sexta-feira, 2 de março de 2012

Orações que Deus ouve

“Persisti em pedir, e dar-se-vos-á; persisti em buscar, e achareis; persisti em bater, e abrir-se-vos-á. Pois, todo o que persistir em pedir, receberá, e todo o que persistir em buscar, achará, e a todo o que persistir em bater, abrir-se-á.” — LUCAS 11:9, 10.
COM plena confiança nessas palavras de Jesus Cristo, muitos cristãos oram a respeito de seus problemas e ansiedades, na certeza de que Deus os ama e se importa com eles. Mas alguns se cansam de esperar pela resposta a suas orações e ficam frustrados. Acha que suas orações não são atendidas? Será que Deus ouve suas orações?
Mesmo que tenhamos a impressão de que as nossas orações não são atendidas, isso não significa que Deus não as tenha ouvido. A Bíblia garante: “Os olhos de Jeová estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos às súplicas deles.” (1 Pedro 3:12) Assim, Jeová Deus ouve as orações dos justos, não importa se são proferidas em voz alta ou em silêncio. (Jeremias 17:10) Não só isso, mas ele também examina os pensamentos e os sentimentos por trás das orações, mesmo os que a própria pessoa não entende plenamente e dos quais nem se dá conta. — Romanos 8:26, 27.
Mas para serem aceitáveis a Deus, as orações precisam satisfazer certos requisitos. Em primeiro lugar, elas devem ser dirigidas somente a Deus — não a Jesus, a um “santo” ou a um ídolo. (Êxodo 20:4, 5) É indispensável também que sejam feitas em nome do Filho de Deus, Jesus Cristo. (João 14:6) Devemos entender disso que é Jesus quem primeiro ouve as orações e as transmite para Deus? Não. Quando oramos a Jeová em nome de Jesus, nós nos identificamos como discípulos de Cristo e reconhecemos que só podemos nos aproximar de Deus graças ao valor do seu sacrifício de resgate. — Hebreus 4:14-16.
As orações precisam ser feitas com fé. O apóstolo Paulo salientou: “Sem fé é impossível agradar [a Deus] bem, pois aquele que se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que seriamente o buscam.” (Hebreus 11:6) Como a pessoa sabe se tem essa espécie de fé? O escritor bíblico Tiago responde: “Eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago 2:18) A fé invariavelmente se manifesta em ações, e estas, por sua vez, demonstram que amamos a Deus e que procuramos agradá-lo.
Os adoradores de Deus também precisam persistir em oração. Jesus deixou isso bem claro em Lucas 11:9, 10, citado no início do artigo. Afinal de contas, quanto interesse e determinação demonstra uma pessoa que ora apenas uma vez sobre determinado assunto?
O que Deus promete
Não importa com quanta freqüência ou determinação oremos, ainda vivemos em “tempos críticos, difíceis de manejar”. (2 Timóteo 3:1) Embora Jesus tenha dito que seus seguidores seriam felizes, ele não lhes prometeu uma vida livre de problemas. (Mateus 5:3-11) Porém garantiu que seus discípulos podiam ser felizes apesar de perderem pessoas queridas na morte, de passarem fome e sede ou de sofrerem perseguição.
A felicidade mencionada por Jesus não depende de termos circunstâncias ideais, mas é uma satisfação íntima que sentimos pelo fato de estarmos servindo a Deus. Isso nos permite ter certa medida de felicidade mesmo no mundo tumultuado em que vivemos. — 2 Coríntios 12:7-10.
Lidar com problemas pessoais
Então, será que de nada adianta orar sobre assuntos de ordem pessoal, como encontrar um cônjuge adequado ou lidar com problemas de família, saúde ou emprego? Não é esse o caso. Embora Deus não prometa mudar as circunstâncias de nossa vida de forma milagrosa, ele nos dará sabedoria para lidar com elas. Com relação às provações, Tiago escreveu: “Se alguém de vós tiver falta de sabedoria, persista ele em pedi-la a Deus, pois ele dá generosamente a todos, e sem censurar; e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5) Assim, Jeová nos guiará mediante o seu espírito santo. Isso nos ajudará a entender e a aplicar princípios bíblicos ao tomar decisões.
Naturalmente, o espírito de Deus não decide por nós. Ao contrário, exige-se esforço da nossa parte. Por exemplo, se temos um problema, será que pesquisamos o assunto e analisamos todos os aspectos envolvidos? Fazendo isso, estaríamos demonstrando a Deus que temos fé. (Tiago 2:18) Temos persistido em tentar resolver nosso problema, pedindo continuamente a orientação de Deus? (Mateus 7:7, 8) Examinamos com cuidado os princípios bíblicos que se aplicam à situação? A Palavra de Deus pode nos tornar ‘plenamente competentes, completamente equipados para toda boa obra’. — 2 Timóteo 3:16, 17.
Embora Deus tenha a capacidade de intervir nos assuntos humanos e remover os nossos problemas, ele nos tem permitido expressar nosso livre-arbítrio. Lamentavelmente, muitos usam essa faculdade para prejudicar outros. Assim sendo, é possível que tenhamos de conviver com alguns dos problemas sobre os quais oramos até que chegue o novo mundo estabelecido por Deus. (Atos 17:30, 31) Talvez seja uma situação que existe na região em que vivemos, como crime ou guerras; ou então ter de suportar a pressão de opositores. (1 Pedro 4:4) Precisamos reconhecer que neste mundo ímpio, algumas situações não vão melhorar.
No entanto, Deus ama seus adoradores e quer ajudá-los. Quando o Seu Reino exercer incontestado domínio em toda a Terra, Ele eliminará por completo todos os terríveis problemas que afligem o mundo. (Revelação [Apocalipse] 21:3, 4) Enquanto esse tempo não chega, devemos persistir em pedir sua orientação para lidar com os problemas da vida. Se fizermos isso, podemos ter certeza de que Jeová cumprirá a promessa registrada na Bíblia em Isaías 41:10: “Não tenhas medo, pois estou contigo. Não olhes em volta, pois eu sou teu Deus. Vou fortificar-te. Vou realmente ajudar-te. Vou deveras segurar-te firmemente com a minha direita de justiça.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário