qualquer lugar no Universo material.
Como um pai estende a mão para baixo para consolar e amparar seus filhos, Jeová pode estender a mão — ou o espírito santo — a qualquer parte do domínio espiritual ou Universo físico, a fim de cumprir o Seu propósito. Por conseguinte, o salmista podia dizer: “Se eu tomasse as asas da alva para residir no mar mais remoto, também ali me guiaria a tua própria mão e me seguraria a tua direita.” — Salmo 139:9, 10.
Podemos tornar-nos amigos de Deus
Jeová Deus, de modo humilde e amoroso, permite que ele e seu lugar de morada sejam descritos em termos humanos que transmitem-nos a idéia da melhor forma. Dessa e de outras maneiras, é como se ele ‘se inclinasse para ver o que há no céu e na terra’. (Salmo 113:6, Bíblia na Linguagem de Hoje) Entretanto, os humanos não podem ter total compreensão da natureza de Deus.
Jeová é simplesmente magnífico demais, grande demais e maravilhoso demais para ser descrito de forma total em meros termos humanos. Portanto, embora a Bíblia fale a respeito de sua morada celeste como um lugar com localização específica, a plena compreensão de tal dimensão espiritual é simplesmente impossível aos humanos. — Salmo 139:6.
Ainda assim, é uma grande satisfação termos, até certo ponto, entendimento da verdadeira natureza de Jeová, compreendendo que ele não é uma força indefinível e impessoal que está presente em todo o Universo. Em vez disso, ele é uma pessoa, com lugar específico de morada e personalidade definida, caracterizada pelo amor e pela ternura. Esse conhecimento abre aos humanos a maior oportunidade possível — a de ter uma amizade pessoal por toda a vida com o Todo-Poderoso Soberano do Universo. — Tiago 4:8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário