sexta-feira, 2 de março de 2012

Existe apenas um Deus verdadeiro?

MOLOQUE, Astorete, Baal, Dagom, Merodaque, Zeus, Hermes e Ártemis são alguns dos deuses e deusas mencionados por nome na Bíblia. (Levítico 18:21; Juízes 2:13; 16:23; Jeremias 50:2; Atos 14:12; 19:24) Mas apenas Jeová é identificado nas Escrituras como o Deus Todo-Poderoso. Num cântico de vitória, Moisés liderou o povo em cantar: “Quem entre os deuses é semelhante a ti, ó Jeová?” — Êxodo 15:11.
A Bíblia claramente coloca Jeová acima de todos os outros deuses. Mas qual é o papel desses deuses inferiores? Será que eles e os incontáveis outros que têm sido adorados durante as eras são deidades verdadeiras, subordinadas ao Deus Todo-Poderoso, Jeová?
Fruto da imaginação
A Bíblia identifica Jeová como o único Deus verdadeiro. (Salmo 83:18; João 17:3) O profeta Isaías registrou as palavras do próprio Deus quando disse: “Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum. Eu é que sou Jeová, e além de mim não há salvador.” — Isaías 43:10, 11.
Todos os outros deuses não só são inferiores a Jeová. Na maioria dos casos, são inexistentes — apenas fruto da imaginação humana. A Bíblia se refere a esses deuses como “produto das mãos dum homem . . . , que não podem ver, nem ouvir, nem comer, nem cheirar”. (Deuteronômio 4:28) A Bíblia ensina de modo claro que Jeová é o único Deus verdadeiro.
Não é de admirar que as Escrituras advirtam firmemente contra adorar qualquer outra deidade que não seja Jeová. Por exemplo, a antiga nação de Israel foi orientada, no primeiro dos Dez Mandamentos dados à Moisés, a não adorar qualquer outro deus. (Êxodo 20:3) Por quê?
Primeiro, adorar um deus que nem mesmo existe é uma grande ofensa contra o Criador. A Bíblia diz que os adoradores desses deuses falsos “trocaram a verdade de Deus pela mentira, e veneraram e prestaram serviço sagrado antes à criação do que Àquele que criou”. (Romanos 1:25) Em geral, esses deuses imaginários são representados por ídolos feitos de materiais encontrados na natureza, como metal e madeira. Muitas deidades são associadas a certos elementos da natureza, tais como o trovão, os oceanos e o vento. Assim, é óbvio que a adoração desses supostos deuses é um grave ato de desrespeito ao Deus Todo-Poderoso.
Os deuses falsos e suas imagens são repugnantes ao Criador. Mas as palavras de desaprovação de Deus são direcionadas principalmente a quem os fabrica. Seus sentimentos são expressos de modo vigoroso nas seguintes palavras: “Os ídolos das nações são prata e ouro, trabalho das mãos do homem terreno. Têm boca, mas não podem falar; têm olhos, mas não podem ver; têm orelhas, mas não podem dar ouvidos a nada. Tampouco há espírito na sua boca. Iguais a eles se tornarão os que os fazem, todo aquele que neles confiar.” — Salmo 135:15-18.
Há um outro motivo para a advertência firme da Bíblia contra adorar qualquer pessoa ou coisa que não seja Jeová Deus: essa adoração seria uma enorme perda de tempo e de energia. O profeta Isaías declarou apropriadamente: “Quem é que formou um deus ou fez uma mera imagem fundida? Foi de absolutamente nenhum proveito.” (Isaías 44:10) A Bíblia também diz que “todos os deuses dos povos são deuses que nada valem”. (Salmo 96:5) Os deuses falsos não são nada e adorar o nada resulta em nada.
Jesus, os anjos e o Diabo
As Escrituras às vezes se referem a pessoas reais como deuses. No entanto, uma análise mais cuidadosa mostra claramente que o termo “deus” nesses casos não tem o objetivo de apresentar essas pessoas como deidades. Em vez disso, nos idiomas em que a Bíblia foi escrita originalmente, o termo “deus” também era usado para descrever alguém poderoso, divino ou que convivesse com o Deus Todo-Poderoso.
Por exemplo, alguns versículos bíblicos se referem a Jesus Cristo como um deus. (Isaías 9:6, 7; João 1:1, 18) Será que isso indica que Jesus deve ser adorado? O próprio Jesus disse: “É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.” (Lucas 4:8) É evidente que, embora Jesus seja poderoso e de natureza divina, a Bíblia não o retrata como um objeto de adoração.
A Bíblia também se refere aos anjos como sendo “semelhantes a Deus”. (Salmo 8:5; Hebreus 2:7) Mas em nenhum lugar das Escrituras os humanos são incentivados a adorar os anjos. De fato, em certa ocasião, o idoso apóstolo João ficou tão impressionado pela presença de um anjo que se prostrou para adorá-lo. Mas o anjo respondeu: “Toma cuidado! Não faças isso! . . . Adora a Deus.” — Revelação (Apocalipse) 19:10.
O apóstolo Paulo se referiu ao Diabo como “o deus deste sistema de coisas”. (2 Coríntios 4:4) Como “governante deste mundo”, o Diabo tem promovido a adoração de incontáveis deuses falsos. (João 12:31) Desse modo, toda a adoração dirigida a deuses criados pelo homem é, na realidade, adoração prestada a Satanás. Mas Satanás não é um deus que merece a nossa adoração. Ele nomeou a si mesmo governante, sendo um usurpador. No devido tempo, ele próprio e todas as formas de adoração falsa serão eliminados. Quando isso ocorrer, toda a humanidade — sim, toda a criação — reconhecerá para sempre a Jeová como o único Deus verdadeiro e vivente. — Jeremias 10:10.
JÁ SE PERGUNTOU?
▪ O que a Bíblia ensina sobre a adoração de ídolos? — Salmo 135:15-18.
▪ Jesus e os anjos devem ser adorados como deuses? — Lucas 4:8.
▪ Quem é o único Deus verdadeiro? — João 17:3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário