sexta-feira, 2 de março de 2012

Teve Deus um princípio?

O CÉPTICO francês, de pé e firmemente ereto em frente de casa, olhou para a Testemunha de Jeová bem nos olhos e disse: “Se puder me dizer de onde veio Deus, eu o escutarei.” Tranqüila, a Testemunha respondeu: “Algumas pessoas dotadas de muita lógica chegaram à mesma conclusão que Voltaire, filósofo francês do século 18: ‘Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.’ Já refletiu por que um homem tão inteligente como Voltaire faria tal declaração?”
O senhor admitiu que não, e mandou a Testemunha entrar. A Testemunha desenvolveu sua argumentação no seguinte sentido:
Sejamos Lógicos
Como Voltaire, muita gente é da opinião que a vida e o universo têm de ter uma causa. A fim de poder produzir as coisas que vemos, esta causa teria de ser dotada de certos poderes e qualidades, tais como energia, capacidade de organização, gosto artístico, amor e sabedoria. Por quê? Por que as coisas observáveis no universo, notadamente em nosso planeta Terra, refletem tais características. Bem, estas não são atributos de coisas, mas de pessoas. Assim, o resultado é o conceito de um Ser Supremo — Deus.
“Isso é bem razoável”, replicou o incrédulo francês, “mas de onde veio Deus?”
Nenhum Princípio Absoluto
Vemo-nos confrontados com a realidade observável de um universo material e de muitas formas diferentes de vida na Terra. De onde se originaram? Alguns cientistas, embora nem todos, afirmam que estas formas de vida são obra do acaso. Mas as teorias divergentes dos cientistas sempre pressupõem a existência de algo, não importa como eles o chamem. Afirmam, e de modo correto, que a matéria é uma forma de energia. Nessa base, acham que o universo material poderia ter surgido acidentalmente. Mas não explicam como o conjunto inicial de circunstâncias veio a existir. Existe sempre algo preexistente, cuja origem não são capazes de explicar.
De modo que os ateus pressupõem a existência de uma coisa, ao passo que os que acreditam em Deus pressupõem a existência de uma pessoa. Em vista de todas as leis naturais, da precisão matemática, da organização, e da sabedoria observáveis na Terra e por todo o universo, as Testemunhas de Jeová depreendem que é mais lógico concluir que a Causa Primária é uma Pessoa em vez de uma coisa; um Criador inteligente, em vez de uma força cega. À premissa do ateísmo: ‘No princípio, algo’, preferem as palavras iniciais da Bíblia: “No princípio Deus.” — Gênesis 1:1.
“Sabia que o senhor acabaria citando a Bíblia”, disse o francês indagador.
A verdade é que as Testemunhas de Jeová consideram que o ponto de vista da Bíblia sobre os fatos básicos é lógico e se harmoniza com as realidades observáveis. Examinemos algumas delas.
Algo Não Pode Provir do Nada. Nenhum cientista conseguiu produzir algo do nada. O homem só consegue transformar ou construir à base de materiais já existentes. Similarmente, ninguém em são juízo sugeriria que um artigo manufaturado simplesmente surgiu por acaso. A Bíblia declara uma verdade auto-evidente: “Cada casa, naturalmente, é construída por alguém.” Daí, prossegue à conclusão lógica: “Mas quem construiu todas as coisas é Deus.” (Hebreus 3:4) Reconhecer que uma casa precisaria dum arquiteto e dum construtor e, ao mesmo tempo, afirmar que um átomo complicado, uma molécula, ou uma célula surgiram do nada, simplesmente não faz sentido, do ponto de vista da Bíblia. A Bíblia pergunta com lógica: “Deve a coisa feita dizer referente àquele que a fez: ‘Ele não me fez’?” — Isaías 29:16.
A Vida Procede de Outra Vida. Embora alguns insistam em crer que a vida surgiu espontaneamente de matéria abiótica, nunca vimos fábricas transformarem vagões inteiros de substâncias químicas em células vivas manufaturadas. Se a vida é algo espontâneo, por que o homem não consegue repetir e desenvolver tal processo? Simplesmente porque os fatos mostram que todas as coisas vivas conhecidas provêm de outras coisas vivas preexistentes. A Bíblia reconhece que a primeva Causa Primária deve ter sido um Ser vivo, declarando: “De tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus.” “Contigo está a fonte da vida.” — Salmo 90:2; 36:9.
A Matéria É Uma Forma de Energia. A Bíblia está em perfeito acordo com o fato cientificamente comprovado de que a matéria é uma forma de energia. O homem descobriu como liberar energia da matéria em suas bombas atômicas, e em suas usinas nucleares. A Bíblia mostra que Deus é a fonte da energia concentrada no universo material. Lemos: “Levantai ao alto os vossos olhos e vede [os corpos do sistema solar, as estrelas, as galáxias]. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número. . . . Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas.” (Isaías 40:26) “Ele é Quem fez a terra pelo seu poder.” — Jeremias 10:12.
O Universo Fornece Evidência de Objetivo. De acordo com a experiência humana, a ordem jamais resulta da confusão. Por conseguinte, será lógico crer que a ordem visível na Terra, com suas estações e seus ciclos tão necessários à vida vegetal, animal e humana, poderia ser obra do acaso? Antes, não fornecem tais coisas uma evidência de projeto e de objetivo? Declara a Bíblia: “Assim disse Jeová, o Criador dos céus, Ele, o verdadeiro Deus, o Formador da terra e Aquele que a fez, Aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou, simplesmente para nada, que a formou mesmo para ser habitada.” — Isaías 45:18.
Maravilhoso Objetivo Para a Terra
O duvidoso francês opinou: “Criada ou não, a grande impressão que se tem é de que a Terra acabará mesmo desabitada.”
Seus receios são aparentemente justificados. Assim, a escolha hoje é entre a desesperadora descrença e o reconhecimento racional do eterno Dador de Vida, cuja Palavra escrita oferece a esperança de vida interminável na Terra, num paraíso global. (Mateus 6:10; Salmo 37:9, 11, 29) Por certo, tal perspectiva é digna de exame

Um comentário: